ViperJet - EDF 120mm - Humberto Melo
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Faz um tempo que desenvolvo uma técnica para fibrar as asas de isopor, já vi alguma coisa similar, mas muito complicado e difícil para a grande maioria...então simplifiquei o processo e o resultado ficou muito legal, então vou mostrar um passo a passo para vocês se deliciarem, hahaha essa foi para acabar com o pequi de Goiás...
Humberto Melo
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Fibrando uma asa de isopor com uma técnica de laminação a frio sem vácuo.
1 - Cortar a asa do bloco de isopor utilizando processo de cnc ou manual a fio quente guardando as sobras da asa (geralmente jogamos fora a parte de cima e de baixo)
[img:2741e48a8c]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02768.jpg[/img:2741e48a8c]
1 - Cortar a asa do bloco de isopor utilizando processo de cnc ou manual a fio quente guardando as sobras da asa (geralmente jogamos fora a parte de cima e de baixo)
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2 - Corte uma chapa de qualquer plastico fino +- 0,3mm (pvc, acetato ou similar) no formato da asa e aplique cera desmoldante nas duas faces.
[img:94eec29bdf]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02769.jpg[/img:94eec29bdf]
[img:94eec29bdf]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02770.jpg[/img:94eec29bdf]
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3 - Coloque a chapa de plastico em cima da capa superior da asa de isopor e em cima um tecido de fibra de vidro (usei um de 110g por metro quadrado)
[img:d46fd90e78]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02771.jpg[/img:d46fd90e78]
[img:d46fd90e78]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02772.jpg[/img:d46fd90e78]
[img:d46fd90e78]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02773.jpg[/img:d46fd90e78]
[img:d46fd90e78]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02775.jpg[/img:d46fd90e78]
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4 - Aplique a resina epoxi rígida de 24 horas no tecido de fibra e espalhe por toda a área, não é para economizar resina o excesso será expulso com a pressão , aplique a resina em cima da asa também.
[img:2a7e18cf46]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02776.jpg[/img:2a7e18cf46]
[img:2a7e18cf46]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02777.jpg[/img:2a7e18cf46]
5- Vire a asa em cima da capa juntando as duas metades.
[img:2a7e18cf46]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02778.jpg[/img:2a7e18cf46]
[img:2a7e18cf46]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02779.jpg[/img:2a7e18cf46]
[img:2a7e18cf46]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02780.jpg[/img:2a7e18cf46]
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5- Vire a asa em cima da capa juntando as duas metades.
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6 - Coloque a capa inferior fechando o "molde" e adicione um peso em cima do sanduíche de asa, dois pacotes de arroz de 5kg resolvem o problema (depois cozinhar o arroz com pequi no almoço, hehehe)
[img:9a9c2f4ac9]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02781.jpg[/img:9a9c2f4ac9]
[img:9a9c2f4ac9]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02782.jpg[/img:9a9c2f4ac9]
[img:9a9c2f4ac9]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02783.jpg[/img:9a9c2f4ac9]
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Agora é só aguardar para a resina curar (24hs), e a metade da asa estará pronta, neste caso o dorso superior da asa, o acabamento ficará liso e brilhante quando desenformado. A parte inferior vai aguardar ate eu definir algumas coisas do projeto, posição do trem de pouso, servos e fiação.
Humberto Melo
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Depois da resina curar é só retirar o plástico, retirar as rebarbas. É quase impossível tirar uma foto decente para ter a real noção do acabamento, é muito bom! nem precisa de lixar...
[img:7dd249660c]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02787.jpg[/img:7dd249660c]
[img:7dd249660c]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02784.jpg[/img:7dd249660c]
[img:7dd249660c]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02790.jpg[/img:7dd249660c]
[img:7dd249660c]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02791.jpg[/img:7dd249660c]
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[img:7dd249660c]http://parkjetdesign.com/photos_videos/ViperJet/DSC02790.jpg[/img:7dd249660c]
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Humberto Melo
Já tinha visto uma técnica semelhante mas usando um material que não encontrei aqui na minha região. Usando plástico comum fica muito mais fácil e, pelo visto, fica fantástico.
Na lateral vai fibrar na mão mesmo?
Disney
Na lateral vai fibrar na mão mesmo?
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A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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