Conserto do GPS da Naza Lite

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Rafael Ritter
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Conserto do GPS da Naza Lite

Mensagem por Rafael Ritter »

Semana passada meu quad despencou direto no cimento e em consequência disso, além do frame e hélices quebradas, o GPS da Naza parou de funcionar.

Abri ele e vi que a antena de cerâmica tinha quebrado em 4 lugares diferentes :shock:

Bom. Como não tava afim de pagar quase 500 pila por um GPS novo, fui atrás de soluções e descobri que dava para trocar só a antena. Peguei o código da peça e comprei uma nova na Digi-Key, nos EUA.

Recebi a antena nova hoje. À noite vou fazer a montagem e ver se funcionou :)
Anexos
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-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Fabricio Vidigal
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Mensagem por Fabricio Vidigal »

a antena de cerâmica é esta peça quadrada ,quebrada em 6 lugares ?

qual o motivo da queda ?

pode passar o código da peça ?
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

A cerâmica é somente o substrato e suporte da antena... A antena é a película de metal nela..
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Fabricio Vidigal
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Mensagem por Fabricio Vidigal »

o gps pode ser colocado em cima do braço do quad ,para maior proteção, ou é obrigatório ficar em cima do suporte que vem no kit ?
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William Okamura
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Mensagem por William Okamura »

[quote:60fdb4a253="Fabricio Vidigal"]o gps pode ser colocado em cima do braço do quad ,para maior proteção, ou é obrigatório ficar em cima do suporte que vem no kit ?[/quote:60fdb4a253]

tem que montar em um plano elevado acima da linha dos motores e escs para que o magnetometro consiga uma leitura limpa. sim, tem que usar o suporte.


Rafael, Show, posta depois se funcionou..

abracos
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leandrolopesramos
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Mensagem por leandrolopesramos »

[quote:3a6d8cd087="William Okamura"][quote:3a6d8cd087="Fabricio Vidigal"]o gps pode ser colocado em cima do braço do quad ,para maior proteção, ou é obrigatório ficar em cima do suporte que vem no kit ?[/quote:3a6d8cd087]

tem que montar em um plano elevado acima da linha dos motores e escs para que o magnetometro consiga uma leitura limpa. sim, tem que usar o suporte.


Rafael, Show, posta depois se funcionou..

abracos[/quote:3a6d8cd087]

Opa, fala ae William, blza? Cara, já tive essa dúvida quanto a montagem e eu sigo essa teoria de forma bem rígida, mas sempre vejo montagens fora desse padrão como é esse caso aqui bem interessante:

http://www.multirotorforums.com/showthread.php?4165-Any-updates-on-Naza-GPS/page2

Aí eu pergunto, como tem mais experiencia no ramo do que eu, por que o GPS do phantom fica dentro de sua estrutura praticamente na mesma direção dos demais componentes?

Bem colocada essa sua resposta, eu sempre tive essa dúvida e sempre vejo várias e várias montagens diferentes e já até li que é puramente estética o suporte de GPS. Sei lá, eu sigo sempre essa orientacao pra nao ter problemas mas queria realmente saber os detalhes mais técnicos sobre o assunto.

Abs...
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William Okamura
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Mensagem por William Okamura »

Leandro,

no Phantom o magnetometro fica separado da antena GPS ele esta instalado no trem de pouso justamente para sair da linha de interferencia.

quem ja ajustou APM na versao 3.x sabe a diferenca que faz no position hold e funcoes avancadas o magnetometro interno (junto a placa da controladora) com o magnetometro externo que agora esta virando padrao.
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

Infelizmente o meu problema não estava restrito à antena pelo visto.

De fato, em um outro fórum o usuário que consertou o gps disse que a naza dele estava demorando a achar os satélites.

No meu caso, a naza lite IGNORA a existência de um GPS acoplado e fica só em modo Atti.

Além de substituir a antena, também medi a continuidade do cabo com um ohmímetro. Apenas não consegui verificar os pontos de solda do plugue do GPS dentro da Naza pois é inacessível.

Estou sem idéias. Agora com medo de comprar um GPS novo pra testar e o problema ser na Naza, e frustrado pois se fosse pra voar sem GPS tinha comprado uma KK2.1.

Aos interessados, aqui o thread com o código da peça de reposição

http://www.phantompilots.com/viewtopic.php?t=920&p=6294

E aqui um outro.

http://www.fpvhub.com/index.php/topic,9875.0.html
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Isso é fácil de verificar com um osciloscópio.
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diegostf
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Mensagem por diegostf »

[quote:a9b0255a0a="Marco Antonio"]Isso é fácil de verificar com um osciloscópio.[/quote:a9b0255a0a]

Qdo eu não tinha esses equipamentos de "rico" la no inicio, eu usava LEDs + resistores nas linhas de comunicação. Se piscavam, alguma comunicação havia.

Mas agora que existe osciloscópio de bolso a preço acessível, tudo ficou mais fácil :D
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
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