Conversão TUCANO 120 TRIONES - VIDEO DO PRIMEIRO VÔO
-
- membro
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
- Localização: Valinhos, SP, Brasil
Conversão TUCANO 120 TRIONES - VIDEO DO PRIMEIRO VÔO
Prezados Amigos,
Há alguns meses, eu montei um Tucano 120 Triones, cujo avião já foi objeto de um ensaio técnico que escrevi para a Hobby News. Quando o montei, o mesmo pesou 5,0kg. Até nesta época, optei por montar glow mesmo, pois eu não tinha um motor elétrico que "sobrasse" potência.
Nesse meio tempo, um amigo montou o mesmo avião, com a mesma motorização e com retráteis pneumáticos. Sem querer, perguntei o peso final e, para minha surpresa, este aí pesou 4590gr!!!!
Perplexo com a diferença de peso entre o protótipo e os aviões de linha, pesei um novo e descobri que a fuselagem tinha "emagrecido" substancialmente, o que me deu coragem suficiente para induzir o grande amigo, Jorge Ferez, me autorizar a construir o Tucano dele na versão elétrica. Para minha surpresa, ele me disse: era tudo o que eu queria, não aguento mais ficar abaixando para dar partida...pode fazer...
Bem, agora é comigo. O projeto consistirá em uma montagem do Tucano completo, incluindo retráteis pneumáticos. Minha idéia inicial será equipá-lo com motores da faixa entre 4030 e 5335. Para isso estou invertendo a sequência de montagem, deixando o motor/esc/bateria para quando o avião estiver com todos os acessórios instalados.
Postarei as fotos à medida que a montagem estiver evoluindo.
Um abraço
Reinaldo
[yt]AKqg6QSTgeo[/yt]
Há alguns meses, eu montei um Tucano 120 Triones, cujo avião já foi objeto de um ensaio técnico que escrevi para a Hobby News. Quando o montei, o mesmo pesou 5,0kg. Até nesta época, optei por montar glow mesmo, pois eu não tinha um motor elétrico que "sobrasse" potência.
Nesse meio tempo, um amigo montou o mesmo avião, com a mesma motorização e com retráteis pneumáticos. Sem querer, perguntei o peso final e, para minha surpresa, este aí pesou 4590gr!!!!
Perplexo com a diferença de peso entre o protótipo e os aviões de linha, pesei um novo e descobri que a fuselagem tinha "emagrecido" substancialmente, o que me deu coragem suficiente para induzir o grande amigo, Jorge Ferez, me autorizar a construir o Tucano dele na versão elétrica. Para minha surpresa, ele me disse: era tudo o que eu queria, não aguento mais ficar abaixando para dar partida...pode fazer...
Bem, agora é comigo. O projeto consistirá em uma montagem do Tucano completo, incluindo retráteis pneumáticos. Minha idéia inicial será equipá-lo com motores da faixa entre 4030 e 5335. Para isso estou invertendo a sequência de montagem, deixando o motor/esc/bateria para quando o avião estiver com todos os acessórios instalados.
Postarei as fotos à medida que a montagem estiver evoluindo.
Um abraço
Reinaldo
[yt]AKqg6QSTgeo[/yt]
-
- membro
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
- Localização: Valinhos, SP, Brasil
Cortes e ajustes para trem retratil
O trem será umas das últimas etapas, mas já que estava com o ferro quente, resolví ajustar os houses do trem
- Anexos
-
- DSC04986.jpg (26.09 KiB) Exibido 75898 vezes
-
- DSC04988.jpg (26.38 KiB) Exibido 75898 vezes
-
- DSC04992.jpg (23.6 KiB) Exibido 75898 vezes
-
- DSC04993.jpg (25.16 KiB) Exibido 75898 vezes
-
- membro
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
- Localização: Valinhos, SP, Brasil
Instalação dos servos
Após devidamente zerados, fiz a instalação dos servos em seus lugares
- Anexos
-
- TUCM12.jpg (28.56 KiB) Exibido 75891 vezes
-
- TUCM11.jpg (32.6 KiB) Exibido 75891 vezes
-
- TUCM10.jpg (22.82 KiB) Exibido 75891 vezes
-
- TUCM9.jpg (23.68 KiB) Exibido 75891 vezes
- warne
- membro
- Mensagens: 5918
- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
- Localização: Teresina, Piauí
- Contato:
Reinaldo você ira produzir esse modelo pra venda!?Estou acompanhando
Abs
Warne
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
-
- membro
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
- Localização: Valinhos, SP, Brasil
- chtabajara
- membro
- Mensagens: 305
- Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Contato:
- Fábio Sartor
- membro
- Mensagens: 1101
- Registrado em: Seg Ago 27, 2007 6:10 pm
- Localização: Guarulhos, SP
-
- membro
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
- Localização: Valinhos, SP, Brasil
O barulho realmente fica bem parecido, pois você escuta o som do fluxo de ar que passa pela hélice e o ruido de alta frequência gerado pelo ESC que é transmitido para o motor.
Acho que vai ser uma bela conversão, sendo o mais pesado que já fiz para elétricos. O trem pneumático será uma experiência nova para mim também, pois nunca instalei um.
Acho que vai ser uma bela conversão, sendo o mais pesado que já fiz para elétricos. O trem pneumático será uma experiência nova para mim também, pois nunca instalei um.
-
- membro
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
- Localização: Valinhos, SP, Brasil
Profundor
Seguem fotos do processo de colagem do profundor. A linkagem do profundor mudou em relação ao primeiro que montei. Agora os profundores são unidos por um haste em U e apenas um arame de comando vai para o servo. Apesar de um pouco mais complicado para montar, elimina-se uma grande haste metálica, deixando-o mais leve.
- Anexos
-
- DSC05009.jpg (31.27 KiB) Exibido 75734 vezes
-
- DSC05007.jpg (27.01 KiB) Exibido 75734 vezes
-
- DSC05005.jpg (29.4 KiB) Exibido 75734 vezes
-
- DSC05004.jpg (20.54 KiB) Exibido 75734 vezes
-
- membro
- Mensagens: 1227
- Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
- Localização: Valinhos, SP, Brasil
linkagens
união dos profundores
- Anexos
-
- DSC05015.jpg (30.68 KiB) Exibido 75727 vezes
-
- DSC05012.jpg (26.9 KiB) Exibido 75727 vezes
-
- DSC05011.jpg (27.88 KiB) Exibido 75727 vezes
-
- DSC05010.jpg (35.92 KiB) Exibido 75727 vezes