Jaysbird 250 - Voo Livre Motor 1/2A

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
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betocastrucci
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Jaysbird 250 - Voo Livre Motor 1/2A

Mensagem por betocastrucci »

O Alex Cruz adquiriu um kit americano de um planador da década de 50 para voo livre com motor 1/2A. E me passou para a devida montagem, mas para a loucura de fazer voar o monstrinho vou devolver ao dono.

[img:12b126c4d1]http://lh6.googleusercontent.com/-O942A6KfqNc/UheJDLAtC_I/AAAAAAAAA7E/Fmb48EUDqyQ/w730-h303-no/jays03.jpg[/img:12b126c4d1]

O kit permite competir em categorias Nostalgia (até 1955) como 1/2A (motor até 0.049 cu in) ou como A (motor maior que 0.049). A idéia é usar o Norvel AMD 0.061, motor bem bravinho capaz de rodar até 25000 rpm. Mas para os primeiros testes, optamos por utilizar um Cox Surestart 049, bem mais manso.

Cox 049 e Norvel 061:

[img:12b126c4d1]http://lh5.googleusercontent.com/-gzIE8OzN69c/UheJEWzE_6I/AAAAAAAAA7Q/2gUljNML7Do/w734-h360-no/jays04.jpg[/img:12b126c4d1]

[img:12b126c4d1]http://lh5.googleusercontent.com/-A5RLtOk8qEQ/UheJFRVThvI/AAAAAAAAA7Y/Zi9DCRb4Wug/w616-h364-no/jays05.jpg[/img:12b126c4d1]
Beto
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

O kit é todo cortado a laser, com uma balsa bem razoável, vem com a planta e um livrinho de instruções bem feito.
Seguindo as instruções, iniciei pelo estabilizador, que tem nervuras normais e diagonais:

[img:7c47b0fdc6]http://lh5.googleusercontent.com/-uDApGB15shk/UheJC03RkBI/AAAAAAAAA68/weaM37GdvIE/w900-h274-no/jays01.jpg[/img:7c47b0fdc6]

[img:7c47b0fdc6]http://lh6.googleusercontent.com/-Rx2FSBmMrn4/UheJDfRfJKI/AAAAAAAAA7I/ugsAftCTrrM/w654-h352-no/jays02.jpg[/img:7c47b0fdc6]
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Alvaro Sala
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Mensagem por Alvaro Sala »

Legal Beto,
É a primeira vez que aparece um desses por aqui.
Quanto tempo de motor ele tem direito?
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

O tempo do motor depende do regulamento de cada prova, mas deve chegar nuns 15 segundos. Para trimar vai aumentando de segundo em segundo, e vai ter DT pelo rádio, qualquer problema desliga o motor e puxa o DT para tentar salvar o modelo.
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eduardo.jr
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Mensagem por eduardo.jr »

Meu deus vou acompanhar

sera que rola um fazer um elétrico com timer eletrônico ???
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

[quote:233872164a="eduardo.jr"]Meu deus vou acompanhar

sera que rola um fazer um elétrico com timer eletrônico ???[/quote:233872164a]

Pesquisa E36, que é a categoria que mais cresce no voo livre atualmente. Modelos elétricos com até 36" de envergadura. Eu pretendo fazer um assim que as regras estiverem mais estáveis.
Converter um modelo de glow para elétrico nesse caso não compensa.
Beto
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eduardo.jr
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Mensagem por eduardo.jr »

[quote:0ddb60c0af="betocastrucci"][quote:0ddb60c0af="eduardo.jr"]Meu deus vou acompanhar

sera que rola um fazer um elétrico com timer eletrônico ???[/quote:0ddb60c0af]

Pesquisa E36, que é a categoria que mais cresce no voo livre atualmente. Modelos elétricos com até 36" de envergadura. Eu pretendo fazer um assim que as regras estiverem mais estáveis.
Converter um modelo de glow para elétrico nesse caso não compensa.[/quote:0ddb60c0af]

Vlw beto vou pesquisar agora

a ideia não era converter estava pensando em algo do tipo aerowat da aerobras sabe?
Att
Eduardo
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FranciscoNeto
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Mensagem por FranciscoNeto »

[quote:57b02ae326="betocastrucci"]O tempo do motor depende do regulamento de cada prova, mas deve chegar nuns 15 segundos. Para trimar vai aumentando de segundo em segundo, e vai ter DT pelo rádio, qualquer problema desliga o motor e puxa o DT para tentar salvar o modelo.[/quote:57b02ae326]

Beto, glow rodando mansinho,por 15 segundos não vai colocar o modelo em órbita? Sem voltar à estante para recordar os tempos de escola eu chutaria uma subida de mais de 200 metros. Será que estou delirando?
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

[quote:3cb565f608="FranciscoNeto"][quote:3cb565f608="betocastrucci"]O tempo do motor depende do regulamento de cada prova, mas deve chegar nuns 15 segundos. Para trimar vai aumentando de segundo em segundo, e vai ter DT pelo rádio, qualquer problema desliga o motor e puxa o DT para tentar salvar o modelo.[/quote:3cb565f608]

Beto, glow rodando mansinho,por 15 segundos não vai colocar o modelo em órbita? Sem voltar à estante para recordar os tempos de escola eu chutaria uma subida de mais de 200 metros. Será que estou delirando?[/quote:3cb565f608]

Depende do motor, da hélice, do arrasto do modelo e do peso. Existe uma categoria chamada Baby Bee 40 para iniciantes, limitado a motor Cox com válvula de diafragma e a 40" de asa, e o tempo é de 15 segundos, e não me parece que suba muito.
Os E36 elétricos tem tempo de 15 segundos de motor e não é tão fácil conseguirem fazer os 2 minutos de tempo. Conta simples, um modelo desses plana a razão de 0.5 a 0.7 m/s, para voar 105 segundos de descida a 0.6 m/s necessitaria subir mais de 60 metros. Se subissem a 200 metros, daria para voar mais de 5 minutos, que é o que os F1C (motor fai) conseguem.
Beto
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Estabilizador pronto, com chapeado de 1/32" somente no extradorso do bordo de ataque.

Sessão de Acunpuntura:
[img:a73724ef8e]http://lh3.googleusercontent.com/-VlJ-6-6rmME/UhtaRYoHTMI/AAAAAAAAA9o/aoWAUFNE0fE/w1016-h433-no/jays06.jpg[/img:a73724ef8e]

Pronto para entelar:
[img:a73724ef8e]http://lh4.googleusercontent.com/-K7U5fG45avU/UhtaRS7EmbI/AAAAAAAAA9g/0uo5-peqP74/w955-h331-no/jays07.jpg[/img:a73724ef8e]
Beto
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