Controlando um ESC sem rádio!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
_newman_
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Out 30, 2008 1:10 pm
Localização: Guarulhos

Controlando um ESC sem rádio!

Mensagem por _newman_ »

Estes dias comprei um combo (motor, helice, esc, bateria e carregador).
Agora eu quero que o conjunto funcione, fiz o circuito de PWM mas estou com certo medo de fritar tudo, com medo de queimar tudo!! hehe :lol:
O ESC q estou quase a ponto de fritar eh um HIGH TECH SUPER, MAG8 para controle de até 25A, motor e-max 2822 e com baterias Zippy 1500mA (3S)
O circutio PWM fiz com PIC programando seu funcionamento.
Alguém aqui já teve esta experiência :?: Qual o resultado :?:

:)

abrax :!:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não é qualquer PWM, para acionar o ESC você precisa de um pulso entre 1ms e 2ms a cada 20ms.

Portanto, é um oscilador astável a 20Hz acionando um monoastável que temporiza de 1ms a 2ms.

A tensão de saída deve deve ser entre 3V e 5V de pico.

Se estiver nestes parâmetros, pode testar.

Pessoalmente não sou bom com eletrônica analógica, então no meu caso faço isto com um microcontrolador PIC.
_newman_
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Out 30, 2008 1:10 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por _newman_ »

fala alexcmag!!

bixo ... o oscilador astável que tu diz não é de 20Hz .. mas sim 50Hz ... e os pulsos do PWM já estão ajustados para o menor de 0,3ms e o maior para 2ms ...
não cheguei a calcular a tensão média ... mas pelo q medi com o meu multímetro na saída do PIC 4.9 volts ...

valeo a ajuda .. estou aqui terminando de montar no protoboard e assim que tiver pelo menos montado tento mostrar algo!! hehe

abrax!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Isto, desculpe, o intervalo é 20ms (penso sempre no delay que faço no MCU).

0,3ms é pouco, dá porcaria. O menor tem que ser 1ms. Mas isto você consegue limitar no potenciômetro.

Saída do PIC, tu fez com microcontrolador?

Neste caso a chance de erro é bem menor.
_newman_
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Out 30, 2008 1:10 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por _newman_ »

Exato !! fiz com PIC ... estou fazendo um Hover craft. e vi uma "brecha" para aplicar no trabalho da faculdade.
Estou utilizando o A/D do pic em 10 bits e a saída PWM do 16F877, um canhão para matar um mosquito, mas é o que tenho no momento ao alcance das mãos, depois eu procuro outro modelo e uso na montagem final.
Tu já fez estas montagens e usou com a mesma idéia minha (controlar os ESC) :?:

abrax!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Humm...

Não precisa usar a saída PWM para isto, a maioria dos compiladores tem função PULSEOUT (pulso de 1ms a 2ms).

Aí basta fazer assim:

Lê o potenciômetro (vem um valor de 0 a 1023)
Soma-se 988 ao valor lido (para ter um valor de 988ms a 20011ms (X)
Liga-se a saída
Desliga-se depois de X instruções (isto se estiver rodando com clock a 4Mhz)
Espera-se 18ms

Meus servo-testers são feitos com PIC12F675, mas daria pra fazer até com um 10Fxxx

Já fiz isto, aliás, faço muito.
_newman_
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Out 30, 2008 1:10 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por _newman_ »

não sabia desse recurso ... pulse .. vou procurar saber pois sou novato ainda ... :)

vou ver se tenho algum 10F ou 12F por aqui e testar !!

abrax!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Na verdade não é um recurso do MCU, mas costuma ter na biblioteca dos compiladores pra PIC, AVR, etc.

Dá para fazer na mão (no meu caso é o que faço), com o TMR1 por exemplo.
_newman_
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qui Out 30, 2008 1:10 pm
Localização: Guarulhos

Mensagem por _newman_ »

certo .. entendi ...
eu fiz a algum tempo um pwm por software ... e tu falando isso .. pulse ... pow .. então nem precisa pic com CAD nem com PWM ... dah para fazer tudo por software ...
bom .. deixe-me primeiro entregar o trabalho da faculdade ... depois voltamos a falar disso !! hhehe

abrax!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Como a maioria dos PICs que uso nem tem PWM, geralmente faço o PWM por software mesmo.

No caso de controlar servo, ESC, etc., inclusive porque em muitos casos nem daria para fazer com o PWM por hardware porque uso 2, 4, 6 saídas de controle.

De qualquer jeito não considero isto uma saída PWM típica. Normalmente o que interessa no PWM é a freqüência e o rate, e neste caso o que interessa é só o comprimento do pulso.

Mesmo para outras aplicações em RC, nem sempre se usa um PWM puro.

Já peguei alguns ESCs que em vez de manterem a frequencia fixa variavam o período, de forma a aproveitar melhor o FET.
Responder