Quadricoptero, algumas duvidas

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Quadricoptero, algumas duvidas

Mensagem por rmedeiros »

Colegas, bom dia



Tenho acompanhado muito a evolução dos Multi Rotores, já montei 02 tri, um quadri, porem sempre com eletronica basica.

O Tri voava muito bem plaquinha KK 1.0, YAW caseiro, porem o quadri me deu uma baita dor de cabeça. Acredito que o principal problema foi a firmware dos speeds, pois de vez em nunca um motor parava, confeço que não tive corragem de tentar mudar o programa.


Acompanhei diversos topicos com montagem de diversas controladoras, porem sempre achei um pouco complexo e hoje como não tenho muito tempo para o Hobby sei que algo mais complicado de configurar so me dará dor de cabeça pelos diversos parametros de configuração.


Semana passada apos 6 meses longe da pista pude conhecer o Phanton. O que me impressionou e que chegaram algumas pessoas com equipamento praticamente zero km e o mesmo voava perfeito, com alguma dificuldade no RTH porem pelo que li se faz necessário um ajuste fino no receptor GPS(Bussola)engano.


O Phanton e um equipamento impressionante, porem minha DAC falou: Que rádio feio, como tenho um futaba 9CAPs a ideia de utilizar meu rádio me agrada muito.


Assim apos alguma pesquisa cheguei ao DJI f450 que custa algo em torno de 400 Dolares na Good Luck Buy com frete free.


Cheguei a colocar no carrinho de compras e estudar como clicar no botão comprar.

Mais pesquisando esta semana no forum vi um equipamento que me chamou atenção, basicamente montar um f450 com motores de baixo KV e speed da RC timer utilizando helices grande de Carbono(o visual e incrivelmente melhor)


O equipamento será utilizado para Hobby, levar um fpv basico e uma Go Pro 2.



Segue orçamento abaixo:



frame: $23.99 Red Quadrotor SM450 V2 Airframe http://www.rctimer.com/product_681.html
Motor: $18.18 5010-14 360KV Multicopter Brushless Motor http://www.rctimer.com/product_575.html
Speed Opção 01: $10.99 OPTO 20A SimonK Firmware Multi-Rotor ESC http://www.rctimer.com/product_896.html
Speed Opção 02: $12.50 Turnigy Multistar 30 Amp Multi-rotor Brushless ESC 2-4S
Helice: $52.99 (4Pairs) TM 15x5.5" Carbon Fiber CW CCW Propellers http://www.rctimer.com/product_922.html
BEC: $10,00 Pelo que entendi os speeds não possuem bEC.(A definir, valor estimado)
-----------------------
Total $203.66

Controladora: Naza lite $204,00


-----------------------
Total: $407.66

Como podem ver o valor fica bem proximo um do outro, logo qual seria o equipamento mais estável e de melhor custo beneficio:






Complemento:
Bateria:$25,26 Turnigy nano-tech 3300mah 2S 65~130C Lipo Pack(2x em série)
$16,76 Turnigy nano-tech 2650mah 2S 45~90C Lipo Pack(2x em série)
$50,55 Turnigy nano-tech 3300mah 4S 65~130C Lipo Pack
$58,90 Turnigy nano-tech 3850mah 4S 65~130C Lipo Pack

Gimbal: $59.99 CM102 2-Axis Carbon Fiber Camera Gimbal Mount http://www.rctimer.com/product_705.html

Trem de pouso: Falta definir um baratinho

Diversos, Conectores de bateria, cabos, termo retratil
Avatar do usuário
carlinhos_14bis
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Set 22, 2010 11:55 am
Localização: Santa Lúcia\ Araraquara -SP

Mensagem por carlinhos_14bis »

Pó cara legal !!! legal saber que o pessoal mostrou intereçe nesse motor ! Chega de voar apenas 10 minutos neh rsrsrs,

Meu setup do quad é identico ao teu ! Porém voce precisa dos braços rct800 que vende na rctimer e usar helice 17 eu usei 15 no meu Hexa porque é foi o que coube nele rsrs

Voce pode conseguir até 10 minutos a mais de voo comparando helice 15 com a 17

Segue meu setup--

frame sm450v2
motor 5010 360kv
esc simonk opto 20a
helice 17x5.5 carbono
4 braços rct800
ubec 5a
kk 2.0 lcd futuramente uma NAZA

Agora a respeito de lipo , cara nao gasta dinheiro a toa nao ! o quad em hover com esse setup vai consumir de 8 a 10A , compra uma ZIPPY 4s 5000 simples mesmo sai bem mais barato que uma nanotech 3850 que voce nao vai voar tanto !

( Porém se voce for usar em outro equipamento esqueça o que eu disse )

Com 1 4s 5000 voce consegue cerca de 30 minutos de voo !
Pode usar 2x 4s 5000 em paralelo mais voando elas separadamente voce consegue mais tempo de voo no total , e ainda fica mais leve o quad em voo com 1 lipo !
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Carlinhos
Os bracos de 800 ja comprei mesmo utilizando helices menores acredito que o maior braco deixa o equipamento mais estavel

Gosto muito das baterias nanotech pois elas aguentam abuso, ja as zippys nao utilizei ainda


Pergunto, com helice 15 qual seria o consumo com 4s?
Este speed da rc timer precisa configurar algo ou e plug and play? Aquelas configuracoes de beep beep sao sacais

Com relacao ao cabo do motor vc pretende cortar ou deixae os speeds dentromdo plate?
Avatar do usuário
carlinhos_14bis
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Set 22, 2010 11:55 am
Localização: Santa Lúcia\ Araraquara -SP

Mensagem por carlinhos_14bis »

[quote:8f90ae3027="rmedeiros"]Carlinhos
Os bracos de 800 ja comprei mesmo utilizando helices menores acredito que o maior braco deixa o equipamento mais estavel

Gosto muito das baterias nanotech pois elas aguentam abuso, ja as zippys nao utilizei ainda


Pergunto, com helice 15 qual seria o consumo com 4s?
Este speed da rc timer precisa configurar algo ou e plug and play? Aquelas configuracoes de beep beep sao sacais

Com relacao ao cabo do motor vc pretende cortar ou deixae os speeds dentromdo plate?[/quote:8f90ae3027]

Com helice 15 e 4s 7,5A com helice 17 e 4s 10A

Foi como eu disse antes , compensa muito mais colocar helices 17 pois vai durar bem mais o tempo de voo .

Exemplo pelo ecalc meu octo com helice 15 tem 20,7 minutos de voo com helice 17 , 24,7 minutos de voo ! no quad isso chega a quase 10 minutos de diferença mas voce é quem sabe !

Sim o speed vem pronto pra uso , ele é proprio para multirotores !
~~~~~~~~~~Team ultra flight time multirotor ( +43min) -~~~~~~~~~~
Avatar do usuário
carlinhos_14bis
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Set 22, 2010 11:55 am
Localização: Santa Lúcia\ Araraquara -SP

Mensagem por carlinhos_14bis »

[quote:2446d9ac9d="carlinhos_14bis"][quote:2446d9ac9d="rmedeiros"]Carlinhos
Os bracos de 800 ja comprei mesmo utilizando helices menores acredito que o maior braco deixa o equipamento mais estavel

Gosto muito das baterias nanotech pois elas aguentam abuso, ja as zippys nao utilizei ainda


Pergunto, com helice 15 qual seria o consumo com 4s?
Este speed da rc timer precisa configurar algo ou e plug and play? Aquelas configuracoes de beep beep sao sacais

Com relacao ao cabo do motor vc pretende cortar ou deixae os speeds dentromdo plate?[/quote:2446d9ac9d]

Com helice 15 e 4s 7,5A com helice 17 e 4s 10A

Foi como eu disse antes , compensa muito mais colocar helices 17 pois vai durar bem mais o tempo de voo .

Exemplo pelo ecalc meu octo com helice 15 tem 20,7 minutos de voo com helice 17 , 24,7 minutos de voo ! no quad isso chega a quase 10 minutos de diferença mas voce é quem sabe !

Sim o speed vem pronto pra uso , ele é proprio para multirotores ![/quote:2446d9ac9d]

Sim vou deixar o speed em baixo do começo do braço ! Ai basta cortar um pouco o fio do motor , que podera ser util em outro modelo por ser um AWG 18 siliconado !
~~~~~~~~~~Team ultra flight time multirotor ( +43min) -~~~~~~~~~~
MarcosM
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 1:25 am
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por MarcosM »

Gente, tudo blz?

Gostaria de saber se algum amigo poderia me ajudar a instalar leds no meu QUAD.

Comprei as peças, montei e está funcionando legal, mas gostaria de colocar alguns leds para vôos noturnos, mas creio que necessito de algum dispositivo para chavear com meu rádio, para que possa ligar e desligar quando quiser.

Se puderem me ajudar, agradeço

Marcos Moreira
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

O que você quer:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8833__Turnigy_Receiver_Controlled_Switch.html

eu tenho 02 funcionam bem.


pode-se fazer algum tipo de dispositivo servo+chave liga desliga porem pode-se agregar peso

:)

att

Rodrigo
diegodm
membro
Mensagens: 87
Registrado em: Qui Mai 10, 2012 11:49 am
Localização: Londrina, Paraná
Contato:

Mensagem por diegodm »

Este Quad com os motores de 360KV qual é max payload?
Avatar do usuário
carlinhos_14bis
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Qua Set 22, 2010 11:55 am
Localização: Santa Lúcia\ Araraquara -SP

Mensagem por carlinhos_14bis »

Pelo ecalc com 1 lipo 4s 5000 se nao me engano 1400g
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Carlinhos

Ja Comprei os 4 bracos rct 800 e os 2 plates v2 do 450 na rc timer.

to enrolando agora mais vou comprar os 4 sepeed e os 4 motores

tem alguma dica de trem de pouso e gimbal simples?
Responder