Futabajara T4YF com "15" canais

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Muito bom mesmo.
E o receptor?
Qual foi usado para esses comandos todos?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Olá Laercio,

Um receptor de 5 canais já basta, mas eu uso um Berg 7. Todos esses canais extras são do tipo on/off, e é utilizado apenas o 5º canal do tx e do rx para multiplexar todos eles.

[]'s
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Ainda não entendi como ligar 10 servos no canal 5 e controlar cada um deles de forma independente, já que você aumentou os canais do rádio em 11.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:0f80622f40="LaercioLMB"]Ainda não entendi como ligar 10 servos no canal 5 e controlar cada um deles de forma independente, já que você aumentou os canais do rádio em 11.[/quote:0f80622f40]

O pulso de saída vai multiplexado e digital, em vez de acionar servos cada nível aciona uma saída específica. Tipo um multi-switch. Desta forma além do uso normal de focar a câmera e disparar foto ele consegue usar zoom, acionar menus, ligar, desligar, fazer o que quiser.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:8a5531f255="alexcmag"][quote:8a5531f255="LaercioLMB"]Ainda não entendi como ligar 10 servos no canal 5 e controlar cada um deles de forma independente, já que você aumentou os canais do rádio em 11.[/quote:8a5531f255]

O pulso de saída vai multiplexado e digital, em vez de acionar servos cada nível aciona uma saída específica. Tipo um multi-switch. Desta forma além do uso normal de focar a câmera e disparar foto ele consegue usar zoom, acionar menus, ligar, desligar, fazer o que quiser.[/quote:8a5531f255]
Como se um servo girasse uma chave seletora.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:c1cc81e73a="LaercioLMB"]Ainda não entendi como ligar 10 servos no canal 5 e controlar cada um deles de forma independente, já que você aumentou os canais do rádio em 11.[/quote:c1cc81e73a]

Laercio, na página 2, resposta 9 tem uma resposta que pode ajudar a entender.

É claro que existe um circuito (postado na mensagem inaugural deste tópico) com um microcontrolador PIC16F628 instalado entre o 5º canal do receptor e os servos. Mas o controle desses servos não é do tipo proporcional (do tipo dos 4 primeiros canais do tx), mas sim tipo on/of ou em posições pré-definidas, como em flaps e trem de pouso por exemplo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:1581400483="Antonio Garcia"][quote:1581400483="LaercioLMB"]Ainda não entendi como ligar 10 servos no canal 5 e controlar cada um deles de forma independente, já que você aumentou os canais do rádio em 11.[/quote:1581400483]

Laercio, na página 2, resposta 9 tem uma resposta que pode ajudar a entender.

É claro que existe um circuito (postado na mensagem inaugural deste tópico) com um microcontrolador PIC16F628 instalado entre o 5º canal do receptor e os servos. Mas o controle desses servos não é do tipo proporcional (do tipo dos 4 primeiros canais do tx), mas sim tipo on/of ou em posições pré-definidas, como em flaps e trem de pouso por exemplo.[/quote:1581400483]

O circuito eu entendi, o que eu não entendi ou não vi, o que é mais provável, é como o receptor distribui esse sinal em mais servos independentemente a não ser que conectado ao canal 5 do receptor, tenha um dispositivo na qual são ligados esses servos.
Se for isso, está resolvida a charada, mas em lugar algum eu li de você estar usando algum dispositivo ligado no canal 5 do receptor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Sim, o dispositivo ligado no canal 5 do rx é o circuito projetado por mim, cujo esquema está na primeira mensagem deste tópico. Quem distribui os sinais para os servos adicionais não é o receptor diretamente, mas sim o meu circuito, que tem uma entrada, ligada ao canal 5 do rx, e várias saídas, ligadas a servos ou interruptores digitais.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d2e5615d95="Antonio Garcia"]Sim, o dispositivo ligado no canal 5 do rx é o circuito projetado por mim, cujo esquema está na primeira mensagem deste tópico. Quem distribui os sinais para os servos adicionais não é o receptor diretamente, mas sim o meu circuito, que tem uma entrada, ligada ao canal 5 do rx, e várias saídas, ligadas a servos ou interruptores digitais.[/quote:d2e5615d95]

Beleza, essa parte de alguma maneira é que eu não vi e por isso não entendi.
foi por essa razão que perguntei qual o receptor que você havia usado para ter tanto canal.
Obrigado pela atenção.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Aileron
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 5:08 pm
Localização: Barra Bonita

Mensagem por Aileron »

Fantástico!!!
Responder