Calmato Sports Alpha 40 - novo modelo e suas mudanças

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
RONEY.HSIAO
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:30 pm
Localização: Sp

Calmato Sports Alpha 40 - novo modelo e suas mudanças

Mensagem por RONEY.HSIAO »

Ola,pessoal

Para os interessados vou colocar as diferenças do Calmato Alpha Sports e o modelo antigo o Calmato Sports 40,são as seguintes (não vou falar sobre o desenho e o voo).
1)Vem com a figura do piloto e o adesivo do painel de intrumentos
2)O clevis é de metal e horn maiores ( os horns são colocado em angulo),a dobradiças coladas e presas com pino de metal ,aumentando a segurança.
3)O tanque tem as bordas arredondas e é preso com 2 tiras de velcro
4)Vem com uma baioneta de aluminio e um pino pra união das asas
5)Vem com montante pra glow e motor eletrico+spinner,tampa do compartimento do motor quando usar motor eletrico.
6)Usa 2 servos nas asas
7)É praticamente um projeto novo,o interior é novo (mesa de servos , tem um acesso ao interior com tampa e parafusos logo a frente do canopy )
8)O material da entelagem melhorou ,não usa mais cote em cima de cote para as cores diferentes,parece pintado o outro metodo e não tem adesivos são impresso pu pintados,não sei dizer qual é processo
9)0 trem dianteiro não usa mais 2 colares para prender o trem.é preso somente na parte de direciona a roda (link)

problemas : mesa dos servos parece frágil,o arame do link do profundor fica bem no caminho do parafuso que prende a asa ,o canudo da linkagem da bequilha dianteira está comprido e fica pegando no braço do servo preciso cortar e é preciso prender o tanque por trás .

Resumindo:Houve um certo aumento de preço ,mas o avião houve uma boa evoluçao que compensou o novo preço. tirou muitas falhas do modelo antigo.
Já o voo , tem o meu instrutor que tem o modelo antigo ,vou ver se ele voa com o meu e de pois coloco as impressões do novo e velho.

Ainda estou aprendendo a voar ,estou na parte do pouso ainda sem usar o leme ,este domingo meu Calmato asa alta caiu .
E comprei um novo , este lancamento do Kyosho Calmato Sports Alpha 40 .sei que alguns falaram que nao e' recomendado este modelo para o aprendizado e embora na pista ja' indicam este modelo .
Na minha opiniao qualquer modelo serve pra aprender ,basta que o modelo consiga voar direito,a diferenca vai ser a maior dificuldade e demora a mais do aprendizado.pois ja' que todos nos aprendemos em um asa alta e depois passamos pro asa baixa .poque nao partir logo pro asa baixa. a exemplo do aviao da Hangar 9 P-51 PTS,que e' um treinador avancado.
Isso e' somente minha opiniao particular,nao querendo gerar criticas.obrigado.

Caso alguem tenha este modelo ou conheca este modelo ,tenho algumas duvidas

1)na propaganda deste modelo importado pela Hobby One na revista Hobby News .Fala que este modelompode usar 1 ou 2 servos para controlar os ailerons .
Mas nao consegui descobrir como faz a instalacao de um servo pra controlar s ailerons,
[b:3be78a9a55]sera que a propaganda esta errada[/b:3be78a9a55]
2)usar um motor [b:3be78a9a55]55 da O.S.. engines ficaria muito forte para o aprendizado ?[/b:3be78a9a55]
3) [b:3be78a9a55]E a maior de todas as duvidas , a kyosho fala que nao usa cola pra finalizar a montagem ,inclusive [u:3be78a9a55]a juncao das asas[/u:3be78a9a55] "ISSO REALMENTE E' POSSIVEL"[/b:3be78a9a55]
As asas sao fixada por encaixe ,baioneta de aluminio e presas por parafusos.
E' seguro fixar as asas sem colar ??? se for possivel seria muito bom por causa do transporte.

Caso se alguem puder me ajudar realmente nesta questao da asas ,eu ja' agradeco.

observacao : desculpe por digitar sem acentuacao e cedilha ,e' por causa do cpu.
INICIANTE
HeliSpot10
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 9:22 pm
Localização: Uberaba- MG

Mensagem por HeliSpot10 »

Primeiramente:

Calmato sports é um modelo
Alpha 40 é outro...

ambos tem muita diferença, um é asa baixa e o outro alta.....

segundo:

Se voce derubou seu Asa alta, alguma coisa está errada e não o asa baixa que vai te corrigir...

terceiro:

USE O LEME, sempre que possivel...

Quarto:

Cole as asas e empenagem, nunca confie em parafusos e encaixes nessas superficies.

quinto:

Se não sabe como proceder para instalar um servo a mais no aileron, não faça...
RONEY.HSIAO
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:30 pm
Localização: Sp

Mensagem por RONEY.HSIAO »

HeliSpot 10 ,obrigado pela resposta
esclarendo :

primeiro - o modelo esta correto - Calmato Alpha Sports - tamanho 40 , e' o novo modelo do Calmato Sports ,treinador de asa baixa ,que teve o acrescimo do alpha no nome ,mas precisamente do simbolo alpha .Nada haver com o Modelo Alpha 40.
nao houve confusao ,este modelonfoi lancado no Brasil venda tem uns 60 dias no maximo.

segundo - esta certo,a queda foi ocasionada pou um pouso mal feito que quebrou a linkagem do profundor e o instrutor nao notou a quebra ,e nao foi verificados os comandos antes de decolar ,e subiu sem profundor assim o aviao caiu.

terceiro - sobre o leme ,lembre-se ainda estou aprendendo e as aulas ainda na incluiram o leme .

quarto - a minha divida e' que a kyosho da' destaque no site,manual e na prraganda a montagem sem cola inclusive as asas.sera que kyosho faria um erro grande nao mandado usar cola .

quinto - ja montei oito avioes ,a duvida e' que a kyosho da duas opcoes de uso de servo ,no manual tem o uso de 2 servos para aileron ,e nao tem o de 1 servo ,acho que foi erro de informacao .

obrigado
RONEY.HSIAO
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:30 pm
Localização: Sp

Mensagem por RONEY.HSIAO »

caracteristicas nova do modelo .
pode usar motor glow ou eletrico com todo hardware para montagem do motor eletrico
usa 2 servos nas asas -ailerons
a entelagem de pvc
figura do piloto
parece um aviao totamente novo diferente do antigo sports
pena que seja um pouco mais caro do que o modelo antigo

sera que melhorou o voo
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

sem usar leme vai ser complicado voce fazer um pouso bom...
coordenar pé(leme) e mao(aileron) é básico...
e calmato asa baixa nao é treinador primário...
eu tenho o sports 60 e ele é muito manso, mas nao é treinador primário. se der mole vai derrubar.
ABRACOS
Avatar do usuário
Andre Braga
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Qui Jun 08, 2006 3:15 pm
Localização: Praia Grande/SP

Mensagem por Andre Braga »

Opa,
sobre os servos dos Ailerons:
2 - Servos, um em cada asa e tem q usar a extenção Y
1 - Servo apenas no centro da Asa.
A linkagem é simples.. em qualquer uma das configurações..

uma breve ilustração
[img:93234ee734]http://i232.photobucket.com/albums/ee242/Andre_Braga/Asa.jpg[/img:93234ee734]
*-*-*--*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
Andre Braga - Praia Grande SP
Robson Spessatto
membro
Mensagens: 163
Registrado em: Qua Out 15, 2008 8:51 pm
Localização: Encantado, RS

Mensagem por Robson Spessatto »

[quote:9e5052ac5d="RONEY.HSIAO"] a queda foi ocasionada pou um pouso mal feito que quebrou a linkagem do profundor e o instrutor nao notou a quebra ,e nao foi verificados os comandos antes de decolar ,e subiu sem profundor assim o aviao caiu.

sobre o leme, lembre-se ainda estou aprendendo e as aulas ainda na incluiram o leme .

ja montei oito avioes, a duvida e' que a kyosho da duas opcoes de uso de servo ,no manual tem o uso de 2 servos para aileron ,e nao tem o de 1 servo ,acho que foi erro de informacao .

obrigado[/quote:9e5052ac5d]

Olá!

Acho que primeiramente deveria trocar de instrutor, o cara tá te sacaneando! Qual é? O leme deveria ser o primeiro comando que você deveria dominar praticando taxiamento ainda em solo, para depois pensar em tirar ele do chão...

Mas beleza, vocês pularam essa parte, você decolou, voou e fez um pouso forçado e não verificaram nada, deixaram por isso mesmo e, chutaram o pau da barraca, digo lenharam seu aero!

Outra coisa, já montou oito aeros mesmo? e não sabe como colocar apenas um servo para comandar os ailerons??? Cara, ou esse teu "instrutor" ai tá te bitolando as idéias ou você não tem mesmo jeito pra coisa... foi mal...
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Ja estou no meu 2o calmato sport e acho ele tao manso qt qq treinador de asa alta. Acho que vai ficar muito bom com o motor 55 o meu usa o 46 ax e voa muito bem, mas nao pendura no motor nao...
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:fb1cedcd5c="RONEY.HSIAO"]caracteristicas nova do modelo .
pode usar motor glow ou eletrico com todo hardware para montagem do motor eletrico
usa 2 servos nas asas -ailerons
a entelagem de pvc
figura do piloto
parece um aviao totamente novo diferente do antigo sports
pena que seja um pouco mais caro do que o modelo antigo

sera que melhorou o voo[/quote:fb1cedcd5c]
Roney,

O esquema para montar com um único servo para os ailerons você pode encontrar na página 4 do manual do Calmato Sports 40 Antigo
[url]http://www.hobbyone.com.br/Calmato40Sports.pdf[/url]

Se por acaso as hastes de acionamento não vieram com o modelo, você teria que fazer igual, mas ainda gosto mais da opção com dois servos. Fica mais preciso e mais seguro. Com o tempo, o mecanismo de acionamento dos ailerons, quando utilizado um único servo, acaba ficando com folga.

Meus parabéns, excelente aquisição, com os devidos cuidados, ele tem um comportamento muito semelhante ao asa alta.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Andre Braga, desculpe te corrigir, mas a forma como você indicou a instalação dos pushroads usando apenas um servo, está errada, pois dessa força a força que o servo irá fazer, será no sentido diagonal em relação ao movimento dos ailerons e isso causa uma perda grande de desempenho do servo e muitas vezes o pushroad tende a passar pelo furo do horn, o que acaba inutilizando o comando.
Se vamos usar apenas um servo para acionar os ailerons, o correto é fazer um arame dobrado de forma a permitir que os pushroads permaneçam paralelos ao esforço, o que aumenta muito o desempenho do servo.
Anexos
Asa.jpg
Asa.jpg (15.81 KiB) Exibido 13295 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder