Conserto do GPS da Naza Lite
- Rafael Ritter
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Conserto do GPS da Naza Lite
Semana passada meu quad despencou direto no cimento e em consequência disso, além do frame e hélices quebradas, o GPS da Naza parou de funcionar.
Abri ele e vi que a antena de cerâmica tinha quebrado em 4 lugares diferentes :shock:
Bom. Como não tava afim de pagar quase 500 pila por um GPS novo, fui atrás de soluções e descobri que dava para trocar só a antena. Peguei o código da peça e comprei uma nova na Digi-Key, nos EUA.
Recebi a antena nova hoje. À noite vou fazer a montagem e ver se funcionou :)
Abri ele e vi que a antena de cerâmica tinha quebrado em 4 lugares diferentes :shock:
Bom. Como não tava afim de pagar quase 500 pila por um GPS novo, fui atrás de soluções e descobri que dava para trocar só a antena. Peguei o código da peça e comprei uma nova na Digi-Key, nos EUA.
Recebi a antena nova hoje. À noite vou fazer a montagem e ver se funcionou :)
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Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
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[quote:60fdb4a253="Fabricio Vidigal"]o gps pode ser colocado em cima do braço do quad ,para maior proteção, ou é obrigatório ficar em cima do suporte que vem no kit ?[/quote:60fdb4a253]
tem que montar em um plano elevado acima da linha dos motores e escs para que o magnetometro consiga uma leitura limpa. sim, tem que usar o suporte.
Rafael, Show, posta depois se funcionou..
abracos
tem que montar em um plano elevado acima da linha dos motores e escs para que o magnetometro consiga uma leitura limpa. sim, tem que usar o suporte.
Rafael, Show, posta depois se funcionou..
abracos
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[quote:3a6d8cd087="William Okamura"][quote:3a6d8cd087="Fabricio Vidigal"]o gps pode ser colocado em cima do braço do quad ,para maior proteção, ou é obrigatório ficar em cima do suporte que vem no kit ?[/quote:3a6d8cd087]
tem que montar em um plano elevado acima da linha dos motores e escs para que o magnetometro consiga uma leitura limpa. sim, tem que usar o suporte.
Rafael, Show, posta depois se funcionou..
abracos[/quote:3a6d8cd087]
Opa, fala ae William, blza? Cara, já tive essa dúvida quanto a montagem e eu sigo essa teoria de forma bem rígida, mas sempre vejo montagens fora desse padrão como é esse caso aqui bem interessante:
http://www.multirotorforums.com/showthread.php?4165-Any-updates-on-Naza-GPS/page2
Aí eu pergunto, como tem mais experiencia no ramo do que eu, por que o GPS do phantom fica dentro de sua estrutura praticamente na mesma direção dos demais componentes?
Bem colocada essa sua resposta, eu sempre tive essa dúvida e sempre vejo várias e várias montagens diferentes e já até li que é puramente estética o suporte de GPS. Sei lá, eu sigo sempre essa orientacao pra nao ter problemas mas queria realmente saber os detalhes mais técnicos sobre o assunto.
Abs...
tem que montar em um plano elevado acima da linha dos motores e escs para que o magnetometro consiga uma leitura limpa. sim, tem que usar o suporte.
Rafael, Show, posta depois se funcionou..
abracos[/quote:3a6d8cd087]
Opa, fala ae William, blza? Cara, já tive essa dúvida quanto a montagem e eu sigo essa teoria de forma bem rígida, mas sempre vejo montagens fora desse padrão como é esse caso aqui bem interessante:
http://www.multirotorforums.com/showthread.php?4165-Any-updates-on-Naza-GPS/page2
Aí eu pergunto, como tem mais experiencia no ramo do que eu, por que o GPS do phantom fica dentro de sua estrutura praticamente na mesma direção dos demais componentes?
Bem colocada essa sua resposta, eu sempre tive essa dúvida e sempre vejo várias e várias montagens diferentes e já até li que é puramente estética o suporte de GPS. Sei lá, eu sigo sempre essa orientacao pra nao ter problemas mas queria realmente saber os detalhes mais técnicos sobre o assunto.
Abs...
- William Okamura
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Leandro,
no Phantom o magnetometro fica separado da antena GPS ele esta instalado no trem de pouso justamente para sair da linha de interferencia.
quem ja ajustou APM na versao 3.x sabe a diferenca que faz no position hold e funcoes avancadas o magnetometro interno (junto a placa da controladora) com o magnetometro externo que agora esta virando padrao.
no Phantom o magnetometro fica separado da antena GPS ele esta instalado no trem de pouso justamente para sair da linha de interferencia.
quem ja ajustou APM na versao 3.x sabe a diferenca que faz no position hold e funcoes avancadas o magnetometro interno (junto a placa da controladora) com o magnetometro externo que agora esta virando padrao.
- Rafael Ritter
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Infelizmente o meu problema não estava restrito à antena pelo visto.
De fato, em um outro fórum o usuário que consertou o gps disse que a naza dele estava demorando a achar os satélites.
No meu caso, a naza lite IGNORA a existência de um GPS acoplado e fica só em modo Atti.
Além de substituir a antena, também medi a continuidade do cabo com um ohmímetro. Apenas não consegui verificar os pontos de solda do plugue do GPS dentro da Naza pois é inacessível.
Estou sem idéias. Agora com medo de comprar um GPS novo pra testar e o problema ser na Naza, e frustrado pois se fosse pra voar sem GPS tinha comprado uma KK2.1.
Aos interessados, aqui o thread com o código da peça de reposição
http://www.phantompilots.com/viewtopic.php?t=920&p=6294
E aqui um outro.
http://www.fpvhub.com/index.php/topic,9875.0.html
De fato, em um outro fórum o usuário que consertou o gps disse que a naza dele estava demorando a achar os satélites.
No meu caso, a naza lite IGNORA a existência de um GPS acoplado e fica só em modo Atti.
Além de substituir a antena, também medi a continuidade do cabo com um ohmímetro. Apenas não consegui verificar os pontos de solda do plugue do GPS dentro da Naza pois é inacessível.
Estou sem idéias. Agora com medo de comprar um GPS novo pra testar e o problema ser na Naza, e frustrado pois se fosse pra voar sem GPS tinha comprado uma KK2.1.
Aos interessados, aqui o thread com o código da peça de reposição
http://www.phantompilots.com/viewtopic.php?t=920&p=6294
E aqui um outro.
http://www.fpvhub.com/index.php/topic,9875.0.html
- Marco Antonio
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- diegostf
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[quote:a9b0255a0a="Marco Antonio"]Isso é fácil de verificar com um osciloscópio.[/quote:a9b0255a0a]
Qdo eu não tinha esses equipamentos de "rico" la no inicio, eu usava LEDs + resistores nas linhas de comunicação. Se piscavam, alguma comunicação havia.
Mas agora que existe osciloscópio de bolso a preço acessível, tudo ficou mais fácil :D
Qdo eu não tinha esses equipamentos de "rico" la no inicio, eu usava LEDs + resistores nas linhas de comunicação. Se piscavam, alguma comunicação havia.
Mas agora que existe osciloscópio de bolso a preço acessível, tudo ficou mais fácil :D
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX