duvidas de iniciante - ex projeto octo atual quad para TCC

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

[quote:8dd85b298f="jjean"]deixa eu ver se entendi.

você considera preso do octo 10Kg + 5 Kg de payload = 15kg? ou esse 15kg é o peso somente do octo?
caso os 15kg seja octo + payload, quando você considera 4kg para cada motor, estas considerando ele com 4 motores, certo? neste caso o modelo teria menos peso por estar com 4 motores a menos, sem 4 astes e as restantes podem ser menores, não consideraria também os 5kg de payload já que seria apenas para testes iniciais.

não sei se viajei aqui, ou estou certo?

vou ler o tópico que me passou.

obrigado[/quote:8dd85b298f]

jjean, o motor que mencionei foi para o octo, pois eh dele que voce tem partir pois sera para o uso final correto(octo)? Porem veja o problema se voce pretender usar esse mesmo motor para quad, teu setup ficara superdimensionado e voce nao tera controle do quad.
a nao ser que voce monte um quad com 8 kilos com tudo incluso..
uʍop ǝpısdn
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

[quote:2f7dcd50b4="Moust"]Jjean, para o que quer: kv baixo

Esc eh calibrado uma vez só

Ja ha alguns multirotores com pitch variavel mas são caseiros e mais complexos, ainda não foram bem testados

Veja meu canal no YouTube, fiz um motor com pitch variavel que pode ser usado em um multirotor:

http://www.youtube.com/user/tecdux

Também concordo com o pessoal: começa com quad e dps parte p octo. Faz um quad caseiro e dps compra o frame p octo ;)[/quote:2f7dcd50b4]

obrigado
Eu já havia visto seu vídeo. a ideia de partir de um projeto do octo é para realizar a compra dos componentes apenas uma vez ( motor, esc, etc) a placa do circuito e a programação pretendo fazer, então uma programação para um quad ou octo será praticamente igual. e posso usar a mesma placa apenas desativando 4 saídas.

grato
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

[quote:520f11bbaa="William Okamura"][quote:520f11bbaa="jjean"]deixa eu ver se entendi.

você considera preso do octo 10Kg + 5 Kg de payload = 15kg? ou esse 15kg é o peso somente do octo?
caso os 15kg seja octo + payload, quando você considera 4kg para cada motor, estas considerando ele com 4 motores, certo? neste caso o modelo teria menos peso por estar com 4 motores a menos, sem 4 astes e as restantes podem ser menores, não consideraria também os 5kg de payload já que seria apenas para testes iniciais.

não sei se viajei aqui, ou estou certo?

vou ler o tópico que me passou.

obrigado[/quote:520f11bbaa]

jjean, o motor que mencionei foi para o octo, pois eh dele que voce tem partir pois sera para o uso final correto(octo)? Porem veja o problema se voce pretender usar esse mesmo motor para quad, teu setup ficara superdimensionado e voce nao tera controle do quad.
a nao ser que voce monte um quad com 8 kilos com tudo incluso..[/quote:520f11bbaa]

se o problema for aumentar o peso é fácil resolver. tem possibilidade de usar este mesmo motor em uma rotação bem baixa ou com hélices menores para o quad? ou mesmo assim ele ficara instável?

grato
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

monte um quad simples para aprender a voar antes, esse aprendizado voce precisara para pilotar e testar o octo.
pelo que entendi voce ira montar a controladora, entao presumo que ira necessitar fazer testes de voo. testes de voo em um quad com 8 kilos ? melhor nao.
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

obrigado vou pensar sobre isso.

e sobre usar o mesmo motor com hélice menor oque você acha?
waltaopqd1
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Fev 25, 2011 9:22 pm
Localização: Boituva SP

Mensagem por waltaopqd1 »

''não tenho experiencia com nenhum tipo de modelismo.''

Amigo é impossivel voce iniciar no aeromodelismo desta maneira, além de perigoso vai ter muitos aborrecimentos e frustrações, voce tem que começar pelo começo, não tem como ser diferente. Seu conhecimento em eletronica pode ajudar sim , mas não como está imaginando, as coisas não são faceis assim, faça uma visita a uma pista de aeromodelismo e comece vendo a coisa na prática antes de comprar qualquer coisa, abraço.
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

qual seria um payload ideal para conseguir uma margem de trabalho e que mantenha o projeto num custo razoável. (não exigindo que seja um octocptero).

posso usar essas informações diretamente para escolha do motor ou possui outras variáveis?

13x4E - 11.1v - 194W - 17.4A - 1.04kg thrust

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__25081__NTM_Prop_Drive_Series_28_30S_900kv_270w_short_shaft_version_.html

grato
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

[quote:bef168095c="waltaopqd1"]''não tenho experiencia com nenhum tipo de modelismo.''

Amigo é impossivel voce iniciar no aeromodelismo desta maneira, além de perigoso vai ter muitos aborrecimentos e frustrações, voce tem que começar pelo começo, não tem como ser diferente. Seu conhecimento em eletronica pode ajudar sim , mas não como está imaginando, as coisas não são faceis assim, faça uma visita a uma pista de aeromodelismo e comece vendo a coisa na prática antes de comprar qualquer coisa, abraço.[/quote:bef168095c]

obrigado waltaopqd1

já vi algum voos com tricóptero,mas infelizmente não tive a oportunidade de conversar com nenhum piloto de multimotor, sei que não vai ser fácil aprender sem nenhuma base anterior.

grato
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 3989
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

jjean,

pesquise um pouco mais sobre motores helices e baterias. aqui ha muita info.

monte um com pecas comerciais primeiro e com uma controladora com auto level como a kk2. se quiser um controladora plug and play que te ajudara muito no aprendizado pegue uma naza.
depois voce tira a conclusao se eh interessante desenvolver a eletronica

abracos
jjean
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Sáb Abr 27, 2013 12:22 am
Localização: floripa,sc

Mensagem por jjean »

obrigado.
já estou cogitando esta possibilidade.
Responder