Booster no Dx6i - aumentando o range do seu rádio.

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
FabioMussa
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Ter Out 13, 2009 6:14 pm

Booster no Dx6i - aumentando o range do seu rádio.

Mensagem por FabioMussa »

Opa galera, eu instalei um Booster no meu dx6i para voar FPV com mais segurança.

Ficou melhor do que eu esperava, agora alem de poder usar tipos diferentes de antena, estou tb usando uma lipo de 610 mah para alimentar o radio e o booster.

Seguem umas fotos da montagem pra quem quiser se aventurar tambem.

[img:94ddb09e46]http://img266.imageshack.us/img266/5274/pigtail.jpg[/img:94ddb09e46]

Usei um cabo "u.f.l -> SMA fêmea com pino macho" para substituir a antena original da Spektrum.
Para voos normais, sem FPV, utilizo uma antena de roteador de 3dbs direto no rádio.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[img:94ddb09e46]http://img199.imageshack.us/img199/2233/dentroi.jpg[/img:94ddb09e46]

Usei um sBEC que me converte os 12v da Lipo para 6v, tanto o dx6i quando o booster funcionam bem com 6v. O bec não chega nem a ficar morno.

Tambem instalei um alarm de bateria lipo no lugar onde se pluga o carregador de pilhas.

Para alimentar o Rádio, eu não quis estragar o plugzinho original e adaptei uma extensão fêmea de servo

Eu retirei o conector de metal que vai dentro da extensão fêmea e encaixou perfeitamente nos pinos do radio. Só tome cuidado pra evitar um curto e use termo retrátil até o final para cobrir toda a parte de metal.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[img:94ddb09e46]http://img833.imageshack.us/img833/623/610mah.jpg[/img:94ddb09e46]

Dentro da caixa de pilhas do dx6i agora cabem perfeitamente os 3 plugs e uma bateria Lipo 3s de 610mah.

Quando não estou voando FPV deixo o plug de alimentação do Booster junto com a lipo.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[img:94ddb09e46]http://img137.imageshack.us/img137/4674/finalwo.jpg[/img:94ddb09e46]

Como ficou o Rádio 100% terminado. Foi um Sábado inteiro até fazer tudo !!!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Deixei o radio e o booster ligados por 2 horas direto, depois quando medi a lipo estava com 11.3 volts, praticamente meia carga.

Para fazer as modificações não precisa ser nenhum expert em eletrônica, o máximo que fiz foi soldar alguns conectores de servos pra fazer as extensões e etc.

Se alguem quiser fazer, posso tirar algumas dúvidas.
Abraço.

----------------------------------------------------
[color=red:94ddb09e46]EDITADO 13/05/2011[/color:94ddb09e46]

Bom, depois de fazer varios voos com o Booster eis algumas considerações importantes....

Varias pessoas tem voado com este esquema e não tiveram problemas, algumas pessoas em fórums gringos relataram 15km com booster, mas eu e um amigo tivemos varios sustos em distancias variadas e perto.

Algumas vezes nossos aviões ficaram incontroláveis e se não fosse o piloto automático não teriam voltado.

Um dos supostos problemas é que o Dx6i envia 100mW de potência para o booster e o mesmo indica que a entrada ideal é de 30 a 40mW, isso pode estar saturando o booster e isso acarreta nas perdas de comando...

Uma alternativa seria usar um atenuador na saída do radio, mas como esse item não é achado tão facilmente no Brasil, acredito ser melhor e mais pratico adquirir um módulo UHF de longa distância para quem quiser praticar FPV com bastante segurança.
"Casa de aeromodelista, espeto é de balsa!"
Avatar do usuário
patrickmaxxcc
membro
Mensagens: 789
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por patrickmaxxcc »

Ótimo tópico Fabio!
Já testou?

Abs :wink:
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

muito legal.
mas me explica uma coisa...

me parece que as baterias originais do Dx6i são de 1500mAh.
por que trocou por uma com menos da metade da capacidade?
FabioMussa
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Ter Out 13, 2009 6:14 pm

Mensagem por FabioMussa »

Oi Patrick, testei em casa com o avião atras de 4 paredes e uma porta fechada :) Sem erro, o aero respondeu normalmente.

Ainda vou fazer o teste em campo assim que todo meu equipamento de FPV esteja pronto.

Ja vi relatos de gente indo a 4 km com esse setup (Booster de 1W)

-------------------------------------------------------------------------------------

Oi Kazan, então, foi a única bateria que eu tinha que cabia dentro do compartimento de pilhas do Dx6i, eu tb estava preocupado achando que ela não daria conta do recado, mas parece que aguenta o radio e o booster por umas 3 horas.

Com duas horas de uso só gastou meia carga, acredito ser pelo fato de só estar usando 6v dos 12v.

Assim fica tudo dentro do radio sem nenhuma parafernalha pra fora, tirando o booster :)
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

então, deixa só eu te corrigir em uma coisa...
em termos leigos: a energia referente aos 6V não utilizados não é economizada, é simplesmente jogada fora.

voltando ao assunto.
só por curiosidade... porque não manteve as 4 baterias originais? eu não estou entendendo o motivo da substituição.
o booster precisa dos 6V exatos?
FabioMussa
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Ter Out 13, 2009 6:14 pm

Mensagem por FabioMussa »

as pilhas recarregáveis tem 1.2 v , no dx6i vão 4 pilhas ou seja 4,8v.
Sempre que recarrego as pilhas e coloco no radio, ele me informa 5.5v

A fonte do booster pra ligar na tomada fornece 6v e 2000 mah, não sei se as pilhas iam aguentar o radio mais o booster, fora que com elas no slot não iam caber os cabos.

No final das contas achei que acabou sendo uma boa opção a lipo, 3 horas de radio + booster ligados é mais que suficiente pra voar.

Posso tentar usar uma Lipo de 2s com mais miliamperes, ja que ela vai dar uns 8v. Só preciso achar uma que caiba dentro do slot das pilhas :)
Avatar do usuário
AgPilot
membro
Mensagens: 1646
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 6:09 pm
Localização: Sapezal - MT

Mensagem por AgPilot »

Cara, estou fazendo isso no meu Futaba 7C, estou esperando chegar os cabos e o amplificador.

O amplificador que comprei é igual ao seu, só que da marca Krazer, e segundo informações a alimentação dele é de 9 a 12 volts, ai não sei se uso uma lipo 3S logo, ou faço de outra forma.

O engraçado que que eles são todos iguais por fora, mas a alimentação difere de um para outro!


* Esse conector u.F.L. é só puxar que ele sai ou tem algum macete pra tirar?
FabioMussa
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Ter Out 13, 2009 6:14 pm

Mensagem por FabioMussa »

o u.f.l é de encaixe, só puxar com cuidado que ele sai.
Pra encaixar é a mesma coisa, coloque com cuidado e va apertando aos poucos até sentir que ele ta firme.

É bem frágil mesmo, chega a dar um medo de mexer ali :)
"Casa de aeromodelista, espeto é de balsa!"
Avatar do usuário
kamikaze4206
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 7:38 pm
Localização: São Gonçalo, RJ

Mensagem por kamikaze4206 »

Olá amigo,
Poderia informar o setup completo doteu link fpv? Tenho um Hitec optic 6. Será que o modelo de amplificador que está usando cabe no meu rádio? Tenho um link da hobby wireless de 1.2 ghz e 1W, que segundo a hobbywireless, esse kit com as pequenas antenas chega a 3,5 KM, porém o alcance do rádio é de 1,5, por isso já penso em aumentar o alcance do meu rádio.
Um grande abraço e bons vôos.
FabioMussa
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Ter Out 13, 2009 6:14 pm

Mensagem por FabioMussa »

Oi Kamikaze, eu estou usando um Lawmate 1.2 mhz de 1 watt, comprei na NG Hobbies.

Dê preferência aos canais do transmissor cuja as harmonicas não invadam o range do 2.4 ghz.

No caso do meu lawmate eu estou usando o canal 5 que transmite na frequencia 1010 mhz. Assim a primeira harmônica pegaria o 2020 mhz, ainda longe dos 2.4.

Também estou usando uma antena feita especificamente para essa frequência, e não as genéricas que abrangem o spectro do 1.2 mhz.

Usar uma antena específica é mais eficaz, esquenta menos o transmissor e consome menos, fora que acabou ficando bem mais leve :)

[img:f125eddd71]http://img704.imageshack.us/img704/1276/antenas12.jpg[/img:f125eddd71]

No caso do seu rádio eu não conheço, você teria que ver qual conector é usado pra dar saída pra antena. Se for o conector u.fl (micro F.L) é facil achar um cabo pigtail e fazer todo o resto.

Abração :)
"Casa de aeromodelista, espeto é de balsa!"
Responder