Minha LIPO mergulhou no rio!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
JailtonAndrade
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jul 25, 2015 1:31 pm
Localização: SALVADOR

Minha LIPO mergulhou no rio!!!

Mensagem por JailtonAndrade »

Boa tarde galera,

estava voando com minha zagi quando um dos servos travou e a asa caiu no rio.

Quando retirei da água, o buzzer estava apitando e o receptor D8R estava funcionando.

Desliguei tudo e em casa sequei o receptor, o ESC e o motor. Testei com outra bateria e está tudo funcionando (fiquei surpreso).

Agora, como não conheço muito a LIPO (3S), tenho medo de carregar e usar novamente.

Será que a bateria pode ser usada ainda?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Minha LIPO mergulhou no rio!!!

Mensagem por LaercioLMB »

Coloque para balancear com 0,2A e deixe em local aberto, fora de casa e se carregar bem, não tem perigo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Minha LIPO mergulhou no rio!!!

Mensagem por John-Henrique »

O buzzer é um aparelhinho que fica muito exposto, qualquer pinguinho d'água nele já causa uma 'ligação direta' e ele já começa a disparar. Certa vez molhei sem querer um que usava no meu aerobarco e bastava conectar a qualquer bateria que ele disparava, dai tem que deixar secar e volta a funcionar normalmente.

A Lipo é igual o Larcio disse, se carregar normalmente você guarda ela, após algumas horas verifica as células se estão segurando a carga normalmente (se bem que perdem carga quando sofre choque físico), se estiver está normal, dá pra usar.

Tecnicamente uma bateria dentro d'água irá funcionar sem problemas, porém, a água conduz eletricidade e isso causa descarga, dai os polos da bateria tendem a formar bolhas e dependendo do tempo que ficar neste 'cenário' ela pode descarregar além abaixo do permitido e causar danos.
JailtonAndrade
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jul 25, 2015 1:31 pm
Localização: SALVADOR

Re: Minha LIPO mergulhou no rio!!!

Mensagem por JailtonAndrade »

Acabei de colocar no carregador balanceando a 0,2A.
A bateria estava com 11v e as células balanceadas.
Vamos aguardar.
Agora, carregar em local aberto fora de casa, eu me senti manipulando uma botijão de gás. rss...

Obrigado Laercio e John,
Abraços
Chris_topher
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jun 11, 2015 3:37 pm
Localização: Maceió

Re: Minha LIPO mergulhou no rio!!!

Mensagem por Chris_topher »

estava usando uma lipo 3s de 1000mah em um barquinho feito c peças de aero... o mesmo virou de cabeça p baixo e queimou apenas o ESC... a bateria chegou a esquentar um pouco mas ainda consegui usa-la por mais um ano :)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Minha LIPO mergulhou no rio!!!

Mensagem por LaercioLMB »

JailtonAndrade escreveu:Acabei de colocar no carregador balanceando a 0,2A.
A bateria estava com 11v e as células balanceadas.
Vamos aguardar.
Agora, carregar em local aberto fora de casa, eu me senti manipulando uma botijão de gás. rss...

Obrigado Laercio e John,
Abraços



Mas a LIPO é bem assim mesmo, risco de incêndio se durante a carga a bateria estiver ruim.
Já houveram tópicos aqui de gente que deixou a bateria carregando sem os cuidados necessários e incendiou a casa.
Tiveram sorte de não queimar toda a casa, somente o cômodo onde estava a bateria.
Já houveram tópicos de carros pegando fogo por causa de uma bateria LIPO.
Se eu fosse você, não zombaria com isso e tratava de cuidar de uma bateria LIPO como se fosse um botijão de gás mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JailtonAndrade
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jul 25, 2015 1:31 pm
Localização: SALVADOR

Re: Minha LIPO mergulhou no rio!!!

Mensagem por JailtonAndrade »

Só foi uma brincadeira...
Cuidando sim de cada uma delas.
abs
JailtonAndrade
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jul 25, 2015 1:31 pm
Localização: SALVADOR

Re: Minha LIPO mergulhou no rio!!!

Mensagem por JailtonAndrade »

Minha bateria parece está salva. Comecei a carregar a 0,2A mas não tive paciência e aumentei para 0,4A. Tudo lindo.
Obrigado a todos.
Responder