Melhor Jato para se montar

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
fcjunior
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Dom Mai 13, 2007 11:37 pm

Melhor Jato para se montar

Mensagem por fcjunior »

Pessoal,

vocês saberiam informar qual o jato mais interessante para ser o meu primeiro a montar?
já montei o Biplano Infineon, um shock, um Scoutt, mas agora queria partir para um jato, que inclusive comecei a montar, uma vez, uma T38, mas não levei o projeto em frente, pois fazer o canopi foi uma coisa muito trabalhosa, e que infelizmente desisti no meio do caminho, mas agora estou querendo retomar um projeto de jato, mas gostaria de opiniões da galera, principalmente quanto ao estilo de vôo, se é estável, e realmente vale à pena fazê-lo....
Bem... é isso aí.

ABRAÇOS,

Júnior
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

Júnior

Na verdade qualquer jato é igual, precisa de velocidade pra voar, nenhum tem voo estável, se voar lento cai...

Precisa primeiro definir quanto vc vai querer investir, pois montar um com Jato com EDF sai bem mais caro do que um Jato pusher...

Eu montei um Mirage com EDF68 e motor de 3900Kv com bateria 3S, porém ficou um pouco crítico o voo dele, não voou do jeito que eu queria, estou pensando em investir em um motor com 5100Kv ou então colocar uma bateria 4S, o custo é praticamente o mesmo, porém para desmontar a EDF já montada vai ser um saco.

Estou pra colocar fotos do Mirage aqui no e-voo, já montei, já testei só falta entelar, só vou entelar a parte de baixo pois como não está voando muito bem não quero adicionar muito peso. Vou fazer o vídeo dele.

Eu tenho também um Jatinho F-22 Pusher, mas é como os aeros shockflyer http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=23575 , e tem um ótimo desempenho voa muito rapido e não achei muita diferença dos jatos EDF em termos de voo, porém em termos de consumo uma EDF consome 3x mais que um pusher, a minha consome 35A em compensação o motor Komodo que coloquei no F-22 consome uns 12A.
Vou fazer um vídeo dele neste domingo...

Abs
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
Avatar do usuário
Rodrigo Braugini
membro
Mensagens: 965
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 12:36 pm
Localização: Joinville - SC

Mensagem por Rodrigo Braugini »

Ae Junior, na minha humilde opinião

Tem o Bob Cat perfilado que é super facil de fazer.. e não é critico para voar.

E tem o bob Cat com asa com perfil e com fuselagem para acomodar a eletronica.. esse modelo posso dizer que voa bem rapinhinho e ao mesmo tempo tem um planeio incrivel... mas claro que não é indicado para iniciantes.. tenho um e estou achando excelente seu voo.. mais é mais complicado para construir devido sua fuselagem e asa com perfil... que fez ele para mim é um amigo aqui do forum.. se quiser posso te passar email dele para contato.

Os outros jato que conheço é como nosso amigo prego falou ... são mais criticos com baixa velocidade.

Qualquer dúvida é so falar.
Abração
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1043
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Vou ter que discordar um pouco do amigo Prego...
Já montei 3 F-18 e um Super Bandit, todos eles com um vôo muito estável (apesar da alta taxa de roll), qualquer um deles dava para largar o stick e ele ia embora voando retinho sem sacudir nada, nada.
E todos também varam muito bem em baixa velocidade, se tiver um pouco de vento inclusive pousavam praticamente parados, era só trazer devagarinho, cabrar um pouco e soltar ele no chão.
Recomendo qualquer um dos dois.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
fcjunior
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Dom Mai 13, 2007 11:37 pm

Mensagem por fcjunior »

[quote:53449486a2="Prego"]Júnior

Na verdade qualquer jato é igual, precisa de velocidade pra voar, nenhum tem voo estável, se voar lento cai...

Precisa primeiro definir quanto vc vai querer investir, pois montar um com Jato com EDF sai bem mais caro do que um Jato pusher...

Eu montei um Mirage com EDF68 e motor de 3900Kv com bateria 3S, porém ficou um pouco crítico o voo dele, não voou do jeito que eu queria, estou pensando em investir em um motor com 5100Kv ou então colocar uma bateria 4S, o custo é praticamente o mesmo, porém para desmontar a EDF já montada vai ser um saco.

Estou pra colocar fotos do Mirage aqui no e-voo, já montei, já testei só falta entelar, só vou entelar a parte de baixo pois como não está voando muito bem não quero adicionar muito peso. Vou fazer o vídeo dele.

Eu tenho também um Jatinho F-22 Pusher, mas é como os aeros shockflyer http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=23575 , e tem um ótimo desempenho voa muito rapido e não achei muita diferença dos jatos EDF em termos de voo, porém em termos de consumo uma EDF consome 3x mais que um pusher, a minha consome 35A em compensação o motor Komodo que coloquei no F-22 consome uns 12A.
Vou fazer um vídeo dele neste domingo...

Abs[/quote:53449486a2]

Prego,

baixei a planta que vc dsiponibilizou, já cortei o papel e agora só falta cortar o depron, mas que devo fazer ainda hoje.
Aquelas fotos que vc postou me fizeram ficar um pouco confuso, pois como ficou ?
Um lado dele é vermelho e o outro é azul?
Queria ver tb, fotos de como vc colocou os comandos, os servos.
Seria possível postá-las para mim?
Valeu
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

Junior
O vermelho é a parte de baixo e o azul a parte de cima.

Vou tirar melhores fotos e mais detalhadas e coloco lá naquele post, ok!

Quanto ao motor eu preferi colocar atrás pois to usando uma hélice 7x6, mas se quiser por colocar antes dos estabilizadores verticais, assim vc não vai precisar colocar a bateria muito lá na frente pra acertar o CG.

Talvez hoje mesmo eu consiga tirar as fotos.
Aí só falta o vídeo.



Coelho
Depende muito do perfil da Asa que vc fez nos seus jatos, pois é a lei da física o jato precisar de velocidade pra voar bem... voar estável sem o dedo no stick o meu F-22 tb voa, mas só com o stick do acelerador no talo.
Como a Aza não tem perfil se eu reduzir a velocidade ele afunda de bico...

Abs
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
fcjunior
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Dom Mai 13, 2007 11:37 pm

Mensagem por fcjunior »

Mais um questionamento....
Será que fica legal colocar os estabilizadores, retos?
O seu fica meio deitado.
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

[quote:e426e45c10="fcjunior"]Mais um questionamento....
Será que fica legal colocar os estabilizadores, retos?
O seu fica meio deitado.[/quote:e426e45c10]

Junior
O F-22 tem os estabilizadores verticais inclinados mesmo... eu fiz como indicado na planta... e todos os F-22 que eu ví estavam com os estabilizadores inclinados...

Imagino que não mude nada, qualquer coisa é só descolar e colar de novo! hehehe

Abs
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1043
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

[quote:2c46d5f574]Coelho
Depende muito do perfil da Asa que vc fez nos seus jatos, pois é a lei da física o jato precisar de velocidade pra voar bem... voar estável sem o dedo no stick o meu F-22 tb voa, mas só com o stick do acelerador no talo.
Como a Aza não tem perfil se eu reduzir a velocidade ele afunda de bico...
[/quote:2c46d5f574]

Sou professor de Física e não conheço essa lei...
:)

Bom, com certeza cada avião é um avião diferente. Será que esse seu não está com o CG adiantado? Nesses jato o CG é bem crítico, um milímetro mais para trás ou para frente faz muita diferença. E o detalhe é que se está um pouco fora, você trima ele com o motor a pleno e compensa no profundor, mas em baixa velocidade o profundor tem menos ação e aí a trimagem passa a ser outra.
Outra coisa que pode causar esse efeito é o motor ligeiramente apontado para cima: com o motor a pleno, ele tende a puxar o avião para cima, então você trima o profundor para compensar picando. Ao tirar motor, sobra apenas o profundor picando...
O que determina se um avião vai precisar de velocidade para voar bem nem é tanto o fato de parecer um jato, um biplano ou um acrobático, e sim a carga alar.
Nada mais prático do que uma boa teoria.
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

Então meu jatinho F-22 tá fora do CG.
Porém eu marquei direitinho conforme a planta...
O motor dele tb tá retinho.

O Mirage eu sei que tá um pouco com o CG adiantado, preciso mesmo colocar a bateria mais pra trás! Mas esse tem EDF, e a carga alar dele é bem maior que um jato comum devido à área da Asa (só não sei calcular isso)

Mesmo assim que eu saiba todo jato precisa de velocidade pra voar bem...
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
Responder