Pistas de Geotextil

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
celsocarlos.f
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Dez 26, 2011 4:23 pm

Pistas de Geotextil

Mensagem por celsocarlos.f »

Alô galera do E-voo. Estou iniciando aqui, com um tópico novo sobre pistas. Eu e os aeromodelista aqui da cidade, estamos querendo construir uma pista. Porem, com o alto custo do asfalto, e o solo arenoso no lugar que escolhemos para a pista, ruim para a grama, estamos procurando materiais alternativos. Por acaso algum de vocês já ouviram falar do Geotextil, manta utilizada para estabilização de solos, resistente a raios uv. Ja encontrei varias fotos desse material sendo utilizado em pistas de aeromodelismo fora do Brasil, porem não encontrei nada aqui. Vou tentar postar algumas fotos.

links das fotos

http://www.milehirc.com/fieldmap.htm
http://www.laaeromodelers.org/gallery/laaero_geotex/laaero_geotex_runway.html
Anexos
NewRunway_MH-5.jpg
NewRunway_MH-5.jpg (34.42 KiB) Exibido 5853 vezes
NewRunway_MH-10.jpg
NewRunway_MH-10.jpg (38.87 KiB) Exibido 5853 vezes
NewRunway_MH-12.jpg
NewRunway_MH-12.jpg (31.3 KiB) Exibido 5853 vezes
image004.jpg
image004.jpg (21.42 KiB) Exibido 5853 vezes
clovis campos
membro
Mensagens: 590
Registrado em: Dom Mai 17, 2009 1:30 am
Localização: Recife -PE 40

Mensagem por clovis campos »

Alem dessa manta, o que voces podem fazer para melorar é trabalar por baixo dela com solocimento, que nada mais é do que se pear o solo do local, misturtar com cimento em uma proporção de 50:1, alisar a deixar secar.

Não fica uma laje de cimento, mas fica muito interessante para se fazer a pista (desde que ninuem resolva andar de carro nela) pois fica lisa, demora mmmuuuiiitttooo para esburacar e para nascer mato, se tiver alum buraco ou fala, faz-se mais um pouco de solociemnto e coloca ali, resolvendo a fala.

Clovis
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

Muito bacana as fotos das pistas. Você sabe se existe algum fabricante do material utilizado nas pistas instalado no país?

Pelo pouco que sei, geotêxtil não é feito para ser usado como material de revestimento superficial do solo (pavimentação).

No Brasil, as mantas de geotêxtil (acho que a mais comum por aqui é o “Bidin”) são usadas basicamente para sistemas de drenagem e estabilização do solo. Também, são usadas como mantas protetoras de filmes plásticos, usados para impermeabilização, ou de pinturas anti-corrosão em tubos enterrados no subsolo. Em pavimentação, são usados para separação dos estratos dos materiais do subleito abaixo do revestimento superficial.

De qualquer forma, a utilização deste sistema só será viável se existir alguma empresa que trabalhe com algum material similar no país.

Outra coisa para se verificar é se as condições climáticas e do solo local são apropriadas para este tipo de material. Dependendo, pode ser que seja necessário alguma preparação do solo ou a instalação de um sistema de drenagem, o que pode ter um custo elevado.

Também, uma da pista revestida com esse tipo de material precisa de manutenção constante: qualquer sementinha pode germinar sobre (ou sob) o material e vai continuar crescendo se não for removida. Acho que esse tipo de coisa não afeta tanto uma pista no deserto americano, mas numa região tropical...

O solo-cimento parece ser uma opção mais viável, porém exige muito trabalho e de solo apropriado em local adequado (não vai durar se o terreno ficar numa baixada devido a umidade, e se o solo não for apropriado (argiloso) para fazer a mistura, vai ter de trazer terra de outro local).
Avatar do usuário
celsocarlos.f
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Dez 26, 2011 4:23 pm

Mensagem por celsocarlos.f »

Quanto aos fabricantes, existem sim, e vendem rolos de 4mx200m por aproximadamente 1000,00, divido entre varias pessoas não fica caro, acho que talvez consiga até mais barato. Quanto a preparação do solo, já esta praticamente pronta, pois já existe a pista de terra, e precisamos somente de uma cobertura, pois o solo e muito arenoso. Quanto ao sistema de drenagem, acho não ser necessário, pois a pista e um pouco mais alta no centro, fazendo com que a água não emposse sobre o material. E sobre a germinação de plantas embaixo do material, acho que não vai ser um problema. Segue abaixo mais fotos.
Anexos
Hc92190-2.jpg
Hc92190-2.jpg (21.61 KiB) Exibido 5735 vezes
newfield.jpg
newfield.jpg (30.35 KiB) Exibido 5735 vezes
P1040464-1.JPG
P1040464-1.JPG (26.67 KiB) Exibido 5735 vezes
Us53017.jpg
Us53017.jpg (22.68 KiB) Exibido 5735 vezes
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

Tem um cliente meu que é representante de material Geossintéticos da Mirafi aqui em SP, só que estão de férias coletivas.

Quando retornarem, vou procurar saber o preço e prazo de entrega.

Abraços,
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Gilmar Jr
membro
Mensagens: 1520
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 3:39 pm
Localização: Unaí - MG / 19

Mensagem por Gilmar Jr »

[quote="celsocarlos.f"]Quanto aos fabricantes, existem sim, e vendem rolos de 4mx200m por aproximadamente 1000,00, divido entre varias pessoas não fica caro, acho que talvez consiga até mais barato. Quanto a preparação do solo, já esta praticamente pronta, pois já existe a pista de terra, e precisamos somente de uma cobertura, pois o solo e muito arenoso. Quanto ao sistema de drenagem, acho não ser necessário, pois a pista e um pouco mais alta no centro, fazendo com que a água não emposse sobre o material. E sobre a germinação de plantas embaixo do material, acho que não vai ser um problema. Segue abaixo mais fotos.[/quote

Me diga onde você cotou por esse preço, acho que vou comprar 8mx200m para colocar na chacara, vai ficar muito bacana.
Mais vou ter bastante trabalho o ano todo com o solo, mais valera o esforço.
C-17 em construção::✈
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1293
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Procure saber se a tecnologia [b:e5399afe73]"baba de cupim"[/b:e5399afe73] não resolve o seu problema: http://www.dynasolo.com.br/
Eu utilizei esse processo em um condomínio em Atibaia onde tinha tráfego constante e pesado e o processo aguenta muito bem.
A terra não solta nem a água provoca erosão.

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
celsocarlos.f
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Dez 26, 2011 4:23 pm

Mensagem por celsocarlos.f »

Gilmar Jr, quanto ao produto, o lugar mais facil de achar é no mercado livre, la tem rolos de 100mx2,15m por até 386,00 + frete, porem não sei se esse tipo e resistente a raios uv (ficar esposto ao sol). Estou pesquisando mais preços, assim que tiver algo concreto te passo o preço.

Antonio Carlos, Sobre a "baba de cupim" (gostei do nome) dei uma lida rapida, mas acho que a mão de obra vai ser bem maior que o geotextil. Você tem ideia do preço por m²?
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1293
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:7a04356c82="celsocarlos.f"]Antonio Carlos, Sobre a "baba de cupim" (gostei do nome) dei uma lida rapida, mas acho que a mão de obra vai ser bem maior que o geotextil. Você tem ideia do preço por m²?[/quote:7a04356c82]

Eu não tenho idéia do preço, pois faz muito tempo que administrei esse serviço, mas em relação ao custo lembro-me que era muitíssimo mais barato que pavimentar.
Se você precisa fazer alguma terraplanagem na pista, o custo é praticamente só o material pois aplainar, gradear e compactar são os serviços necessários para base de uma pavimentação.

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
clovis campos
membro
Mensagens: 590
Registrado em: Dom Mai 17, 2009 1:30 am
Localização: Recife -PE 40

Mensagem por clovis campos »

Celso,

Para voce adiar e muito o aparecimento de plantas na área da pista tem uma solução rápida, simples, eficiente e barata, que já é usada ha muitos séculos.

Espalhe sal grosso ou fino, ou marinho ou para boi, etc, ná área que será coberta. Coloque uma quantidade de 1 a 2 Kg por m² que voce terá uma terra estéril por muitos anos nessa área.

Só fça isso se realmente não tibver planos de cultivar alguma coisa nessa área por muito tempo. Sé possível, coloque o sal e de uma misturada na terra, mas se a pista já estiver pronta, jogue o sal por cima mesmo e molhe para ele "derreter" e começar a penetrar no solo.

Se voce comprar em casas de ração ou pecuária, o sal para boi lamber (não sei se é pedrinha ou pedrona) é bem barato. (correçção, acabei de ver na net e é caro, é mais barato o sal de cozinha mesmo, se chegar num mmercado e falar que quer comprar 300Kg de sal, com certeza vai ter um bom desconto, ou tenta achar um distribuidor por perto)

Clovis
Responder