Corte á laser (poor man) o " coiso" voou

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Madrian
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Ter Set 01, 2009 1:50 pm

Mensagem por Madrian »

mas uma foto:
Anexos
100_0025.jpg
100_0025.jpg (37.67 KiB) Exibido 13279 vezes
Se não vai ajudar, melhor não escrever nada.
Avatar do usuário
Madrian
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Ter Set 01, 2009 1:50 pm

Mensagem por Madrian »

[quote:9556fbb4ec="Arthur94"][quote:9556fbb4ec="Madrian"]VDC é a sigla em inglês de Voltage direct current ou tensão de corrente contínua.
O fio de aço pode funcionar sim, é só testar
Ligue o fio na fonte de computador (12VDC) e vá ajustando o comprimento até ficar laranja, daí depois de determinado o comprimento do fio você desenha o suporte pra ele, pode ser de Placa ou outro material, se for material condutor isole o fio do suporte com algum material isolante que resista à temperatura, é bom por um interruptor próximo da mão pois as vezes é necessário desligar rápido.
Um arco de serra pode ser usado pra fazer o suporte.
Se tiver alguma dúvida leia o post inteiro (sem preguiça) tá tudo explicado aqui.
Boa sorte!![/quote:9556fbb4ec]

Entendi, muito obrigado Madrian. vou fazer ele quinta feira.

slembrando aqui, eu prendo o fio de aço inox em algum lugar, e coloco o fio da fonte na ponta que esteja amarrada, ai eu pego o outro fio da fonte e vou aproximando um do outro, tipo arrastando no fio de aço inox, até ficar laranjado né?

O objetivo do fio é apenas ficar alaranjado?[/quote:9556fbb4ec]



É isso mesmo até alaranjar, pois esta cor indica a temperatura ideal para o corte de madeira.
Se não vai ajudar, melhor não escrever nada.
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

Ok, valeu Madrian.
Avatar do usuário
Rafael Assis
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:50 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Rafael Assis »

Madrian,

chegou a testar o método de corte com a madeira balsa? (imagino que funcione bem ou ainda melhor, já que por suas próprias informações a densidade dela é menor).



PS: uma dúvida, talvez não muito relacionado ao tópico.
não seria melhor fazer um chapeamento do bordo de ataque da asa, pra definir melhor o perfil. na entelagem essa parte fica um pouco parabólica. não existe problemas com isso?
Avatar do usuário
Madrian
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Ter Set 01, 2009 1:50 pm

Mensagem por Madrian »

Testei com balsa e corta muito bem.
A asa que eu fiz foi pra outro aero que ainda não terminei, só postei pra ilustrar o método, no "coiso" usei perfil MH com chapeamento no bordo de ataque.
A outra asa entelada com celofane é um Clark Y esse perfil trabalha com fluxo turbuleto e não é afetado pela deformação no bordo de ataque. já o MH é fluxo laminar daí a asa tem que ser lisa mesmo.
Abraços
Se não vai ajudar, melhor não escrever nada.
Avatar do usuário
Arthur94
membro
Mensagens: 312
Registrado em: Seg Ago 17, 2009 7:36 pm
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por Arthur94 »

Iae galera, vi o tópico, e depois de gostar muito do cortador, resolvi testar.Funcionou mesmo, use uma fonte de computador, fornecendo 5 volts, e fio de aço inox.
As fotos estão tiradas e tem um videozinho pra galera, devo postar na semana.O que não gostei muito, é que como o fio fica muuuuuito quente, ele dilata demais, e quando passa na madeira, ele acaba dilatando mais ainda e quando esfria não volta á " esticação " original, mas tá beleza, o cortador tá aprovado, é ótimo.
Sam.Q
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Nov 27, 2010 1:19 pm
Localização: Floripa - SC

Re: Corte á laser (poor man) o " coiso" voou

Mensagem por Sam.Q »

Olá, gostaria de dar a minha contribuição. Não sou aeromodelista, ainda não.. por falta de dindin, hehe, mas gosto bastante e pretendo fazer meu proprio aero em breve.

contribuindo com o cortador, talves um fio de CONSTANTAN possa ser usado com eficiencia. É o fio usado em RESISTORES DE FIO (aqueles resistores grandes e verdes) e em POTENCIOMENTROS DE FIO. Ele tem muita ressistencia ao aquecimento, só não tenho serteza da resistencia a tração.

http://portuguese.alibaba.com/search/constantan-wire-1.html

Por enquanto é isso.javascript:emoticon(':D')



[quote:20473b797f="Madrian"](caso os moderadores considerem esse tópico como postado no índice errado, é só mover, postei aqui pois retrata a construção do modelo, mas envolve um processo diferente, obrigado)

Pessoal,
Depois de cansar de afiar lâminas, quebrar cantinhos de peças delicadas quando toca o telefone, ou quando a dona da pensão chama pra jantar, decidi fazer meu corte a laser (de pobre).para garantir a repetibilidade das peças cortadas em madeira (ou qualquer outro material que "queime').

Estou construindo um aero "noname", e decidi fazer em madeira, (não usarei balsa, estou usando caixeta, é barata resistente e você pode diminuir as espessuras e obter resultados excelentes em peso e resistência.

Vou postar o processo aqui, a intenção não é criar um tutorial, mas para diminuir a frequência das mesmas perguntas, vou detalhar o processo.

As fotos assim como o processo são de "pobre mesmo".

Vou fazer a asa primeiro porque considero o ponto mais crítico que envolve "corte", assim que for montando vou postando as fotos, o objetivo é fazer um aero leve e barato cansei de cortar asas de isopor e deprom, a madeira caixeta á o material mais barato que já vi, fiz uns testes de resistencia e é superior á balsa, é mais densa mas permite diminuir as espessuras ou criar áreas vazadas para diminuir peso (pesa em média o dobro da balsa mas tem uma resistencia á tração e compressão 3 vezes maior)

O proximo tópico vou explicar o processo de entelegem mais leve que já fiz é o MONOCOTE DE POBRE. té mais[/quote:20473b797f] :D :D :D
Aileron
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 5:08 pm
Localização: Barra Bonita

Mensagem por Aileron »

[quote:f44fbaa477="Madrian"]Pronto!! aí esta o resultado final de meia asa agora é só fazer o outro lado, detalhe peso final de um lado 37g[/quote:f44fbaa477]


Muito boa a entelagem...
Fabricio Juca
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Qui Out 20, 2011 3:45 am
Localização: Rio Branco, Acre

Mensagem por Fabricio Juca »

Um companheiro que consegue fazer um trem desses consegue qualquer coisa!!! Parabéns. Quando eu crescer quero ter essa habilidade!!!!
Responder