[color=blue:890231629b]Pessoal, estou construindo o meu primeiro aero, estou fazendo um Cessna de 83 cm de comprimento, com envergadura da asa de 1,10 , 18 cm de corda e a espessura da asa é de 02 cm. A asa vai ser construida com chapa de isopor P3, conforme a planta original. A minha chapa de isopor que é de 100 cm x 50 cm e 05 cm de espessura eu consigui quebrar ela em dois lugares no manuseio, agora não dá para fazer duas partes de 55 cm e depois emendar. Vou ter que fazer duas partes de 50 cm e mais uma de 10 cm que eu vou colar no meio da asa. Essa asa vai ter três emendas. Vou reforçar com vareta de fibra de vidro de 2 mm.
A minha dúvida é a seguinte, eu posso fazer várias emendas na asa? Isso não compromete a estrutura dela? [/color:890231629b]
Emendas na asa.
- hermesed
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Desde que a emenda seja bem feita e depois vc reforce com varetas de fibra, não vejo problema algum.
Apenas vai agregar um pouco mais de peso e que, dependendo do caso não chega a ser um problema.
Mas nem por isso você vai ficar guardando retalhos de isopor para futuramente fazer uma asa.
Fique atento ao alinhamento da asa, pois emendas são "ótimas" para desalinhar uma peça.
Apenas vai agregar um pouco mais de peso e que, dependendo do caso não chega a ser um problema.
Mas nem por isso você vai ficar guardando retalhos de isopor para futuramente fazer uma asa.
Fique atento ao alinhamento da asa, pois emendas são "ótimas" para desalinhar uma peça.
[quote:c46e68cf9c="FernandoG"]Pois se um lado ficar 0,5g mais pesado já compromete o voo.[/quote:c46e68cf9c]
Também não é assim né?? Meia grama?? Só vai comprometer se for naqueles aeros de vôo livre indor que se alguém espirrar dentro do ginásio os modelos saem voando :lol:
Com relação à emenda é tranquilo, uma fina camada de epóxi em cada lado do isopor que vai ser unido, pressionar bem e prender com fita até a cola curar, depois que instalar as varetas de fibra e entelar com fita a asa fica totalmente sólida.
Também não é assim né?? Meia grama?? Só vai comprometer se for naqueles aeros de vôo livre indor que se alguém espirrar dentro do ginásio os modelos saem voando :lol:
Com relação à emenda é tranquilo, uma fina camada de epóxi em cada lado do isopor que vai ser unido, pressionar bem e prender com fita até a cola curar, depois que instalar as varetas de fibra e entelar com fita a asa fica totalmente sólida.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
[color=blue:d6a99f142f]Como é o meu primeiro avião eu decidi não fazer várias emendas na asa, por isso eu diminui o tamanho do avião para ficar proporcional ao tamanho da asa.
O avião vai ter estas proporções:
comprimento do avião: 75 cm
envergadura: 100 cm
corda da asa: 16,50 cm
Obrigado a todos pelas dicas[/color:d6a99f142f]
O avião vai ter estas proporções:
comprimento do avião: 75 cm
envergadura: 100 cm
corda da asa: 16,50 cm
Obrigado a todos pelas dicas[/color:d6a99f142f]
- Corazza
- membro
- Mensagens: 118
- Registrado em: Dom Jan 22, 2012 7:13 pm
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
[quote:e42b394c79="Alex Recife"][quote:e42b394c79="Corazza"]Paulo,
O modelo que escolheu é muito arisco para iniciantes. Tente construir algo mais simples, como o Ugly Stick, que tem corda maior. Se puder use o perfil de asa clark Y que te dará melhor sustentação nesse inicio de aprendizado[/quote:e42b394c79]Esse "Cessna" que o Paulo vai construir, não é o Cessna escala. O "Cessna" que ele vai construir, é o genérico. Esse genérico é muito bom para iniciantes.[/quote:e42b394c79]
Originérico...rsrsr
Mas mesmo asssim ele deverá aumentar a corda conforme vc orientou tb
O modelo que escolheu é muito arisco para iniciantes. Tente construir algo mais simples, como o Ugly Stick, que tem corda maior. Se puder use o perfil de asa clark Y que te dará melhor sustentação nesse inicio de aprendizado[/quote:e42b394c79]Esse "Cessna" que o Paulo vai construir, não é o Cessna escala. O "Cessna" que ele vai construir, é o genérico. Esse genérico é muito bom para iniciantes.[/quote:e42b394c79]
Originérico...rsrsr
Mas mesmo asssim ele deverá aumentar a corda conforme vc orientou tb