Eletrificação Super Sports - Finalizado - Voou - Vídeo
Eletrificação Super Sports - Finalizado - Voou - Vídeo
Pessoal,
Depois de muito pensar, hoje fui passear em Vinhedo e dei uma passadinha na HobbyDelivery. Eis que chegou meu presente de dia das crianças (com 42 anos de idade, ainda sou um garotinho :lol: :lol: :lol: ).
Pedi um treinador asa baixa e fiquei em dúvida sobre os seguintres modelos:
[list:66c7ba006d]La Racer R$ 329,52 - [url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=A235B[/url]
Sky Rider Mach2 - R$ 289,44 - [url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/Produtos.asp?Produto=A178NG[/url]
Super Sports - R$ 359,48 - [url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=A049S[/url]
[/list:u:66c7ba006d]
Vendo que eu estava em dúvida, tive a ajuda de um dos especialistas da HD. Pelo meu estágio de aprendizado e pelas características de voo, me indicou o Super Sports, também por ter trem triciclo e ser menos agressivo nos comandos que os demais. Gostei do espaço para acondicionamento das baterias. Dá para colocar 6 celulas LiFe e ainda sobre espaço...
Bom agora que fiz o quebra-gelo, vamos ao mais importante:
[size=18:66c7ba006d][color=red:66c7ba006d]Eletrificá-lo[/size:66c7ba006d][/color:66c7ba006d]
Como não vi nenhuma eletrificação deste modelo aqui no forum, vou precisar da ajuda de vocês.
O que já tenho:
[list:66c7ba006d]3 Servos Futaba 3003
Motor Turnigy TR 4260-600 KV
13 Celulas LiFe 2300 mAh
ESC HK-70A SS (sem BEC)
Pack de bateria Turnigy LSD AAA 4,8V 2200 mAh
BEC 5A
RX/TX Futaba 7 Canais 2.4 ghz[/list:u:66c7ba006d]
O que vocês acham? qual seria a melhor configuração para este modelo e com estes equipamentos que já tenho disponível? Pack de 6S1P. 7S1P ou 6S2P?
O peso dele completo com motor glow .46 fica em torno de 2500g, com tanque vazio (300 ml).
O que me dizem? Dá para encarar a eletrificação?
Abs
Marco Aurelio
Depois de muito pensar, hoje fui passear em Vinhedo e dei uma passadinha na HobbyDelivery. Eis que chegou meu presente de dia das crianças (com 42 anos de idade, ainda sou um garotinho :lol: :lol: :lol: ).
Pedi um treinador asa baixa e fiquei em dúvida sobre os seguintres modelos:
[list:66c7ba006d]La Racer R$ 329,52 - [url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=A235B[/url]
Sky Rider Mach2 - R$ 289,44 - [url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/Produtos.asp?Produto=A178NG[/url]
Super Sports - R$ 359,48 - [url]http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=A049S[/url]
[/list:u:66c7ba006d]
Vendo que eu estava em dúvida, tive a ajuda de um dos especialistas da HD. Pelo meu estágio de aprendizado e pelas características de voo, me indicou o Super Sports, também por ter trem triciclo e ser menos agressivo nos comandos que os demais. Gostei do espaço para acondicionamento das baterias. Dá para colocar 6 celulas LiFe e ainda sobre espaço...
Bom agora que fiz o quebra-gelo, vamos ao mais importante:
[size=18:66c7ba006d][color=red:66c7ba006d]Eletrificá-lo[/size:66c7ba006d][/color:66c7ba006d]
Como não vi nenhuma eletrificação deste modelo aqui no forum, vou precisar da ajuda de vocês.
O que já tenho:
[list:66c7ba006d]3 Servos Futaba 3003
Motor Turnigy TR 4260-600 KV
13 Celulas LiFe 2300 mAh
ESC HK-70A SS (sem BEC)
Pack de bateria Turnigy LSD AAA 4,8V 2200 mAh
BEC 5A
RX/TX Futaba 7 Canais 2.4 ghz[/list:u:66c7ba006d]
O que vocês acham? qual seria a melhor configuração para este modelo e com estes equipamentos que já tenho disponível? Pack de 6S1P. 7S1P ou 6S2P?
O peso dele completo com motor glow .46 fica em torno de 2500g, com tanque vazio (300 ml).
O que me dizem? Dá para encarar a eletrificação?
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Haupenthal
- membro
- Mensagens: 744
- Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
- Localização: Campo Grande/MS - 34
demorou JOVEM, rtsrrssr
te chamei de jovem esses dias, e voce agradeceu... mas acabou de concorda que é uma criança...
põem esse bicho logo pra voar e coloca aqui o vídeo.
com esse motor vai ficar muito valente seu aero. vai voar com 1/3 de acelerador.
agora eis a questão, um pack de 6 celulas com 2300mAh e outro com 7 celulas ou
um pack com 6S2P com 4600 mAh???
eu iria na primeira opção, com dois vôos curtos de até 4 minutos...
eu tenho esse motor e é um cavalo. mas tá aqui jogado, esperando um aero pra eletrificar.
te chamei de jovem esses dias, e voce agradeceu... mas acabou de concorda que é uma criança...
põem esse bicho logo pra voar e coloca aqui o vídeo.
com esse motor vai ficar muito valente seu aero. vai voar com 1/3 de acelerador.
agora eis a questão, um pack de 6 celulas com 2300mAh e outro com 7 celulas ou
um pack com 6S2P com 4600 mAh???
eu iria na primeira opção, com dois vôos curtos de até 4 minutos...
eu tenho esse motor e é um cavalo. mas tá aqui jogado, esperando um aero pra eletrificar.
- Eduardo Marocco
- membro
- Mensagens: 1095
- Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
- Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002
eu acho q vai ficar bom , muito bom, só não concordo com voo de 4 min...vc decola, da duas passadas pela pista e começa a pensar no pouso, se errar o primeiro pouso e arremeter, o segundo vai ficar tenso..eu voo meus aeros por volta de 8 min cada (de 8 a 12 dependendo do aero), mas nunca tenho menos q 3 min de reserva p eventuais "problemas", veja q o colega propôs vc voar com o q eu tenho de reserva..(ou quase), eu não faria desta forma...mas é meramente minha opinião.
Marocco.
Marocco.
[quote:34abc3030b="Haupenthal"]demorou JOVEM, rtsrrssr
te chamei de jovem esses dias, e voce agradeceu... mas acabou de concorda que é uma criança...
põem esse bicho logo pra voar e coloca aqui o vídeo.
com esse motor vai ficar muito valente seu aero. vai voar com 1/3 de acelerador.
agora eis a questão, um pack de 6 celulas com 2300mAh e outro com 7 celulas ou
um pack com 6S2P com 4600 mAh???
eu iria na primeira opção, com dois vôos curtos de até 4 minutos...
eu tenho esse motor e é um cavalo. mas tá aqui jogado, esperando um aero pra eletrificar.[/quote:34abc3030b]
Este motor trabalha até 18V. Um pack de 6S (LiFe) ficaria com 19,8V.
Estou pensando em construir dois packs de 6S e se for o caso, faço um cabo para ligá-los em paralelo, totalizando 4600 mAh para ter maior autonomia de voo.
Para LiPo este motor aguenta até 5S apenas...
Abs
Marco Aurelio
te chamei de jovem esses dias, e voce agradeceu... mas acabou de concorda que é uma criança...
põem esse bicho logo pra voar e coloca aqui o vídeo.
com esse motor vai ficar muito valente seu aero. vai voar com 1/3 de acelerador.
agora eis a questão, um pack de 6 celulas com 2300mAh e outro com 7 celulas ou
um pack com 6S2P com 4600 mAh???
eu iria na primeira opção, com dois vôos curtos de até 4 minutos...
eu tenho esse motor e é um cavalo. mas tá aqui jogado, esperando um aero pra eletrificar.[/quote:34abc3030b]
Este motor trabalha até 18V. Um pack de 6S (LiFe) ficaria com 19,8V.
Estou pensando em construir dois packs de 6S e se for o caso, faço um cabo para ligá-los em paralelo, totalizando 4600 mAh para ter maior autonomia de voo.
Para LiPo este motor aguenta até 5S apenas...
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
[quote:0208a1bd2e="Eduardo Marocco"]eu acho q vai ficar bom , muito bom, só não concordo com voo de 4 min...vc decola, da duas passadas pela pista e começa a pensar no pouso, se errar o primeiro pouso e arremeter, o segundo vai ficar tenso..eu voo meus aeros por volta de 8 min cada (de 8 a 12 dependendo do aero), mas nunca tenho menos q 3 min de reserva p eventuais "problemas", veja q o colega propôs vc voar com o q eu tenho de reserva..(ou quase), eu não faria desta forma...mas é meramente minha opinião.
Marocco.[/quote:0208a1bd2e]
Marocco,
Pelos poucos voos que fiz, o mínimo aceitável fica em torno dos 7 a 8 minutos. O consumo médio deste motor deve ficar na faixa dos 38A, o que projeta uma autonomia de 4 minutos, porém vou fazer um ajuste fino com o WattMeter para adequar a melhor hélice e ganhar um pouco de autonomia. Alé de ter a opção de um pack 5S 2P, conforme meu post anterior neste tópico.
Valeu pelas dicas.
Abs
Marco Aurelio
Marocco.[/quote:0208a1bd2e]
Marocco,
Pelos poucos voos que fiz, o mínimo aceitável fica em torno dos 7 a 8 minutos. O consumo médio deste motor deve ficar na faixa dos 38A, o que projeta uma autonomia de 4 minutos, porém vou fazer um ajuste fino com o WattMeter para adequar a melhor hélice e ganhar um pouco de autonomia. Alé de ter a opção de um pack 5S 2P, conforme meu post anterior neste tópico.
Valeu pelas dicas.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- betocastrucci
- membro
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- Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
- Localização: Vinhedo SP - 50
O Super Sports me parece que tem o mesmo tamanho do La Racer, um pouco mais pesado por ser triciclo. Dá uma olhada no setup que usei no La Racer, ficou bem adequado ao tamanho do modelo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=648821
motor Turnigy SK-3548 900
esc Super Simple 60/70 A
bateria Flightmax 4000 mA 4S
como pretende usar life, pode usar um pack 5S com 2300 mah
Os 4000 mah da minha bateria ficaram superdimensionados, permite uns dois voos de quase 10 minutos, quando for trocá-las pretendo colocar algo menor. Não usei BEC, preferi usar a bateria Futaba de NiCd para o rádio.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=648821
motor Turnigy SK-3548 900
esc Super Simple 60/70 A
bateria Flightmax 4000 mA 4S
como pretende usar life, pode usar um pack 5S com 2300 mah
Os 4000 mah da minha bateria ficaram superdimensionados, permite uns dois voos de quase 10 minutos, quando for trocá-las pretendo colocar algo menor. Não usei BEC, preferi usar a bateria Futaba de NiCd para o rádio.
- Haupenthal
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- Registrado em: Ter Ago 25, 2009 1:33 pm
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- Eduardo Marocco
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- Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002
pois é amigão, é mais ou menos o q falei, nos meus, voo entre 8 e 12 min, mas tenho uma folga bem considerável...quanto ao consumo, ele é proporcional ao uso, não adianta manter o consumo baixo e ter um rendimento ruim...por exemplo, o meu pulse, tem um consumo de 72A (no talo!!!), mas voa com meio motor...algo próximo aos 30/35A, só q o dia q estolei ele (sem querer !!!) vindo p pouso, tinha muita reserva de bateria e de força no conjunto (motor+esc+bateria+hélice),e p resumir, só salvei ele pq tinha tudo de sobra...então, prefiro ter "controle" no stick, do que decolar com consumo baixo , porém sem "bala na agulha !!!", mas como disse antes, é meu gosto "pessoal" !!!! Qualquer coisa q eu possa ajudar, é só dar um grito.
Marocco.
Marocco.
[quote:1ddfcf017c="betocastrucci"]O Super Sports me parece que tem o mesmo tamanho do La Racer, um pouco mais pesado por ser triciclo. Dá uma olhada no setup que usei no La Racer, ficou bem adequado ao tamanho do modelo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=648821
motor Turnigy SK-3548 900
esc Super Simple 60/70 A
bateria Flightmax 4000 mA 4S
como pretende usar life, pode usar um pack 5S com 2300 mah
Os 4000 mah da minha bateria ficaram superdimensionados, permite uns dois voos de quase 10 minutos, quando for trocá-las pretendo colocar algo menor. Não usei BEC, preferi usar a bateria Futaba de NiCd para o rádio.[/quote:1ddfcf017c]
Beto, Acredito que com a 5S dê para usar em 2P, fazendo 4600 mAh. O modelo é realmente 300g mais pesado que o La Racer, mas o motor também tem um pouco mais de força.
Qual a hélice que você está usando?
Abs
Marco Aurelio
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=648821
motor Turnigy SK-3548 900
esc Super Simple 60/70 A
bateria Flightmax 4000 mA 4S
como pretende usar life, pode usar um pack 5S com 2300 mah
Os 4000 mah da minha bateria ficaram superdimensionados, permite uns dois voos de quase 10 minutos, quando for trocá-las pretendo colocar algo menor. Não usei BEC, preferi usar a bateria Futaba de NiCd para o rádio.[/quote:1ddfcf017c]
Beto, Acredito que com a 5S dê para usar em 2P, fazendo 4600 mAh. O modelo é realmente 300g mais pesado que o La Racer, mas o motor também tem um pouco mais de força.
Qual a hélice que você está usando?
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Lt_Nelson
- membro
- Mensagens: 1179
- Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
- Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO
Eu acho que 6S ou 7S darão pouca autonomia, este não é um treinador que vc vai querer voar a meio motor o tempo inteiro.
Por outro lado, 6S2P pesarão quase 900g de bateria. Neste caso, tentaria economizar o máximo que puder em peso de outras coisas, como servos dos ailerons mini e não standard (não lembro se são 1 ou 2 servos), bateria de receptor usando UBEC chaveado (Castle Creations).
Usaria barras rosqueadas no lugar do montante do motor, olhe as fotos deste tópico. Economizam um bom peso http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43836
[]s
Por outro lado, 6S2P pesarão quase 900g de bateria. Neste caso, tentaria economizar o máximo que puder em peso de outras coisas, como servos dos ailerons mini e não standard (não lembro se são 1 ou 2 servos), bateria de receptor usando UBEC chaveado (Castle Creations).
Usaria barras rosqueadas no lugar do montante do motor, olhe as fotos deste tópico. Economizam um bom peso http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43836
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W