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É possível um aeromodelo à jato quebrar a barreira do som?

Enviado: Seg Jun 25, 2012 9:30 am
por jujuba
Pois é, eu moro do lado da base aérea daqui de Manaus e hoje de manhã eu estava olhando os caças F-5 da FAB decolando.

Olhando de perto você vê que eles não são tão grandes assim, acho que umas quatro ou cinco vezes o tamanho de um aeromodelo à jato dos grandes.

Aí fiquei matutando com as minhas idéias e devaneios.

Será que é possível que um aeromodelo dotado de uma turbina com mais giro do que as atuais possa quebrar a barreira do som?

Será que existe essa tecnologia miniaturizada?

Será que algum dia alguem vá fazer esse experimento?

Será que é viável?

Acho que a fuselagem do modelo teria de ser de fibra de carbono ou alumínio aeronáutico mesmo.

O alcance teria de ser no mínimo uns dez km.

É, talvez nunca se faça isso!

Enviado: Seg Jun 25, 2012 9:44 am
por magnoudia
Pra começar, é muita velocidadeseria quase impossivel controlar isso sem um sistema de fpv, e esse teria de ser muito bem montado pra não se arrancar com o arrasto do ar. Foea que se não me engano existem leis que proibem a execução de voos dessa velocidade sobre o continente, devido a fenomenos ocorridos no momento da quebra da barreira do som.

Enviado: Seg Jun 25, 2012 11:00 am
por Lambreta
Deixará de ser um aeromodelo.. e torna-se um VANT.

Enviado: Seg Jun 25, 2012 11:05 am
por Lambreta
Mas é possível sim.

Contornando o problema chamado "controle", totalmente possível.

Porém, custos e interesses tornam inviáveis.

Acho o record de velocidade de um aeromodelo são as 498mph (mach 0,69) do planador em DS.

Re: É possível um aeromodelo à jato quebrar a barreira do so

Enviado: Seg Jun 25, 2012 11:48 am
por Renato_Pullin
[quote:0a49bf1c9b="jujuba"]Pois é, eu moro do lado da base aérea daqui de Manaus e hoje de manhã eu estava olhando os caças F-5 da FAB decolando.

Olhando de perto você vê que eles não são tão grandes assim, acho que umas quatro ou cinco vezes o tamanho de um aeromodelo à jato dos grandes.

[/quote:0a49bf1c9b]

O F-5E tem 14.45 metros de comprimento e 8.13 metros de envergadura, pesa vazio 7157 kilos e seu peso máximo de decolagem é 11214 kilos.

Enviado: Seg Jun 25, 2012 12:14 pm
por jujuba
[quote:490a196986="Lambreta"]Mas é possível sim.

Contornando o problema chamado "controle", totalmente possível.

Porém, custos e interesses tornam inviáveis.

Acho o record de velocidade de um aeromodelo são as 498mph (mach 0,69) do planador em DS.[/quote:490a196986]

O que seria esse "controle totalmente possível" Lambreta?

Enviado: Seg Jun 25, 2012 12:28 pm
por Lambreta
[quote:f77d9f5a17="jujuba"][quote:f77d9f5a17="Lambreta"]Mas é possível sim.

Contornando o problema chamado "controle", totalmente possível.

Porém, custos e interesses tornam inviáveis.

Acho o record de velocidade de um aeromodelo são as 498mph (mach 0,69) do planador em DS.[/quote:f77d9f5a17]

O que seria esse "controle totalmente possível" Lambreta?[/quote:f77d9f5a17]

uai.. Mach 1 = 340 m/s.

E isso tem que voar alto.. se voar alto, não dá pra ver.
Daí precisa de algo além de um 9X pra controlar! Uma estação de controle, digamos (semelhante a aquelas usadas em SAMs).

o record de DS só foi possível por conta da órbita, senão, esquece!

Um aeromodelo, digamos de 4m de comprimento (aerodinamica balística, claro), com empuxo suficiente pra Mach 1, é um "míssel"!

Exige tempo de respostas sobre-humanos.

E cai nos VANTs....

Enviado: Seg Jun 25, 2012 12:53 pm
por Gilberto
[quote:f6673e8e94]....dotado de uma turbina com mais giro do que as atuais.....[/quote:f6673e8e94]

Quanto maior o motor, menor a RPM, não é a RPM que define o empuxo de um motor a reação, mas uma série de fatores extremamente complexos que são inviáveis para aeromodelismo.
Em 14 de outubro de 1947 os americanos conseguiram superar a velocidade do som após 50 tentativas de voo com o Bell X-1, movido a motor foguete.
[img:f6673e8e94]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f3/XLR-11.jpg/95px-XLR-11.jpg[/img:f6673e8e94] [img:f6673e8e94]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cf/BellX-1.jpeg/320px-BellX-1.jpeg[/img:f6673e8e94]

Para vencer o arrasto em uma velocidade tão alta, precisa-se de muita potência, pois a variação do arrasto é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade.
Pode ter certeza, um aeromodelo passar dos 400km/h já é uma façanha, triplicar isso é inviável. Só uma grande empresa teria tecnologia e recursos para isso.

Enviado: Seg Jun 25, 2012 1:26 pm
por Lambreta
[quote="Gilberto"][quote:3c2680c593]
Para vencer o arrasto em uma velocidade tão alta, precisa-se de muita potência, pois a variação do arrasto é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade.
Pode ter certeza, um aeromodelo passar dos 400km/h já é uma façanha, triplicar isso é inviável. Só uma grande empresa teria tecnologia e recursos para isso.[/quote:3c2680c593]

Esse é um dos motivos que bastam 150 cv pra fazer um carro andar a 200kph.
Mas precisou de 1001cv para o Veyron fazer 435kph.

Voltando ao aermodelo..

http://www.fai.org/fai-record-file/?recordId=16350
Atual record FAI.

O voo DS não é homologado ainda pois a FAI está desenvolvendo regras para a modalidade, devido ao seu crescimento (já existem eventos dedicados a prática).

Não encontrei record de jatos rc, certamente o pessoal que voa a categoria sabe dizer.

Mas... o aeromodelo mais rápido do mundo é um planador :lol:

Enviado: Seg Jun 25, 2012 2:25 pm
por Megafly
Parece que o record é do David Shulman

http://www.youtube.com/watch?v=7cOIg-YIj7Q

300kts ou 540km/h, não da nem pra ver o avião...