Converter carrinho à pedal para RC

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Converter carrinho à pedal para RC

Mensagem por Everton de Castro »

Filhote crescendo, e enquanto ainda não está em tempo de aprender a pilotar algo, vou tentar converter um carrinho a pedal para RC, assim tenho total controle enquanto ele não tiver noção de direção.
Sim, existem opções prontas mas eu não me agradei muito, e achei bem caros.
Enquanto não tiver ninguém para trazer um PowerWells pra mim, ele vai se divertindo com um mais simples.

O carro em questão é esse.

- Peso aprox. com embalagem: 5,265 kg
- Dimensões aprox. (L x A x P): 48 x 38,5 x 87 cm


[img:d76cf9de6d]http://www.bjsantos.com.br/comprar/produtos/fotos500/285.jpg[/img:d76cf9de6d]
[img:d76cf9de6d]http://www.lojaspresidente.com.br/image/cache/data/carro%20pedal/roadstarBandeirante2-500x500.jpg[/img:d76cf9de6d]

Olhei por baixo e ví que há condições de converter. A mecânica não será nada complicada, a eletrônica é que me preocupa.

Primeiro o motor/esc , qual usar ? Tem de ser um de baixo KV e usar uma boa redução, até porque não quero que seja veloz. Andei vendo uns bem monstros na HK, mas preciso da opinião dos mais experientes. Brushless ou escovado ?
O ESC seria interessante com reversão.
O servo, achei de 50kg em 7,2v na HK. Será que dá, levando em conta que o pneu é maciço e não vai ter muito atrito ?
O rádio, tem de 3ch na HK.

É isso, aguardando opiniões. :idea:
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mensagem por croupier »

você consegue comprar motores com redução nas lojas locais (eu usaria escovado) mas não colocaria meu filho em um desses...
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Que tipo de lojas se vende essa redução que falaste ?
Fique tranquilo, ainda vou colocar um cinto de segurança e botão de parada de emergência, afinal não quero por meu filhote em risco.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

Na maioria dessas motos eletricas, é um escovado 550, se por um sem escova com o dobro do tamanho(motor equivalente a um glow 40) ja vai ficar um canhão, basta arrumar uma redução boa, use life, é mais seguro para seu filho, e pelo amor de deus, NÃO USE SPECKTRUM.
Um speed de 60a já serve.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mensagem por croupier »

[quote:6d138c7d61="Everton de Castro"]Que tipo de lojas se vende essa redução que falaste ?
Fique tranquilo, ainda vou colocar um cinto de segurança e botão de parada de emergência, afinal não quero por meu filhote em risco.[/quote:6d138c7d61]

é melhor que não seja um redutor do tipo rosca sem fim...

Acho que esse aqui serve:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217969591-kit-motor-redutor-24v-400-prm-500w-_JM

[img:6d138c7d61]http://bimg2.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_190918848_9552.jpg[/img:6d138c7d61]

eu posso ter errado bem nos calculos, mas se eu acertei, você tem apróx. 15km/h (acho muito rápido p/ colocar uma criança) com uma roda de 20 cm acoplada no lugar da engrenagem, para reduzir essa velocidade você coloca uma segunda redução na transmissão secundária...
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Essa aí é meio grandinha, quem sabe essa ficaria bem lentinha, mas não tem mais.
Vou continuar pesquisando...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223205620-micro-redutor-engrenagens-aco-motor-dc-cc-12v-24v-_JM

[img:8bf225c975]http://bimg1.mlstatic.com/s_MLB_v_F_f_203405197_2742.jpg[/img:8bf225c975]
Avatar do usuário
robert_simon
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 8:28 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por robert_simon »

já pensou em usar motores de limpador de parabrisas ????? já vi alguns usando este tipo de motor !!!!
Avatar do usuário
roclombardi
membro
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jun 15, 2010 8:23 pm
Localização: Macapá- AP

Mensagem por roclombardi »

Já pensou em comprar o carrinho já pronto com RC? ja vi alguns por ai
abraços
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

[quote:c2c5ecd93b="robert_simon"]já pensou em usar motores de limpador de parabrisas ????? já vi alguns usando este tipo de motor !!!![/quote:c2c5ecd93b]

É grande e forte demais e terei de acoplar redução. Mas vou dar uma olhara se já não encontro um completo com redução. Vlw.

[quote:c2c5ecd93b="roclombardi"]Já pensou em comprar o carrinho já pronto com RC? ja vi alguns por ai
abraços[/quote:c2c5ecd93b]

Sim, e irei fazê-lo. Mas aqui no Brasil não tem o que eu quero, então estou adiantando a compra. Já viu o Camaro da PowerWells ? Veja os vídeos dele no YT.
Enquanto isso, vamos de algo mais simples e barato.

Falando nisso, hoje tive uma idéia e testarei mais tarde. Se for plausível, posto aqui.
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Everton, como segurança nunca é demais, você pode incluir um fail-safe individual no ESC (custa baratinho na HK). E, quem sabe, até algo como um sensor de peso no banco. Se o moleque se mexer desliga tudo... (da qui a pouco ele tá colocando até um "dead man switch", daqueles que existem em locomotivas... :D :D :D :D :D )
Responder