Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
André Lima
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Fev 10, 2011 5:18 pm
Localização: Holambra - SP

Mensagem por André Lima »

Parabéns pelo vídeo Jefferson, realmente o pequeno notável surpreendeu mesmo... Vou essa semana colocar o meu Evo num treinador e jogar pra cima e certamente vou fazer um vídeo...Também estou muito satisfeito com a performance.

Durante o amaciamento do meu Evo, o escapamento também se soltou, isso se deve ao fato da junta que vem nesse motor é metálica com um revestimento de papel grafitado formando um sanduíche. A vibração é o vilão perfeito para que o mesmo se solte, mesmo que esteja bem apertado. Das duas uma.... Ou você coloca trava rosca nos parafusos, ou deixa sem a junta que acompanha o motor e usa aquela cola da 3M para juntas de motores.

Enfim, mais uma dica para os novos usuários...
Avatar do usuário
Bakker
membro
Mensagens: 302
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 9:24 pm
Localização: Natal-RN

Mensagem por Bakker »

Usem trava rosca média.
JeffersonCrazypilot
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
Localização: Jaboticabal, SP

Mensagem por JeffersonCrazypilot »

cara, ta um sol lindo e sem vento aqui na minha cidade.
o evo vai pra cima hoje denovo.
tenho uns 300 ml de combura, vou fazer mais um litro e fazer uns voos e ver se vai ser só a alegria de sábado.
celsoplima
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Ter Nov 15, 2011 5:13 pm
Localização: rio de janeiro RJ

Mensagem por celsoplima »

[quote:50355d4e22="JeffersonCrazypilot"]Pessoal, demorou mais ta ai o video do 1º voo do meu Evo instalado no meu stickinho 46.

http://www.youtube.com/watch?v=EDcElJxnh7s&feature=youtu.be[/quote:50355d4e22]

Jefferson, vi seu voo com o Stick. Eu pretendo montar um u can do 46 ou um reactor 46, ambos são para var 3D, então te pergunto: o que vc achou da força do EVO 10? vc acha que ele tem força para pendurar um avião desses e sair do torque com força para subir na vertical?
CELSO PALMEIRA
Aurora 9 - AW Extra 260 35%
Avatar do usuário
dgalatto
membro
Mensagens: 339
Registrado em: Qui Mai 20, 2010 1:52 pm
Localização: Cocal do Sul - SC
Contato:

Mensagem por dgalatto »

Pelo que vi, este vale o preço que se paga.. sem fazer mil gambiarra pra funcionar...
assim que o cartão de crédito emagrecer, devo comprar o meu.
Abraço!
Avatar do usuário
crislacker
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 10:12 pm
Localização: Blumenau - SC

Mensagem por crislacker »

Pessoal, boa noite!

finalmente meu motor chegou hoje, e é claro, que não pude deixar de ligá-lo.... nossa, show de bola! NÃO se compara ao NGH 9cc...
Pra ter noção, eu não possuo starter aqui para ligar o motor, então, tem que ser na mão mesmo... eu bati umas 4 vezes e já pegou, e super estável... Fiquei muito feliz com esse motor. Agora estou ansioso para acabar de amaciar e voar!
Avatar do usuário
brunofporto
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Fev 14, 2013 3:19 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por brunofporto »

[quote:c26b79c366="André Lima"]...Não é recomendado fazer o amaciamento em vôo....[/quote:c26b79c366]

Comprei o Meridian e o Evo10CC, estou terminando de montar o avião.

Achei estranho estarem fazendo o amaciamento em bancada pois o manual diz exatamente o contrário... DEVE-SE FAZER O AMACIAMENTO EM VÔO, inclusive recomendam fazer a manobra de oito cubano pra ter o ciclo de aquecimento e resfriamento necessário para o ABC. Do contrário (em bancada) está se forçando demais a biela.

Manual, página 10:
[quote:c26b79c366]1. [b:c26b79c366]Do the break-in process mounted on your airplane and in the air.[/b:c26b79c366]
2. Use a 10 x 6 prop for your break-in process. This provides a light load, and high rpm that when matched with the heat of the engine will break-in the engine properly.
3. Use the proper recommended fuel with a 20:1 gas to oil ratio.
4. [b:c26b79c366]The proper break-in flight procedure is to fly the airplane at full throttle through a series of figure eight maneuvers (i.e. Cuban Eight).[/b:c26b79c366] These maneuvers in particular benefit the engine because when climbing the additional load on the engine will increase the temperature and when diving the airplane the lighter load and higher rpm will decrease the temperature, thus providing the heating/cooling cycles required for the break-in process.
5. Run two full tanks with the 10 x 6 prop and then move to an 11 x 6 prop and repeat the next two tanks.
6. You should now be ready to put on any of the larger props and enjoy your engines full performance.
[/quote:c26b79c366]
Também entrei em contato com um dos "projetistas" do motor no fórum RCGroups questionando tanto o amaciamento em vôo quanto o álcool na gasolina. Eles reforçaram que o amaciamento DEVE ser feito em vôo mas não tem problemas rodar um tanque no solo pra testar o avião, interferências, regulagem inicial, etc. Quanto a nossa gasolina com álcool, toda gasolina americana tem no minimo 10% de etanol e foi esse combustível que usaram nos 2,5 anos de testes no motor, no máximo vamos perder um pouco de eficiência (consumo um pouco maior) por conta da maior quantidade de álcool.

Quanto a soltar o muffler - isso também está bem descrito no manual - DEVE-SE reapertar os parafusos da mufla durante o amaciamento (entre os tanques lógico :) ) e principalmente o passante do muffler - melhor ainda se fizer com o motor ainda quente pra compensar o efeito de expansão.

Eu prenderia todas as mangueiras com presilhas ou algum arame já que a alimentação do motor é critica.

Assim que voar (sem ser esse final de semana, o próximo com certeza) dou um relato aqui!

Abraços! :D
Avatar do usuário
Dumaia
membro
Mensagens: 624
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 10:21 pm
Localização: Assú/RN

Mensagem por Dumaia »

[quote:4481af118c="brunofporto"][quote:4481af118c="André Lima"]...Não é recomendado fazer o amaciamento em vôo....[/quote:4481af118c]

Comprei o Meridian e o Evo10CC, estou terminando de montar o avião.

Achei estranho estarem fazendo o amaciamento em bancada pois o manual diz exatamente o contrário... DEVE-SE FAZER O AMACIAMENTO EM VÔO, inclusive recomendam fazer a manobra de oito cubano pra ter o ciclo de aquecimento e resfriamento necessário para o ABC. Do contrário (em bancada) está se forçando demais a biela.

Manual, página 10:
[quote:4481af118c]1. [b:4481af118c]Do the break-in process mounted on your airplane and in the air.[/b:4481af118c]
2. Use a 10 x 6 prop for your break-in process. This provides a light load, and high rpm that when matched with the heat of the engine will break-in the engine properly.
3. Use the proper recommended fuel with a 20:1 gas to oil ratio.
4. [b:4481af118c]The proper break-in flight procedure is to fly the airplane at full throttle through a series of figure eight maneuvers (i.e. Cuban Eight).[/b:4481af118c] These maneuvers in particular benefit the engine because when climbing the additional load on the engine will increase the temperature and when diving the airplane the lighter load and higher rpm will decrease the temperature, thus providing the heating/cooling cycles required for the break-in process.
5. Run two full tanks with the 10 x 6 prop and then move to an 11 x 6 prop and repeat the next two tanks.
6. You should now be ready to put on any of the larger props and enjoy your engines full performance.
[/quote:4481af118c]
Também entrei em contato com um dos "projetistas" do motor no fórum RCGroups questionando tanto o amaciamento em vôo quanto o álcool na gasolina. Eles reforçaram que o amaciamento DEVE ser feito em vôo mas não tem problemas rodar um tanque no solo pra testar o avião, interferências, regulagem inicial, etc. Quanto a nossa gasolina com álcool, toda gasolina americana tem no minimo 10% de etanol e foi esse combustível que usaram nos 2,5 anos de testes no motor, no máximo vamos perder um pouco de eficiência (consumo um pouco maior) por conta da maior quantidade de álcool.

Quanto a soltar o muffler - isso também está bem descrito no manual - DEVE-SE reapertar os parafusos da mufla durante o amaciamento (entre os tanques lógico :) ) e principalmente o passante do muffler - melhor ainda se fizer com o motor ainda quente pra compensar o efeito de expansão.

Eu prenderia todas as mangueiras com presilhas ou algum arame já que a alimentação do motor é critica.

Assim que voar (sem ser esse final de semana, o próximo com certeza) dou um relato aqui!

Abraços! :D[/quote:4481af118c]

Amigo onde vc comprou seu Meridian, nao comprei ainda um aero pro meu motor esperando chegar esse aero aqui no brasil, posta fotos do seu ai.

abs.
JeffersonCrazypilot
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
Localização: Jaboticabal, SP

Mensagem por JeffersonCrazypilot »

[quote:207e904014="celsoplima"][quote:207e904014="JeffersonCrazypilot"]Pessoal, demorou mais ta ai o video do 1º voo do meu Evo instalado no meu stickinho 46.

http://www.youtube.com/watch?v=EDcElJxnh7s&feature=youtu.be[/quote:207e904014]

Jefferson, vi seu voo com o Stick. Eu pretendo montar um u can do 46 ou um reactor 46, ambos são para var 3D, então te pergunto: o que vc achou da força do EVO 10? vc acha que ele tem força para pendurar um avião desses e sair do torque com força para subir na vertical?[/quote:207e904014]

Cara, o reactor 46 eu não conheço, mas o ucando 46,eu acabei de montar um, coloquei motor OS 65 AX, porém ainda não voei pois estou chegando esperar o escapamento pitts, como ainda não voei o ucando, não posso de dar 100% de certeza que pendura, mas acho que da sim, pois o ucando com motor 65 ta muito mais leve que o stick, e o stick, voei ontem a tarde inteira e ele ta subindo uma vertical bonita.
esqueci de mencionar aos demais, na terça feira, peguei um pouco de gasolina pra queimar pra usar a nova no final de semana, liguei ele no bastão, funcionou no quintal com tanque de 270 ml por 42 minutos e 35 segundo, (80% do tempo em marcha lenta) ontem (quarta) no voo eu fiquei 29 minutos e 40 segundos voando praticamente "full"no motor com os mesmos 270 ml de gasosa, posso dizer que valeu cada centavo.
porém...

Ontem nos intervalos do voo, tive que retirar a mufla novamente, passar selante novamente e reapertar, tamanha a vibração e em um dos voos, perti a ponteira de silicone, achei que tinha escapado, mas praminha surpresa não escapou, ele cortou tamanha a vibração, ficando apenas um pedacinho no escape, e depois disso voei mais.
quando cheguei em casa e tirei o aero do carro, fui olhar os parafusos e note que o motor parecia solto, em primeiro momento achei que era a parede de fogo, mas quando vi, o montante estava trincado, dei uma pequena forçadinha acabou de quebrar, portanto, mais uma dica
vamos ficar atento, pois o motorzinho é SHOW, mas vibra muito, é sempre bom checar montantes, escape, emenda da mufla, linkagens entre os voos, não custa nada e não toma quase tempo nenhum, como mencionei antes, ja apagou o motor no voo pois o escape se soltou e vim pro pouso com escape pendurado, fora isso nota 10 no desempenho e nota 1000 no consumo, voei a tarde inteira, (cerca de 5 voos longos, 3 partidas foram no bastão) e gastei praticamente 1 litro de gasolina, tinha feito 2 litros ontem, voltei com metade.
eu também to curioso pra ver esse motor em outros modelos de aero, principalmente no meridian, no meu stick posso dizer que ta um casamento perfeito.
Ah.... continuo com hélice 11x7 e não medi a rpm ainda.

ao amigo que mencionou em fazer o reaperto com escape quente dou a dica pra NÃO fazer isso, com o escape quente pode ser até eficiente, mas garanto que as suas chances de espanar a roscas triplica também, ai se espanar no escape terá que passar m4 em tudo, eu fiz os reapertos de morno pra frio, quente EU NÃO arrisco.
Em constante aprendizado
Avatar do usuário
brunofporto
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Fev 14, 2013 3:19 pm
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por brunofporto »

Ainda um trabalho em andamento.

[img:91edabe89a]https://dl.dropbox.com/u/1267558/IMG_0324_SMALL.jpg[/img:91edabe89a]

Quanto ao aperto a quente, não precisa ser TÃO quente nem TÃO apertado a ponto de estragar o motor :D

É só fazer o reaperto de acordo com o que e quando recomenda o manual, mas ainda "morno".

Pag. 6 do manual:

[quote:91edabe89a]Important: Tighten the muffler screws after five tanks of fuel. The muffler screws may loosen from heat and vibration. It is important that you tighten the muffler through-bolt after each of the first three, full tank engine runs. The heat will cause expansion of the through-bolt and muffler body parts. After the third tightening, no further muffler loosening should occur.[/quote:91edabe89a][/img]
Responder