Cessna 182 não decola! Ajuda!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
g.goldoni
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mar 17, 2011 11:57 am
Localização: Campinas/SP

Cessna 182 não decola! Ajuda!

Mensagem por g.goldoni »

Bom dia Senhores!

Preciso da ajuda de vocês.

Sou iniciante, comprei um Cesna 182.

Esse domingo fui testa o aeromodelo, estava com pouco vento.

Mesmo na potencia máxima ele não saiu um centímetro do chão.

O que será que pode ser?

Regulagem?

Muito obrigado.
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

difícil de avaliar... é gloW? elétrico? verificou a incidência de asa? o motor é inadequado (muito fraco)? faltou comando no profundor? difícil... pode ser um zilhão de coisas... sem uma imagem não dá nem pra começar a imaginar....
Avatar do usuário
Carlos E. Koch
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 11:35 pm
Localização: Curitiba-PR

Re: Cessna 182 não decola! Ajuda!

Mensagem por Carlos E. Koch »

[quote:c628627d6a="g.goldoni"]Bom dia Senhores!

Preciso da ajuda de vocês.

Sou iniciante, comprei um Cesna 182.

Esse domingo fui testa o aeromodelo, estava com pouco vento.

Mesmo na potencia máxima ele não saiu um centímetro do chão.

O que será que pode ser?

Regulagem?

Muito obrigado.[/quote:c628627d6a]

Tem como passar informações sobre o modelo? motor, tamanho do modelo, tipo de bateria, etc.
Obrigado
Carlos Eduardo.
Garauco Exportação e Importação LTDA.
www.walkera.com.br
piloto311
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qua Mar 09, 2011 8:24 pm
Localização: santa catarina navega-beach 38 anos

Mensagem por piloto311 »

suponho que seja umj cessna da arttech com motor escovado,se for esse,e assim mesmo,eu tinha um,ele so decolava se tivesse um puco de vento ,se for esse mesmo tens que trocar o motor por um brusheless,bateria lipo,esc de uns 25 amp,ai fica bom,mas o voo dele e meio arisco,nao e recomendado pra inicante,lembrando que estou apenas supondo.
g.goldoni
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Mar 17, 2011 11:57 am
Localização: Campinas/SP

Mensagem por g.goldoni »

[quote:f1c28441b6="piloto311"]suponho que seja umj cessna da arttech com motor escovado,se for esse,e assim mesmo,eu tinha um,ele so decolava se tivesse um puco de vento ,se for esse mesmo tens que trocar o motor por um brusheless,bateria lipo,esc de uns 25 amp,ai fica bom,mas o voo dele e meio arisco,nao e recomendado pra inicante,lembrando que estou apenas supondo.[/quote:f1c28441b6]

Piloto311,

É exatamente esse modelo de aeromodelo.

Já ouvi falar que a eletronica dele é um lixo.

Vou tentar mais uma vez, se eu não conseguir vou substituir toda eletronica.

Valeu....
Avatar do usuário
Carlos E. Koch
membro
Mensagens: 286
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 11:35 pm
Localização: Curitiba-PR

Mensagem por Carlos E. Koch »

Somo representantes da Art-Tech no Brasil, li bastante a respeito sobre esse modelo aqui no forum e discordo com todos, pois o modelo voa tranquilo.
Veja como está seu trem de pouso pois alguns modelos as polainas prendem um pouco as rodas dificultando a decolagem. O motor é um pouco fraco comparado com o motor brushless, mas você consegue iniciar sim com esse modelo diferente do a maioria fala. faça um video da decolagem para darmos uma olhada.

Abraço
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Carlos, entendo a sua posição de defender esse modelo pois é uma questão comercial, mas é uma voz solitária, não há como defender essa configuração para um iniciante, pode ser que alguém conheça um principiante que tenha conseguido voar sozinho o Cesnna 182 com motor escovado e bateria NiCad sem lenhar o modelo, mas eu não conheço nenhum, os que ainda voam estão completamente remendados e/ou remotorizados.
Não é dizer que o modelo em si não presta, no seu tempo foi um projeto premiado e etc., mas ficou parado no tempo, e mais, é sim difícil pilotá-lo sem experiência.
Pontos positivos: é um bonito modelo, é relativamente resistente e tem bons comandos para quem tem prática. Fica muito bom com um motor e-max 2822, hélice GWS 9X5 HD e bateria de 1500mAh e até faz algumas manobras bonitas.
Pontos negativos: o motor escovado tem baixo rendimento e é pesado, a bateria NiCad é pesada, demora para carregar, tem efeito memória e a carga dura pouco, os comandos são ariscos para um iniciante.
Mesmo o modelo que vem com o rádio 2.4Ghz e motor brushless ainda peca pelo uso da bateria de NiCad, e ainda que voe melhor, continua não sendo indicado para iniciantes.
A indicação para esses modelos deveria ser para pilotos intermediários.
Essa opinião não é somente minha, é quase consenso entre todos os proprietários.

A ArtTech tem modelos mais adequados para iniciantes, deveriam divulgar mais esses modelos, agora, como representante você deveria sugerir ao fabricante que abandone o seu estoque de motores brushed e bateria NiCad e se atualize, sem dúvida venderiam bem mais.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

g.goldoni, leia a minha experiência aqui:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=411277&highlight=#411277
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Concordo com o Gilberto em tudo que ele falou, é um aeromodelo bonito sim, mas recomendado somente aos intermediários, que já treinaram bastante em seus aeromodelos treinadores e estão partindo para um modelo mais selvagem para ser domado.
A maioria dos Cessnas 182 não servem para iniciantes, pois por ter asa reta, sem nenhum diedro, o que dificulta o equilíbrio dele, tendo que ser feito pelo piloto, ter pouca área de asa para as dimensões dele, o que o torna um pouco mais veloz do que a maioria dos asa alta.
São sim os modelos mais cobiçados pelos iniciantes, mas nada recomendado a eles.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
vvelho
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Dom Set 19, 2010 11:40 pm
Localização: Tupã-SP

Mensagem por vvelho »

O Gilberto falou tudo.
Quando iniciei no hobby caí na bobeira de comprar o mesmo modelo que você(Cessna 182 art tech,motor escovado).
Resultado:Não consegui tira-lo do chão!
Com medo de quebra-lo,resolvi montar outro modelo,copia do cessna 182, com mesmo motor esc bateria e servos,porém, o aero não decolava nem a pal, e eu como era iniciante achava que era culpa da construção.Enfim,foram inúmeras construções,até que em um lindo dia de vento,muito vento, consegui tirar a cópia do cessna 182 criada por mim do chão,e mesmo assim ele voava baixo.No outro dia fui tentar voar com ele de novo,porém, esse dia estava sem vento,resultado:Não saiu do chão!
Foi ai que caiu minha ficha:"É essa tranqueira de eletrônica".Comprei um motor brushless emax 2822,esc 30a,bateria lipo.Mas como ainda tinha medo de quebrar o modelo da art tech(ele no aspecto estética é lindo!) montei outros modelos iguais para praticar.Depois de um tempo,coloquei a eletrônica nova no cessna 182 da art tech e voei perfeitamente,até hoje tenho ele,mas como disseram acima,não é recomendado para iniciantes.A primeira vez que peguei ele pra pilotar,fiquei um pouco assustado,é muito rápido e arisco,então fica a dica:Compra uma nova eletrônica,monte um aero ou compre um kit(no compra e vendas tem alguns,dizem que do mauri é muito bom) e monte com sua eletrônica.
Abraços!
Lembrando: Não estou falando por falar, fui um comprador desse modelo.Hoje me arrependo pois com o dinheiro que paguei nele poderia ter comprado 2 aeros na Hk e sobraria dinheiro pra comprar o rádio e a bateria.
É "NóiS" que Vôa Bruxão! HAHAHA'
Responder