Brushed por Brushless - funciona só qdo 70% acelerado

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Anselmo.rt
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 10:58 pm

Brushed por Brushless - funciona só qdo 70% acelerado

Mensagem por Anselmo.rt »

Ola Pessoal,
Tenho um Walkera 370D05 com motor brushed e receptor 3 em 1.
Estou tentando trocar esse motor (q não para de queimar) por um brushless. Os componentes e a ligação está como mostrado na figura.
Tudo está funcionando, inclusive o motor traseiro, o problema está no motor brushless, ele só funciona apartir de 70% da aceleração e roda bem fraco.

É bem estranho porque quando eu ligo ele só começa a apitar quando coloco o acelerador acima dos 60%, abaixo disso ele não liga.

Fiz um teste desse motor e ESC em um outro receptor com a bateria 7.4V e funcionou perfeitamente. O problema me parece que é com esse receptor walkera, parece que o sinal que ele transmite é fraco abaixo dos 70% (não sei se tem haver).

Detalhe: O motor anterior era um brushed RK-370-SD.

Gostaria muito de uma ajuda, eu sei q o hardware não é nada legal, mais gostaria de apreender com essa experiência pratica.

Agradeço a todos.
Abraço,

Anselmo
Anexos
componentes e ligações
componentes e ligações
LigacaoBrushless.jpg (36.72 KiB) Exibido 3881 vezes
---------------
Anselmo
---------------
Avatar do usuário
Mephisto_PF
membro
Mensagens: 667
Registrado em: Qua Fev 18, 2009 4:22 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por Mephisto_PF »

amigo...pelo que vi no seu setup...esse modelo nao vai ficar bom com esse motor de 1050kv ai....ainda mais em 7.4V.
a headspeed vai ficar muito baixa....nao sei qual o motor certo pra esse modelinho ai....mas acredito que seja um inrunner acima de 4000kv....da uma pesquisada por ai
Avatar do usuário
clebertpega
membro
Mensagens: 320
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 7:31 pm
Localização: Dracena-SP

Mensagem por clebertpega »

vc fez a configuração dos esc, se não fez reseta ele.
Anselmo.rt
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 10:58 pm

Mensagem por Anselmo.rt »

[quote:0c4d6a2af4="Mephisto_PF"]amigo...pelo que vi no seu setup...esse modelo nao vai ficar bom com esse motor de 1050kv ai....ainda mais em 7.4V.
a headspeed vai ficar muito baixa....nao sei qual o motor certo pra esse modelinho ai....mas acredito que seja um inrunner acima de 4000kv....da uma pesquisada por ai[/quote:0c4d6a2af4]

Ola Mephisto_PF
Muito obrigado pela sua resposta. Realmente esse motor ficou bem fraco para a relação de engrenagem desse modelo. Vou procurar um com esse Kv que vc recomendou.

Mais sobre o problema dele ligar em 70% da aceleração ainda é um mistério para mim. Fiz um teste com bateria de 11.1 e aconteceu a mesma coisa. Será q o ESC interfere?

Abraços
---------------
Anselmo
---------------
Anselmo.rt
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 10:58 pm

Mensagem por Anselmo.rt »

[quote:a172910db7="clebertpega"]vc fez a configuração dos esc, se não fez reseta ele.[/quote:a172910db7]

clebertpega,

Obrigado pela resposta.
Será que tem algum corte no sinal feito pelo ESC? me parede bem isso, pois só com a alavanca do acelerador em 70% é que o motor começa a pitar e a ligar.
Vou procurar como faz para resetar esse ESC. Você sabe como reseta este ESC?

Abraço
---------------
Anselmo
---------------
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Ligue o transmissor, coloque o acelerador no máximo e só então ligue o ESC. Após os primeiros "bips" reduza o acelerador ao mínimo. Muitos ESCs necessitam desse procedimento para calibrar o "curso" do acelerador.
Anselmo.rt
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 10:58 pm

Mensagem por Anselmo.rt »

[quote:a49eab2f18="claudiorfernandes"]Ligue o transmissor, coloque o acelerador no máximo e só então ligue o ESC. Após os primeiros "bips" reduza o acelerador ao mínimo. Muitos ESCs necessitam desse procedimento para calibrar o "curso" do acelerador.[/quote:a49eab2f18]

Hum... pode ser isso, quando eu chegar em casa hoje a tarde farei esse teste e postarei o resultado.
Muito Obrigado.

Abraço
---------------
Anselmo
---------------
Avatar do usuário
Mephisto_PF
membro
Mensagens: 667
Registrado em: Qua Fev 18, 2009 4:22 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por Mephisto_PF »

[quote:2108a8f67e="claudiorfernandes"]Ligue o transmissor, coloque o acelerador no máximo e só então ligue o ESC. Após os primeiros "bips" reduza o acelerador ao mínimo. Muitos ESCs necessitam desse procedimento para calibrar o "curso" do acelerador.[/quote:2108a8f67e]



2..

eu tinha entendido que ele soh decolava a 70% do stick......MEA CULPA!
Carefull what you Wish
Anselmo.rt
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 10:58 pm

Mensagem por Anselmo.rt »

[quote:5125b9f638="Mephisto_PF"][quote:5125b9f638="claudiorfernandes"]Ligue o transmissor, coloque o acelerador no máximo e só então ligue o ESC. Após os primeiros "bips" reduza o acelerador ao mínimo. Muitos ESCs necessitam desse procedimento para calibrar o "curso" do acelerador.[/quote:5125b9f638]



2..

eu tinha entendido que ele soh decolava a 70% do stick......MEA CULPA![/quote:5125b9f638]

Imagina, nem montei esse setup no heli... ainda estou tentando entender a eletrônica para poder substituir o motor brushed por um brushless.
O grande problema da Walkera é a falta de documentação dos componentes, vc tem q partir para a pratica e ver o que dá certo.

Mais obrigado pela ajuda
---------------
Anselmo
---------------
Avatar do usuário
clebertpega
membro
Mensagens: 320
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 7:31 pm
Localização: Dracena-SP

Mensagem por clebertpega »

anselmo faz o que o claudio fernandes te recomendou a maioria dos escs requer esse prossedimento e so resetar e testar se nao der certo pega o manual desse esc e faz a configuração completa.
walkera v100d08 -trex 250se -radio devo 12 -f16 ducted fan jet ex v2 vector thrust 3d -- GOBLIN 700
Responder