Etrich Taube 1913 - 23" - elétrico!
[quote:987437948c="-NiHoN-"]sslllllleeeeeeptttt!!!
Esse tópico tem que ver com babador.
Terça dia 14 no ibira então? Grande estréia?
Sem palavras Lucio!!!! Só PRÔ visitando esse tópico...me resta elogiar, elogiar, elogiar......e elogiar.
Elogiando mais um pouco.....
Abraços!!!![/quote:987437948c]
PÔ Nihon, não vai ficar pronto para o dia 14...snifff
Obrigado!
abs
Esse tópico tem que ver com babador.
Terça dia 14 no ibira então? Grande estréia?
Sem palavras Lucio!!!! Só PRÔ visitando esse tópico...me resta elogiar, elogiar, elogiar......e elogiar.
Elogiando mais um pouco.....
Abraços!!!![/quote:987437948c]
PÔ Nihon, não vai ficar pronto para o dia 14...snifff
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abs
- Marco Antonio
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Lucio,
Pensando em estabilidade, eu colocaria um Diedro de pelo menos 2" em cada ponta de asa e me certificaria que tivesse un certo wash out nas pontas.
Também faria aquela conta de volume de "calda" que tem num tópico do Omar lá no voo livre.
Procuraria medir a decalagem. Estou desconfiado que se a asa estiver com muita incidência, ele vai ter uma tendência a cabrar quando acelera de forma que não terá down thrust que resolva mesmo adiantando o CG.
Bão, pode ser que isso tudo seja mania de voolivrista, mas...
Pensando em estabilidade, eu colocaria um Diedro de pelo menos 2" em cada ponta de asa e me certificaria que tivesse un certo wash out nas pontas.
Também faria aquela conta de volume de "calda" que tem num tópico do Omar lá no voo livre.
Procuraria medir a decalagem. Estou desconfiado que se a asa estiver com muita incidência, ele vai ter uma tendência a cabrar quando acelera de forma que não terá down thrust que resolva mesmo adiantando o CG.
Bão, pode ser que isso tudo seja mania de voolivrista, mas...
[quote:eac1dff5b6="Alvaro Sala"]Lucio,
Pensando em estabilidade, eu colocaria um Diedro de pelo menos 2" em cada ponta de asa e me certificaria que tivesse un certo wash out nas pontas.
Também faria aquela conta de volume de "calda" que tem num tópico do Omar lá no voo livre.
Procuraria medir a decalagem. Estou desconfiado que se a asa estiver com muita incidência, ele vai ter uma tendência a cabrar quando acelera de forma que não terá down thrust que resolva mesmo adiantando o CG.
Bão, pode ser que isso tudo seja mania de voolivrista, mas...[/quote:eac1dff5b6]
Voce tem toda razao. O diedro deve estar por volta de +/-3cm em cada ponta da asa, o washout eu estou com dificuldades de fazer devido a fragilidade da estrutura da asa e como ela é feita, mas estou estudando como, acho que vou levar algumas partes dele no Ibira para coletar sugestoes pois nao tenho muita tecnica e conhecimento para isso.
Não faço nem idéia o que é volume da cauda!
Decalagem...tá demais e nao deu para diminuir muito...apos ler este post melhorei ela um pouco, mas o que dava. Eu imagino que vai ter tendencia a subir mesmo mais downtrust mais velocidade baixa acho que vai voar estabilizado e devagar...
O CG até hoje é desconhecido por mim, acho que ficou por volta de 33% da corda média, apesar que não sei se calculei certo, pois a asa é atípica.
Obrigado pelas dicas.
abs
Pensando em estabilidade, eu colocaria um Diedro de pelo menos 2" em cada ponta de asa e me certificaria que tivesse un certo wash out nas pontas.
Também faria aquela conta de volume de "calda" que tem num tópico do Omar lá no voo livre.
Procuraria medir a decalagem. Estou desconfiado que se a asa estiver com muita incidência, ele vai ter uma tendência a cabrar quando acelera de forma que não terá down thrust que resolva mesmo adiantando o CG.
Bão, pode ser que isso tudo seja mania de voolivrista, mas...[/quote:eac1dff5b6]
Voce tem toda razao. O diedro deve estar por volta de +/-3cm em cada ponta da asa, o washout eu estou com dificuldades de fazer devido a fragilidade da estrutura da asa e como ela é feita, mas estou estudando como, acho que vou levar algumas partes dele no Ibira para coletar sugestoes pois nao tenho muita tecnica e conhecimento para isso.
Não faço nem idéia o que é volume da cauda!
Decalagem...tá demais e nao deu para diminuir muito...apos ler este post melhorei ela um pouco, mas o que dava. Eu imagino que vai ter tendencia a subir mesmo mais downtrust mais velocidade baixa acho que vai voar estabilizado e devagar...
O CG até hoje é desconhecido por mim, acho que ficou por volta de 33% da corda média, apesar que não sei se calculei certo, pois a asa é atípica.
Obrigado pelas dicas.
abs
- fhkawasaki
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Lúcio, para fazer o Washout desse modelinho aconselho que seja feito no momento da entelagem.
Não sei se é o melhor conselho mas pela estrutura delicada da asa vai ser dificil fazer de outro jeito.
eu ví uma tecnica muito interessante no RCgroups de como fazer um washout:
Deixe a asa apoiada na mesa fixada à um gabarito, deixe apenas a ponta da asa para fora da mesa, coloque uma vareta com um chumbo na ponta para fazer o washout.
Não sei se é o melhor conselho mas pela estrutura delicada da asa vai ser dificil fazer de outro jeito.
eu ví uma tecnica muito interessante no RCgroups de como fazer um washout:
Deixe a asa apoiada na mesa fixada à um gabarito, deixe apenas a ponta da asa para fora da mesa, coloque uma vareta com um chumbo na ponta para fazer o washout.
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- fhkawasaki
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- fhkawasaki
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