Cola de contato para isopor "Unium"

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
mereti
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 12:16 am
Localização: Potim SP.
Contato:

Cola de contato para isopor "Unium"

Mensagem por mereti »

Esta semana comprei um tubinho de cola em uma bicicletaria perto de casa.
A marca da cola é Unium, quem fabrica é a Ind. Química UNA.
É uma cola de contato, seca bem rápido, não ataca o isopor e cola vários tipos de materiais.
Colei para teste, madeira no isopor, EVA no isopor, isopor no isopor, isopor no deprom e combinei os materiais entre si, todos deram ótimo resultado.
O preço pago no tubinho de 20ml foi de R$1,50 e o melhor, qualquer bicicletaria encontra a cola, é usada para remendar câmaras de ar.
Dei uma olhadinha no site do fabricante, eles tem inclusive colas para poliestireno em embalagem maior.

Site do Fabricante: http://www.una.com.br

Abraços a todos

Mereti
.....Já não lenho mais.....
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6802
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Dica interessante!
E a densidade dela? Mais leve ou mais pesada que a cola de isopor que costumamos usar?

Abs
Avatar do usuário
mereti
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 12:16 am
Localização: Potim SP.
Contato:

Mensagem por mereti »

Olá wildcat

Esqueci, fiz o teste colocando dois pingos de cola para comparação, um pingo de cola para isopor e, um pingo de colo unium, a unium espalha mais, então é menos densa, e a secagem sem estar eapalhada o pingo unuim foi muita mais rápido mesmo com a temperatura baixa, estava muito frio...

Abraços...
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

muito boa dica, realmente é meio ruim de trabalhar com pouco adesivo, e é justamente o que falta um adesivo que agarre bem na colagem, a dica que eu tenho é pra cola quente tem algumas que não colam como deveria eu comprei um kilo e meio de barras em uma loja na Mooca "Armarinhos Fernando" não sei o nome por que veio em uma imbalagem sem referencias mas cola muito bem madeiras isopor , tem um monte de tintas para artesanato .
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
giordanisalamon
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Out 12, 2007 11:30 pm
Localização: Porto Velho

Mensagem por giordanisalamon »

Mereti
é essa daqui
http://www.una.com.br/html/produtos.htm#bicicleteiro
Avatar do usuário
edtorre
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 12:59 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por edtorre »

Será que a cola da Vipal tambem é boa para Isopor?

Alguem ja testou?
Avatar do usuário
mereti
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 12:16 am
Localização: Potim SP.
Contato:

Mensagem por mereti »

Olá giordanisalamon
Exatamente, essa é a cola, qualquer bicicletaria tem para vender, funciona perfeitamente e seca bem rápido...
bilibira
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Ter Jan 19, 2010 10:51 pm
Localização: IBIRÁ - S.P.

Mensagem por bilibira »

E o cheiro dela, é muito forte, cara! eu tenho um problema forte de alegia, quando uso o araldite fico uma meia hora passando mal!
Avatar do usuário
mereti
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 12:16 am
Localização: Potim SP.
Contato:

Mensagem por mereti »

Olá bilibira

Ela tem um cheirinho sim, comparado com o cheiro da cola de sapateiro ela não cheira nada...
kleberrios
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:d050ba525f="mereti"]Olá bilibira

Ela tem um cheirinho sim, comparado com o cheiro da cola de sapateiro ela não cheira nada...[/quote:d050ba525f]

Tudo certo? estou fazendo testes e mais testes com diversas colas pois estou começando com aero agora e está complicado trabalhar com cola de isopor, colaa quente, araldite, resina poliester, vernizes, cola branca, cola de madeira etc o problema delas é o peso. Eu acho que essa cola que você está falando deve ser semelhante a cola junta, pois diferente da cola de sapateiro não tem toluol na fórmula pois toluol derrete isopor, depron etc. a cola junta tem um cheiro diferente e cola para caramba e o peso é mínimo pois a superfície fica emborrachada e ela deixá uma película finíssima.
A cola junta ataca um pouco o isopor, o macete é não passar muito grossa.

Nesses meus testes descobri várias coisas importantes como:

dissolver araldite, e cola de isopor com álcool etílico (etanol) para ficar mais leve e espalhar melhor e secar mais rápido ainda mais quando usamos um secadorzinho de cabelos para acelerar a cura da cola.

Outra coisa: para araldite 24 horass secar em 10 minutos é só aquecela ( já misturada) num potezinho de alumínio antes de passa-la na superfície.

Eu tenho 2 kg de araldite que comprei numa loja de fibra de vídro, custou em torno de 70 Reais os dois potes, agora todos sabem quanto custa dois tubinhos de aaraldite 10 minutos ( em torno de 15 reais) logo transformar araldite 24 horas em araldite 10 min é fantástico. Dependendo da caloriaa ela seca até em 2 minuto.

Vou comprar essa sua cola para testa-la, e com certeza algum lugar deve vende-la em quantidade maior, Valeu!
Responder