Piloto Automático - Desafio

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Marco, o Mastereu disse que GPRS não tem banda suficiente para FPV (transmitir video) e não tem mesmo.

NX9010, a transmissão de TV digital usa a mesma largura de banda (6MHz) da TV analógica, mas como codifica um sinal digital em modulação por quadratura ali dentro consegue uma taxa de transmissão de 19,39Mbps, que é o suficiente para transmitir um sinal 1080i.

Portanto o link de RF pode ser exatamente o mesmo, só que precisa de um codificador e modulador na entrada, e demodulador e decodificador na saída.

Infelizmente não conheço nenhum equipamento que faça isto na transmissão... na recepção qualquer receptor USB de 100 reais faz, mas só para UHF...
Avatar do usuário
mastereu
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 2:00 am
Localização: Campinas - SP

Mensagem por mastereu »

Bom, o Alex já explicou-se por mim,

Mas eu acredito que o maior problema não é a banda, mas o atraso do envio... É dificil voar com imagens 500ms atrasadas, ou pior..

Fazer o controle do voo depender da transmissao dos dados é arriscado, mas a transmissao da telemetria (do mesmo modo que os equipamentos do Marco) que não é tao vital para o voo, nao tem problema.

Mas não faz sentido usar gprs se vc vai ficar na area de alcance do seu controle.

A minha proposta era poder peder o UAV de vista, que ainda haveria comunicacao atraves da rede celular, quem sabe até tirar pequenas fotos e envia-las (boa idéia Marco!), assim voce não precisa de trasmissores ponto a ponto muito potentes (quem sabe até fora da lei).

esses modems para internet 3G tem banda maior, mas é possivel transmitir dados entre modems? ou essa banda só é possivel pois a conexão é com a internet?!

(o acesso a internet ja estaria disponivel em cada estaçao-base (antenas), nao haveria transmissoes entre estacoes para permitir uma chamada de tamanha banda)

nao conheco muito sobre rede de telefonia celular, mas jah vi que aki tem bastante gente por dentro do assunto, que poderiam esclarecer tais duvidas
Avatar do usuário
Petry
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Mar 10, 2010 12:04 am

Mensagem por Petry »

A princípio vo testar só no acelerometro (alguns falam gyro) mas vo deixar preparado pra plugar a plaquinha com os piro.

Abraços
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:0f5f203b6d="Petry"]A princípio vo testar só no acelerometro (alguns falam gyro) mas vo deixar preparado pra plugar a plaquinha com os piro.

Abraços[/quote:0f5f203b6d]

Gyro é uma coisa, acelerometro é outra. Gyro trabalha com o principio de conservaçao do momento angular, o acelerometro apenas mede a intencidade da força em um determinado (ou determinados) eixos.

suas aplicaçoes sao distintas e podem ser combinadas para fechar uma malha de controle, mas um nao substitui o outro.
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:a4112bc651="mastereu"]Bom, o Alex já explicou-se por mim,

Mas eu acredito que o maior problema não é a banda, mas o atraso do envio... É dificil voar com imagens 500ms atrasadas, ou pior..

Fazer o controle do voo depender da transmissao dos dados é arriscado, mas a transmissao da telemetria (do mesmo modo que os equipamentos do Marco) que não é tao vital para o voo, nao tem problema.

Mas não faz sentido usar gprs se vc vai ficar na area de alcance do seu controle.

A minha proposta era poder peder o UAV de vista, que ainda haveria comunicacao atraves da rede celular, quem sabe até tirar pequenas fotos e envia-las (boa idéia Marco!), assim voce não precisa de trasmissores ponto a ponto muito potentes (quem sabe até fora da lei).

esses modems para internet 3G tem banda maior, mas é possivel transmitir dados entre modems? ou essa banda só é possivel pois a conexão é com a internet?!

(o acesso a internet ja estaria disponivel em cada estaçao-base (antenas), nao haveria transmissoes entre estacoes para permitir uma chamada de tamanha banda)

nao conheco muito sobre rede de telefonia celular, mas jah vi que aki tem bastante gente por dentro do assunto, que poderiam esclarecer tais duvidas[/quote:a4112bc651]

com linux e 2 modems gprs dá pra fechar um canal serial entre uma base movel e um notebook, por exemplo, sem precisar de plano de internet, e sem ter todo o atraso da rede internet (roteamento, traffic shaping, timeouts, operadoras, etc etc...)

eu costumo usar o modulo gprs sim300d que tem até stack tcp/ip (se quiser usar) e dá pra trafegar dados e voz (alem de modem ele funciona como telefone, se quiser)
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
mastereu
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 2:00 am
Localização: Campinas - SP

Mensagem por mastereu »

que legal, mais alguem com experiencia no assunto!!!

soh nao entendi uma coisa Novelli: a conexâo que vc cita, vc faz ponto a ponto entre os modems (nunca tinha ouvido falar dessa possibilidade), ou vc usa a rede de telefonia??afinal, tem que se pagar para utilizar o trafego de dados da operadora

pq a internet realmente tem atrasos, mas a rede celular por sí só tbm tem um pequeno delay na transmissao/recepção.

Eu encontrei este modem para comprar na internet (R$150 se n me engano), mas achei meio dificil a aplicação pois eh preciso criar outra PCB para abrigar o SIMlock e fazer a conexão dos terminais do modem (eh SMD, eu acho)

tem um cara no mercado livre vendendo os modems jah prontos, até com antena. São usados, mas ao menos eh Plug´n Play
marcelofc
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Fev 09, 2010 10:53 am
Localização: Fortaleza, CE

Mensagem por marcelofc »

Desculpe-me nao ter podido responder logo. Mas demora sim em torno de um mes. Comprei na Sparkfun. e semana passada pedi o sensor XY com pirömetros da FMA Direct, que deve demorar uns 30 dias para chegar tambem.

[quote:ad9eeb517d="mastereu"]Comprou!? to querendo comprar tbm!

qnto tempo demorou pra chegar?!
comprou onde?!

eu to preocupado em me dedicar a essa placa e ela nao chegar a tempo pra eu fazer o projeto. afinal, facil facil importacoes demoram 30, 45, 60 dias...[/quote:ad9eeb517d]
Avatar do usuário
andreluiz1974
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 12:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por andreluiz1974 »

O conjunto controlador mais pirometros seria como o da imagem ?
Anexos
flight-inset-afs-2.jpg
flight-inset-afs-2.jpg (6.3 KiB) Exibido 10419 vezes
othernick
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

piloto automatico só para pouso?

Mensagem por othernick »

Turma, pretendo fazer um "piloto automatico" só para pouso, para minimizar as chances de erros.
Por isso, estou coletando as sugestões e passo-a-passo do pouso pelos usuarios. Irei programar um microcontrolador para ajudar no pouso.
Algo tipo: velocidade de aproximação, altura do chão, quanto de profundor, leme e aileron, etc.
Alguma sugestão?
fzanoto
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Ago 10, 2012 10:55 pm
Localização: ribeirao preto, sp
Contato:

Mensagem por fzanoto »

Pessoar,
estou a muitos meses tentando fazer e desenvolver esse sistema praticamente sozinho, vejam:
www.optotech.net.br/fzanoto/uav.htm
porém sem sucesso,
dae eu comprei no Ebay a placa: ardupilot que custa somente 32 dolares, porém não to conseguindo fazer ela funcionar e conectar no pc com o software mission plane, via cabo USB- FTDI.
segue meu email pra contato caso alguém queira trocar algumas idéias sobre esse assunto: fzanoto@yahoo.com
segue o problema:
[img:c693698b2c]http://optotech.net.br/fzanoto/ardupilot_error_01.jpg[/img:c693698b2c]
[img:c693698b2c]http://optotech.net.br/fzanoto/ardupilot_error_02.jpg[/img:c693698b2c]
Responder