Glow para Gasolina - Conversão Barata?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Não
Se eu mudar 5 graus pra cada lado, fica a mesma coisa. Não muda nada!
Combustível...
Usei metanol comprado pra testes iniciais, pois estava sem óleo. Depois usei etanol anidro com 1/5 de óleo e 1/6 óleo. Ainda não testei com etanol hidratado de posto...
rflight
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 11:43 pm
Localização: Santo andré -SP

Mensagem por rflight »

e aí RGMANICA, rodando o ASP no alcool? quais suas impressoes depois de alguns voos?

mauricio
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Nada de álcool de posto. Não fica bom. Perde muito o motor. Falha bastante também. Não tenho as medidas, mas o motor com álcool anidro rodou parelho com o motor com metanol e glow. Com álcool de posto (hidratado) o motor perdeu bastante rendimento, bastante mesmo... e falha de vez em quando. Não falha ao ponto de apagar, mas dá umas pipocadas no motor.
Avatar do usuário
vosiacki
membro
Mensagens: 241
Registrado em: Sex Dez 29, 2006 2:57 am
Localização: Piracicaba, São Paulo

Mensagem por vosiacki »

[quote:77750c09e1="rgmanica"]Nada de álcool de posto. Não fica bom. Perde muito o motor. Falha bastante também. Não tenho as medidas, mas o motor com álcool anidro rodou parelho com o motor com metanol e glow. Com álcool de posto (hidratado) o motor perdeu bastante rendimento, bastante mesmo... e falha de vez em quando. Não falha ao ponto de apagar, mas dá umas pipocadas no motor.[/quote:77750c09e1]


O que vcs acham de usar o galao de combustível de Bioethanol

[url]http://www.bioetanolfuel.com.br/index.php?pg=5[/url]

Vale a pena a economia? Gostaria de fazer essa conversao num motor OS 91 para helicóptero.....pois nitrometano fica muito caro o valor de cada voo num T REX 700, por exemplo....

A rotação do motor permanece a mesma? Pois como em helicópteros existe a relaçao entre embreagem e a engrenagem do rotor, se o motor perder muito a RPM o rotor principal nao terá a rotação ideal.....como num T REX 700 o motor gira a aproximadamente 15.000RPM pra mandar aproximadamente 1950RPM no rotor principal, tenho essa dúvida quanto a diminuiçao da rpm com a conversao....

Obrigado amigos....
Um abraço e até mais!
TUCANO T27 AFA - Juniaer - RADIO FUT 14SG - REC R6014HS - MOTOR DLE 55CC RA
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

A FOX tem motor a gasolina .50 http://www.foxmanufacturing.com/index.php?main_page=product_info&cPath=142&products_id=1519
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
vosiacki
membro
Mensagens: 241
Registrado em: Sex Dez 29, 2006 2:57 am
Localização: Piracicaba, São Paulo

Mensagem por vosiacki »

[quote:2e24275838="Gilberto"]A FOX tem motor a gasolina .50 http://www.foxmanufacturing.com/index.php?main_page=product_info&cPath=142&products_id=1519[/quote:2e24275838]


Voce tem algum detalher sobre a RPM e potencia do motor?
TUCANO T27 AFA - Juniaer - RADIO FUT 14SG - REC R6014HS - MOTOR DLE 55CC RA
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Não tenho mais informações, seria melhor pesquisar na NET.
emersonsgv
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Mar 21, 2011 9:07 pm
Localização: sao vicente sao paulo

Mensagem por emersonsgv »

boa noite,,,amigos sou novato e nao sei muito bem como fazer perguntas aos usuarios do evoo,mas alguem saberia qual a helice ideal para usar em um motor 25cc gasolina...e quanto de empuxo ele vai ter ,no caso seria para usar em um giles 202 25% swera que pode voar bem nao prescisa ficar para voos 3d. desde já agradeço a todos valeu!
Mano Wanderleu
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sáb Out 16, 2010 8:42 pm
Localização: Santa Maria RS

Mensagem por Mano Wanderleu »

Boa noite a todos.

Fui em um Fim de Semana voados em São Sepé RS e havia um Senhor com um motor Evolution 10cc à gasolina (isso mesmo à gasolina). Foi então que resolvi, após voltar para casa, procurar alguma coisa sobre a conversão de motores Glow para Gasolina ou Alcool pois o galão de Wildcat 10% está custando 80 dilmas, preço quase que proibitivo apra o Hobby.

Então agora vão as perguntas:
1- Tenho dois motores OS 46AX II, um deles pretendo instalar em um Flamingo (para quem não conhece é o precursor do Curiango) que tem mais de 30 anos de idade e seria um pecado lenhar ele por causa de uma conversão... Vale a pena converter um destes motores?
2- Mesmo que tenha perda de RPM com a hélice usualmente utilizada é possível obter a mesma RPM apenas reduzindo o tamanho da hélice ou o passo?
3- Ganhei de presente (isto mesmo... minha esposa me deu aero!!! Ela realmente deve me amar muito!!!) um Piper com um Motor ASP 91 4T e pretendo convertê-lo para gasolina/álcool... Neste caso compensa pelo tipo de aero/motor?

Fico no aguardo!
Mano Wanderleu
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sáb Out 16, 2010 8:42 pm
Localização: Santa Maria RS

Mensagem por Mano Wanderleu »

[quote:2bc7954e20="rgmanica"]Nada de álcool de posto. Não fica bom. Perde muito o motor. Falha bastante também. Não tenho as medidas, mas o motor com álcool anidro rodou parelho com o motor com metanol e glow. Com álcool de posto (hidratado) o motor perdeu bastante rendimento, bastante mesmo... e falha de vez em quando. Não falha ao ponto de apagar, mas dá umas pipocadas no motor.[/quote:2bc7954e20]

Boa noite amigo... Sei de uma técnica capaz de diminuir a quantidade de água presente no Álcool de posto... Basta colocá-lo em uma vasilha e por no freezer de casa... Após um certo tempo a água presente na mistura deverá se congelar pois seu ponto de congelamento é próximo a zero °C e do álcool fica abaixo de -15°C...
Não vai retirar toda a água presente mas vai diminuir a proporção substancialmente...

Vale a pena tentar!

OBS.: Favor não colocar juntamente com alimentos no freezer pois o mesmo pode "contaminar" a comida! Preferencialmente em um recipiente com tampa apra diminuir este risco!!!
Responder