Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Tenho um extra 330l .61~.91 da The world (radar).
O mesmo possui 1,65m de envergadura.
Usando um motor O.S 91 fx. não puxa na vertical, fica quase mas se tivesse um pouco mais de motor puxaria.
O motor OS 91. possui segundo manual 2.8 HP, e com a helice que uso 14x8 pega 10000 RPM.

Minha duvida é:
Pensei em colocar um novo motor a gasolina nesse aero, visando mais desempenho e economia de petróleo (mesmo sabendo que desempenho bom terei com um glow).
Queria saber se o DLE 20cc conseguiria puxar bem esse aero na vertical, e efetuar algumas manobras. ex: Stoll, Tork roll, Sleeds, Faca, etc...
Tenho medo de colocar um DLE 20cc e ficar frouxo, sendo que o atual motor dele possui mais HP do que o 20cc.
Se eu colocasse um DLE 30cc ficaria muito pesado para esse aero (pelo menos eu acho).
Alguem pode me dar alguma dica sobre o que faço para motorizar e manter um bom peso? (preferencia motor gas)
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Mensagem por hebertvieiracardoso »

O extra a que me refiro e idêntico ao da minha foto de perfil.
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Mensagem por RodMoro »

Hebert, bom dia.

O 20 cc ficaria bom sim. No entanto, você tem que ver o peso desse aero montado com esse motor. O DLE 20 é um motor muito forte, indicado para aeromodelos de classe glow 120. O seu aero é um 90, então, teoricamente, o 20 cc ficaria bom sim.

Abs e bons voos.
Rodrigo Moro Bernardes
Um dia esse trosso sai do chão!!!
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Mensagem por Norba-RJ »

Ficaria até sobrando motor , pq ñ tenta um motor 15cc a gasolina ou quem sabe usar uma helice um pouco menor , vai ter mais rpm. Eu antes tentaria a helice ou uma 13x8 ou 14x7 se ñ der resultado aí eu trocaria o motor a ñ ser que já esteja pensando em passar para gasolina
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Avatar do usuário
hebertvieiracardoso
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qua Set 09, 2015 9:13 pm
Localização: Goiânia-Go

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Mensagem por hebertvieiracardoso »

Norba-RJ escreveu:Ficaria até sobrando motor , pq ñ tenta um motor 15cc a gasolina ou quem sabe usar uma helice um pouco menor , vai ter mais rpm. Eu antes tentaria a helice ou uma 13x8 ou 14x7 se ñ der resultado aí eu trocaria o motor a ñ ser que já esteja pensando em passar para gasolina


Vou testar com a 15x6 primeiro. Segundo testes ela da mais RPM, do que a atual dele.

Mas minha intenção é realmente passar para o gasolina pelo custo do glow x gasolina mesmo.
So tinha medo de pegar um 20cc e ficar muito "frouxo" para o aero.

Muito obrigado pela atenção de todos.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Motor ideal a gas. p/ extra 330l .90

Mensagem por stickier »

20cc vai te dar potencia de sobra pra pendurar e fazer manobras.

Se nao tiver escolhido ainda, recomendo DLE 20RA pois o escape traseiro dá um acabamento espetacular no cowl, dispensando a necessidade de muitos cortes.


Obviamente terá que verificar o CG do avião e eventualmente adicionar um pouco de peso na cauda para compensar o motor maior. Voce pode mover as baterias e o que mais puder para a parte traseira do aviao a fim de equilibrar o CG sem adicao de muito peso extra
Responder