Modificação de lente para Gopro. DIY

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
marco tulio LM
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qua Set 10, 2008 11:08 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Modificação de lente para Gopro. DIY

Mensagem por marco tulio LM »

Custa 50 dólares no site da Sunex nos EUA. http://www.optics-online.com/OOL/DSL/DSL355.PDF

Meio caro mas acho que vale a pena ainda mais que não é uma modificação permanente. :wink:

[yt]Fl49NTv7HjY[/yt]
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Puxa, como o Sancler é fluente em inglês !! rsss.
Brincadeiras à parte, é uma ótima pedida para quem voa FPV.
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

eu até pensei em fazer a modificação na minha gopro1, para fotografia é muito melhor sem a distorção, mas para voar prefiro o ângulo aberto. aí a camera quebrou, mandei pra fábrica e comprei a gopro2, devo pegar ela hoje a noite. no modelo novo é possível escolher abertura de 90 graus via software, aparentemente a distorção é mínima nessa abertura. câmeras comuns utilizam, normalmente, 78 graus.

pra quem tem a gopro1 eu só vejo uma grande desvantagem nessa modificação. a lente fica exposta, e o case passa a ser inútil. se achar realmente interessante remover a distorção, eu tentaria vender o modelo antigo e comprar uma nova.
Avatar do usuário
marco tulio LM
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qua Set 10, 2008 11:08 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por marco tulio LM »

Ze mayer, se você for considerar vender a Gopro aqui e comprar a Gopro 2 lá nos EUA eu concordo que vale muito a pena comprar uma nova.

E quanto a parte técnica, a lente da Sunex te permite usar toda a área disponível do sensor para gravar o vídeo, enquanto o ajuste da Gopro2 corta as beiradas aonde a imagem fica mais distorcida através de software, o que significa menos pixels e provável redução na qualidade da imagem.

Agora, para proteger a câmera, o jeito seria sacrificar uma daquelas lentes da caixinha fazendo um furo na lente e rezar para não dar um azar de bater direto na lente.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

na verdade não precisa nem fazer furo, é só desparafusar, aquele circulo preto com 6 parafusos solta e dá pra tirar a lente. uma idéia é tentar fazer alguma proteção maior e parafusar ali aproveitando os parafusos, pelo menos protege a lateral da lente.

mas, no geral, a gopro2 tem 11 megapixel e mesmo reduzindo via software o resultado deve ser melhor que a 1 com a lente sunex. daria pra colocar a lente sunex na 2 e aí teria opção de 78/60/45 graus via software (isso eu to chutando). mas eu realmente passei a pensar mais na proteção da camera, depois que caí de cerca de 30m com a minha e quebrou.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

finalmente peguei a gopro2. é, talvez seja interessante trocar a lente.

as opções são 11mp wide (180 graus), 8mp medium (127 graus), 5mp wide e 5mp medium. se for para trabalhos mais profissionais, o ideal era ter 11mp narrow (90 graus), mas aí acontece o problema do sensor não suportar, e o ideal é trocar a lente mesmo.

vou começar do jeito que tá, e testar com 8mp medium. já distorce bem menos que antes com certeza. aí depois eu tento o 11mp wide e cortar os cantos no pc mesmo, deve dar na mesma.
Avatar do usuário
marco tulio LM
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qua Set 10, 2008 11:08 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por marco tulio LM »

É Zé, eu fiquei sabendo que você tinha estragado a sua por causa de uma queda.

Eu também tento sempre a manter a bateria e câmera sempre o melhor protegido possível ainda mais que quedas são inevitáveis e estragar esse tipo de equipamento não é uma escolha...

E se eu modificar a minha eu devo postar aqui as impressões... :wink:
Avatar do usuário
LEONARDO
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Sex Mai 11, 2007 8:03 pm

Mensagem por LEONARDO »

Vou comprar a GOPRO 2
Avatar do usuário
alevecchio
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 6:42 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por alevecchio »

Zé, Para vídeo dá para selecionar o angulo de camera. Para foto eu não testei.
Avatar do usuário
Criss
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 4:00 pm
Localização: Vilhena Rondonia

Mensagem por Criss »

Eu estou quase comprando uma, mas meu uso sera mais para fotografias.
E minha duvida é com relacao ao angulo. tem como colocar o angulo de 90 na resoluçao de 11MP?
E como o ajuste é feito?
Via Software?
Postei uma pergunta no Rcgroups se era possivel trocar a lente da Gopro 2 veja a resposta:

With the narrower FOV of the Sunex its a bit more difficult to get the vibration out but when you do I think its much better than the stock lens.

Criss, I have not replaced the lens on my Hero2 and probably won't. I have read that GoPro changed the sensor on the H2 and as a result the Sunex lens that everyone has been using wouldn't focus correctly. I don't know if that's true but it might warrant a little more research before cracking your Hero2 open.
Responder