cnc hot wire/cnc router

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Alvin
membro
Mensagens: 256
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 9:08 am
Localização: Porto alegre

Mensagem por Alvin »

e ai matheus e sua cnc ja ta pronta? chegou a placa a minha terminei vou terminar os ajustes e posto um video ai pro pessoal
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Dúvida com posicionamento do motor

Mensagem por hermesil »

Olá meus amigos de fórum.
Resolvi me aventurar e montar minha CNC, optei a princípio por uma fresa.
A mecânica está completa como vocês podem ver na foto e já estou testando a eletrônica, vou usar uma CNC3AX.
Estou com uma dúvida aqui e acredito que alguém poderá esclarecê-la... notei em alguns projetos que acompanhei e fotos da internet que no caso das fresas o pessoal costuma instalar o motor do eixo "X" na frente(usando a foto da minha como exemplço, eles instalam do lado esquerdo), eu gostaroa de instalá-lo do outro lado perto dos outros motores.
Há algum problema se eu fizer dessa forma ou o motor desse lado tem alguma explicação técnica?
Abraços amigos e espero críticas em relação à minha cnc.

Segue a foto da criança:
[img:85005805ed]http://img17.imageshack.us/img17/8392/cnc087.jpg[/img:85005805ed]
Alvin
membro
Mensagens: 256
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 9:08 am
Localização: Porto alegre

Mensagem por Alvin »

Como ficou os rolamentos ficaram bem soltos? movimentos leves? quais motores vai utilizar? e dimenções da area de corte

referente ao motor do eixo "X" o ideal seria coloca-lo bem no centro pois assim não ficaria forçando mais um lado que o outro pois se ficar mais a direita a tendencia é gastar mais o local onde os rolamentos correm
Alvin
membro
Mensagens: 256
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 9:08 am
Localização: Porto alegre

Mensagem por Alvin »

Amigo posta mais fotos ai quem sabe sua construção não ajuda a outros a fazer as sua hein heheh
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:a4c74fa357="Alvin"]Como ficou os rolamentos ficaram bem soltos? movimentos leves? quais motores vai utilizar? e dimenções da area de corte

referente ao motor do eixo "X" o ideal seria coloca-lo bem no centro pois assim não ficaria forçando mais um lado que o outro pois se ficar mais a direita a tendencia é gastar mais o local onde os rolamentos correm[/quote:a4c74fa357]

Oi Alvin.
sim os rolamentos ficaram bem soltos.
Hoje testei a placa e todos os motores, está tudo OK.
No fim das contas botei o motor do lado direito(olhando para a foto que postei).
Ainda não fixei os motores aos fusos... farei isso amanhã... acho que usarei algum tipo de mangueira com abraçadeiras.
A área útil será de 1000x600mm e usei motores Astrosyn de 9.9kg
Depois posto mais fotos.
Abraço,

Hermes

PS: É normal os motores esquentarem muito?!
Alvin
membro
Mensagens: 256
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 9:08 am
Localização: Porto alegre

Mensagem por Alvin »

Quantos volts são os motores? e com quantos voce ligou? pelo que sei esses motores são de 5volts se voce colocou 12 ou mais pode ser por isso que esquentou
Amigo onde arrumou os rolamentos? to pensando em rolamentar a minha hot wire atualmente uso com corrediças atende muito bem a minha necessecidade porem estou com uma ideia nova ai e com corrediças não daria certo
Referente a prender os motores ao fuso eu usei essa magueira que predreiro usa para bater nivel uma trasmparente e coloquei uma braçadeira de cada lado vo tira uma foto e posto depois
flw
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:2d3dc71fd8="Alvin"]Quantos volts são os motores? e com quantos voce ligou? pelo que sei esses motores são de 5volts se voce colocou 12 ou mais pode ser por isso que esquentou
Amigo onde arrumou os rolamentos? to pensando em rolamentar a minha hot wire atualmente uso com corrediças atende muito bem a minha necessecidade porem estou com uma ideia nova ai e com corrediças não daria certo
Referente a prender os motores ao fuso eu usei essa magueira que predreiro usa para bater nivel uma trasmparente e coloquei uma braçadeira de cada lado vo tira uma foto e posto depois
flw[/quote:2d3dc71fd8]

Opa, posta a foto sim Alvin, vai me audar, acho que o eixo do meu motor está patinando dentro da mangueira que usei(preta de inkeção eletrônica).
Eu usei rolamentos de skate, como na infância andei muito logo lembrei deles... você encontra em qualquer loja de skate e custa de 10,00 a 15,00 cada 8 unidades.
Quanto à voltagem dos motores, estou usando 24V mas a minha placa(CNC3AX) aceita de 12V até 50V para os motores e 12V até 18V para a lógica.
Um abraço,

Hermes
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mais fotos...

Mensagem por hermesil »

Seguem mais fotos da minha maquininha como prometi:
Hoje "linkey" os motores dos eixos Y e Z aos fusos, ficou muito bom, testei com o JOG e aparentemente está ótimo, só notei que em alguns momentos o motor do eixo Y dá umas enroscadas, acredito que algo esteja exercendo resistência no fuso, engraçado é que nãoacotece sempre... acho que ajustando tudo com calma ficará redonda.

[img:8ea0c237fe]http://img713.imageshack.us/img713/2933/cnc084.jpg[/img:8ea0c237fe]
[img:8ea0c237fe]http://img854.imageshack.us/img854/8141/cnc089.jpg[/img:8ea0c237fe]
[img:8ea0c237fe]http://img228.imageshack.us/img228/7743/cnc090.jpg[/img:8ea0c237fe]
[img:8ea0c237fe]http://img853.imageshack.us/img853/370/cnc092.jpg[/img:8ea0c237fe]

Abraços, tô esperando as críticas dos mestres. ;O)

Hermes
Alvin
membro
Mensagens: 256
Registrado em: Seg Jul 18, 2011 9:08 am
Localização: Porto alegre

Mensagem por Alvin »

Hermes mais assim a placa pode aguentar a voltagem mais os motores não os motores são de quantos volts? vi na foto que postou que tem uma etiqueta branca em cima do motor e umas coisas escritas atras dele ve ali de quantos volts os motores são se começar a esquentar muito eles perdem passo e o corte não fica bom vai ficar desparelho e voce vbair perder o que estiver cortando

Normalmente esses motores são de 4,8 ou 5 volts algo em torno disso"mais pode ser de 12 ou 24 volts tambem " se for de 5 volts voce esta colocando muitas vezes a sua voltagem normalmente se faz isso para aumentar a velocidade dos motores porem aumenta o aquecimento do mesmoda uma olhada nesse
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431738685-motor-de-passo-99kgf-_JM
esse é de 4 volts apenas
Avatar do usuário
hermesil
membro
Mensagens: 281
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 12:43 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por hermesil »

[quote:c7c0ed3a44="Alvin"]Hermes mais assim a placa pode aguentar a voltagem mais os motores não os motores são de quantos volts? vi na foto que postou que tem uma etiqueta branca em cima do motor e umas coisas escritas atras dele ve ali de quantos volts os motores são se começar a esquentar muito eles perdem passo e o corte não fica bom vai ficar desparelho e voce vbair perder o que estiver cortando

Normalmente esses motores são de 4,8 ou 5 volts algo em torno disso"mais pode ser de 12 ou 24 volts tambem " se for de 5 volts voce esta colocando muitas vezes a sua voltagem normalmente se faz isso para aumentar a velocidade dos motores porem aumenta o aquecimento do mesmoda uma olhada nesse
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431738685-motor-de-passo-99kgf-_JM
esse é de 4 volts apenas[/quote:c7c0ed3a44]

Oi Alvin.
Estou usando dois(X,Y - 9.9kg) motores de 3V e um de 6V(Z - 5kg).
O manual da minha placa dita que não há problemas em usar a voltagem elevada já que os drivers chopper regulam tudo.
Outra coisa que notei é que tanto com 12V ou 24V eles aquecem da mesma forma... de repente é até normal aquecerem, ou será que não?
Abraço.
Responder