Construção Piper "Frankestein" Video 1º Voo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
man1aco
membro
Mensagens: 579
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Construção Piper "Frankestein" Video 1º Voo

Mensagem por man1aco »

Boa tarde a todos, estou construindo um Piper "frankenstein" que deverá ser o meu primeiro eletrico com trem de pouso.
Estou modificando a planta para ficar mais proxima da escala o avião tera Corda de perfil da asa com 18,5cm e 129cm de envergadura com perfil clark Y, ainda estou na duvida se terá ailerons pois eu estou com o mau habito de usar aileron a poucos centimetros de tocar no solo com o meu cessna e fazer um avião sem ailerons pode me ajudar a perder esse mau habito.

Projeto rebatizado por se tratar de metade uma planta e o resto 3 vistas + minha imaginação, quando ficar pronto quem ver e gostar que opine se merece ser chamado de Piper J3 Cub.

1º Voo de teste, depois de tanta "desmotivação" da familia e amigos resolvi testar "éça bagaça que avúa" pra ver se conpensa terminar ele.

[yt]L6-fElAFsvY[/yt]
Anexos
SNC00039.jpg
SNC00039.jpg (35.26 KiB) Exibido 5351 vezes
SNC00040.jpg
SNC00040.jpg (33.85 KiB) Exibido 5351 vezes
SNC00042.jpg
SNC00042.jpg (37 KiB) Exibido 5351 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Me desculpe dizer, mas o momento de cauda desse aeromodelo está muito curto.
Se você já sabe pilotar bem, até não terá problemas, mas se estiver iniciando ou ainda aprendendo, esse momento de cauda curto deixará o modelo Muuuuuuuuito arisco.
Pelo jeito você é mais um dos que saem construindo sem ler antes.

http://www.e-voo.com/artigos/aviao/
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 579
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:9914dfa27c="LaercioLMB"]Me desculpe dizer, mas o momento de cauda desse aeromodelo está muito curto.
Se você já sabe pilotar bem, até não terá problemas, mas se estiver iniciando ou ainda aprendendo, esse momento de cauda curto deixará o modelo Muuuuuuuuito arisco.
Pelo jeito você é mais um dos que saem construindo sem ler antes.

http://www.e-voo.com/artigos/aviao/[/quote:9914dfa27c]

Realmente para estar dentro da regra ele precisaria ser 20cm mais longo.

Estou seguindo esta planta [url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1028141[/url] , porem a asa eu vou fazer clarkY com longarina e nervuras.

As pessoas que construiram dizem que o modelo é dócil, vou testar ele assim e se for incontrolavel já pensei como vou fazer para prolongar seu corpo, vou cortar inteiro 2cm atras da asa e faço um prolongamento com um bloco de isopor que eu posso lixar para que entre alguns centimetros nas 2 partes da fuselagem e chapeio por fora com depron pra ficar igual, devo conseguir isso sem engordar nem 30 gramas no peso total.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

De fato, o erro já vem de lá e se você tivesse lido o link que te passei antes, saberia que está fora dos padrões.
Para você ver, você está construindo algo que está errado, o seu tópico fica no fórum, vem outro iniciante que não le nada e copia o seu como sendo certo, pois está no fórum. E aí? Como ficam as coisas?
Por isso nem sempre o que vemos na internet, está correto se não soubermos interpretar ou o que estamos vendo ou fazendo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 579
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:b9cdd72437="LaercioLMB"]De fato, o erro já vem de lá e se você tivesse lido o link que te passei antes, saberia que está fora dos padrões.
Para você ver, você está construindo algo que está errado, o seu tópico fica no fórum, vem outro iniciante que não le nada e copia o seu como sendo certo, pois está no fórum. E aí? Como ficam as coisas?
Por isso nem sempre o que vemos na internet, está correto se não soubermos interpretar ou o que estamos vendo ou fazendo.[/quote:b9cdd72437]

E se eu alterar a corda dele para mais proximo da escala, algo como 18cm , eu teria a proporção correta de distancia da asa para o profundor ?

A fuselagem montada com cauda e todas as chapas esta pesando 120 gramas.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

E porque alterou a corda?
CORDA??????
:lol: :lol: :lol:
Desculpe, lembrei de um usuário.
Mas diga... Porque?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Mensagem por marcos soares »

[quote:5932e32b48="LaercioLMB"]Me desculpe dizer, mas o momento de cauda desse aeromodelo está muito curto.
Se você já sabe pilotar bem, até não terá problemas, mas se estiver iniciando ou ainda aprendendo, esse momento de cauda curto deixará o modelo Muuuuuuuuito arisco.
Pelo jeito você é mais um dos que saem construindo sem ler antes.

http://www.e-voo.com/artigos/aviao/[/quote:5932e32b48]

laercio eu ja pequei varias plantas do piper e todas a fuselagem e muito curta! axo ate estranha e acabo desistindo de construilo, inclusive esses dias cortei um em deprom e acabei desistindo dele,no caso as plantas que axamos na net esta correta ou estao fora de escala?
obrigado
marcos soares
man1aco
membro
Mensagens: 579
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

[quote:d29f07074e="Marco Antonio"]E porque alterou a corda?
CORDA??????
:lol: :lol: :lol:
Desculpe, lembrei de um usuário.
Mas diga... Porque?[/quote:d29f07074e]

A Corda de perfil da asa é a maior distância entre o bordo de ataquee o bordo de fuga da asa.(fonte wikipedia)

Sei que estou errado em encurtar a escrita, deveria ter escrito tudo, "Corda de perfil da asa"

Ainda não cortei nada da asa no depron estou só com a fuselagem pronta especulando o que fazer com ela para que ainda se torne um aeromodelo.

Não prestei atenção no detalhe da distancia entre a cauda e a asa do avião quando imprimi a planta, e para não perder o serviço de uma fuselagem que já esta pronta , penso em modificar as medidas da asa que na planta é de 113cm por 25cm perfil kfm3 por uma asa em escala perfil clarkY, assim o momento de cauda não será mais tão ruim, terá 1,6 vezes a distancia da corda na base até o profundor.
man1aco
membro
Mensagens: 579
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

Novas medidas

Envergadura 129cm
perfil da asa 19cm
profundor 40cm por 16,5cm
Leme 20cm
Distancia bordo de fuga ao profundor passou a ser de 30cm, Relação 1,6 vezes o perfil da asa
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, vamos por partes.
Um dos motivos de um Piper J3 não ser bom para quem está iniciando, é que a fuselagem dele é um pouco mais curta do que os demais aviões de mesma categoria, ou seja, asa alta.
Não será diminuindo a corda da asa que irá melhorar, pelo contrário, irá aumentar a carga alar dele e com isso, aumentar a velocidade de estol.
Bom, se não leu, mas deveria ter lido, o comprimento da fuselagem é 75% da envergadura e a envergadura, é entre 5X a 7X a corda.
Bom, se a envergadura é de 1290mm, 1290 : 7 = 184. 1290 : 5 = 258.
Vimos aí que a corda para uma envergadura de 1290 mm, pode variar de 184 mm a 258 mm.
1290 X 0.75 = 967,5, nesse caso, a fuselagem de 75% da envergadura, será de 967,5 mm, podendo ficar com 970 mm sem nenhum problema.
Onde colocar as asas?
O nariz do aeromodelo tem que ter a mesma medida da corda, vamos supor que a corda da asa é de 250 mm, então tem que ter 250 mm da hélice até o bordo de ataque das asas.
A distância do estabilizador da asa, tem que ser entre 1,5X a 2X a corda da asa, normalmente se coloca em torno de 1,7X a corda e como usamos a corda de 250 mm, 250 X 1.7 = 548,25. A área do estabilizador deve ficar em torno de 22% da área das asas.
Vamos ver a área das asas.
envergadura vezes a corda.
1290 X 250 = 322500 mm². 322500 X 0,22 (22%) = 70950 mm², ou seja, a área do estabilizador tem que ficar com 70950 mm².

Construir um aeromodelo a esmo, pode até voar, mas o piloto tem que ser bom de dedo para manter o aeromodelo voando.
Se eu entrar em mais detalhes sobre os motivos de um Piper J3 não ser ideal para um iniciante, terei que entrar com explicações matemáticas sobre raios, arcos, desenvolvimentos de curvas, coisas que muitos acham que não existe no aeromodelismo, mas que sem saber isso, não fazem a menor ideia do por que os Piper J3 tem o costume de estolar de ponta de asa quando fazem curvas em baixa velocidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder