Problema com bateria Li-Ion de Notebook

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Mephisto_PF
membro
Mensagens: 667
Registrado em: Qua Fev 18, 2009 4:22 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Problema com bateria Li-Ion de Notebook

Mensagem por Mephisto_PF »

Ola amigos....sei que o Topico foge um pouco as premissas do forum...mas caso alguem tenha uma ideia sobre o assunto eu agradeço o tempo.

Diagnosticos:

- Carga Cai de 98% para 7% direto...em algo em torno de 15 minutos nessa janela de %.
- Tempo de duração total da bateria caiu de 2 horas +- para 40 min Aprox.

Procedimentos:
A primeira vista seria uma ou mais celulas ruins no pack, desmontei o pack é um pack LI-Ion de 3S2P com celulas da Moli 18650H, dessoldei o pack da plaquinha e soldei um cabo de balanceamento e um cabo de carga na bateria e coloquei no meu acuccel pra achar qual banco estava ruim...
Pra minha surpresa ninguem se manifestou....todos as celulas balanceadas.
Nao confiei no resultado e soldei o cabo de forma individual e carreguei e descarreguei cada celula individualmente 1S2P, todas carregaram e normalmente... forcei o banco a descarregar em 2C todas responderam normalmente

voltei minha atenção para a plaquinha do pack, mas realmente meu conhecimento nao é tão avançado assim entao nao sei exatamente como aquela plaquinha funciona, mas medi os componentes comuns..mosfets resistores de potencia...fuses diodos enfim...nada fora do normal..

pergunto..alguem ja deu manutenção em algo desse genero.??

Caso o topico seja improprio peço desculpas a moderação!
Carefull what you Wish
seadbr
membro
Mensagens: 121
Registrado em: Ter Jun 21, 2011 4:13 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por seadbr »

A quanto tempo você tem ele?
E normal com o tempo a bateria começar a perde carga rapida, como acontece com as de heli...

Tenho um HP com 12S e até hj ele consegue manter a carga por 4 horas usando o básico e jogando dura cerca de 1h a 1h30m...

E isso ja vai fazer uns 5 anos que tenho ele...

Detalhe q sempre usei a fonte original do notebook...
Avatar do usuário
Mephisto_PF
membro
Mensagens: 667
Registrado em: Qua Fev 18, 2009 4:22 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por Mephisto_PF »

eu testei as baterias fora do PACK....elas deram mais de 180min com 2c de descarga
gghinozzi
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Jan 30, 2011 1:14 pm
Localização: campo grande, MS

Mensagem por gghinozzi »

O problema está no circuito de controle da bateria. Os notebooks modernos tem um microcontrolador que controla a carga e a vida util da bateria, as vezes ele se perde e mesmo que as baterias estajam boas ele considera que a carga está acabando, se você procurar na internet irá encontrar programas e circuitos para resetar a placa.
Boa sorte :)
Avatar do usuário
vhmf
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 28, 2011 8:55 pm
Localização: Curitiba - Pr

Mensagem por vhmf »

[quote:83d6a4ea8b="Mephisto_PF"]eu testei as baterias fora do PACK....elas deram mais de 180min com 2c de descarga[/quote:83d6a4ea8b]

Ué... com 2C de descaga não deveria durar 30 minutos? Será que não descarregou com 2A?

A bateria do meu note também pifou, dura 5 minutos, vou testar as células individualmente como voce fez, desconfio não sejam todas estragadas, pois a bateria perdeu a performance de uma hora para outra, questão de 1 mes (durava 1h30min e passou a durar 5 minutos).
Vitor
Avatar do usuário
Mephisto_PF
membro
Mensagens: 667
Registrado em: Qua Fev 18, 2009 4:22 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por Mephisto_PF »

[quote:d3dbdf4276="gghinozzi"]O problema está no circuito de controle da bateria. Os notebooks modernos tem um microcontrolador que controla a carga e a vida util da bateria, as vezes ele se perde e mesmo que as baterias estajam boas ele considera que a carga está acabando, se você procurar na internet irá encontrar programas e circuitos para resetar a placa.
Boa sorte :)[/quote:d3dbdf4276]

entao..justamente..... to achando que é algo assim, mas aten entao nao tinha ouvido falar, realmente parece um Efeito memoria...porem parece que ta no microcontrolador mesmo...vou dar uma procurada na net se tem algum reset pra isso!
Carefull what you Wish
Avatar do usuário
Mephisto_PF
membro
Mensagens: 667
Registrado em: Qua Fev 18, 2009 4:22 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por Mephisto_PF »

ola amigos...entao, apos dar uma pesquisada descobri que os packs, possuem um sistema de registro de ultima carga "gas gauge", creio que seja para evitar reparos em packs com celulas ruins.
a informação fica gravada em um 24c01 com mais alguns parametros adicionais inclusive de carga e descarga..etc, li que é possovel editar o conteudo e "ressetar" de certa maneira essa informação.
vou moontar um leitor para esses chips e ver no que da...posto qualquer nova informação!
Responder