FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Eu já comprei um módulo externo da Flysky para fazer este teste, agora prentendo comprar o Taranis.. mas pelo que li deve funcionar.
Avatar do usuário
cbosp
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Jan 21, 2012 9:37 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagem por cbosp »

[quote:76ed98fcf2="roclombardi"]Pessoal tenho uma duvida ,se eu colocar um modulo externo "flysky" no Taranis eu posso usar só ele para não perder os receptores que já tenho ,dá para alternar entre os dois módulos? ou seja usar os dois alternadamente?
abraços[/quote:76ed98fcf2]
Pode sim
[ ]'s

Cbosp
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:7a662da65c="cbosp"][quote:7a662da65c="roclombardi"]Pessoal tenho uma duvida ,se eu colocar um modulo externo "flysky" no Taranis eu posso usar só ele para não perder os receptores que já tenho ,dá para alternar entre os dois módulos? ou seja usar os dois alternadamente?
abraços[/quote:7a662da65c]
Pode sim[/quote:7a662da65c]

Não só dá para usar os dois alternadamente, como dá para usar os dois ao mesmo tempo, se você quiser pode instalar dois receptores no modelos (um para cada módulo) e configurar o rádio para controla 16 canais independentemente...
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
roclombardi
membro
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jun 15, 2010 8:23 pm
Localização: Macapá- AP

Mensagem por roclombardi »

Muito obrigado pelas respostas amigos ,vou comprar um
abraços
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Então, neste radio qual receiver é melhor usar em um aero 20cc a 30cc ? Pensei em usar algum receiver com telemetria, mas existem pelo menos uns 2 modelos de 8ch para vender, eu dei uma lida lá no site mas não entendi bem quais são as diferenças. Além disto, o que mais é necessário para usar a telemetria ? pq além dos sensores, parece que tem que ter uns outros módulos ? (ou os sensores se conectam direto no RX ?)
E depois, isto aparece no TX normalmente ou tem que adaptar mais algum sistema e/ou hardware ? (tipo no Turnigy que tem que colocar aquela telinha).
Avatar do usuário
cbosp
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Jan 21, 2012 9:37 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Mensagem por cbosp »

Alissongc2000,

São três séries de receptores
V-Series, sem telemetria
D-Series, com telemetria
X-Series, com telemetria e adicional Smart Port, que permite expansão de canais com outros receptores X-Series.

Então se o modelo começar com V, D, ou X, já sabe que tipo é.
Outra opção é consultar o site do fabricante: http://frsky-rc.com/product/category.php?cate_id=17

Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Pessoal, o rádio em si já tem disposição para receber informações de telemetria e exibi-las no display mesmo sem adição de um modulo extra correto?

Comprei um receptor D4R-II e um vario para instalar em um planador... espero que eu não tenha feita caca... rs
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Ou seja, quando vem escrito assim, por exemplo o X6R e nas especificações vem dizendo que ele é 6/16 canais, quer dizer, que ele tem 6 canais, mas pode ir colocando outros receptores (3 no caso) conectados em serie para deixa-lo com 16 canais! Ai provavelmente conecta eles pela saida SBUS ?

Outra dúvida é que se para usar mais que 8 canais ai neste caso você teria que obrigatoriamente usar um outro módulo da FrSky ou não? Porque pelo que o Hidden disse, pelo que entendi, daria para você usar por exemplo um módulo do Turnigy 9X e ai daria para colocar 2 receivers conectados da FrSky para dar os 16chanais e usar mais um outro receiver da HK, por exemplo, para me dar mais 6 canais ? ficando ao todo com 22canais ? Ou isto que pensei é loucura demais ?

Já os receivers da seria D, D8R tem o o modelo II-Plus e o modelo XP ? Pelo que vi o modelo XP ele vem com CPPM e RSSI ! O que seriam estas duas coisas ??


Sh4rk0, esta também é uma das minhas dúvidas.. pelo que estou vendo no site, parece que as portas de telemetria são as que vem na lateral do RX, os modelos de 4ch e 6ch vem um uma porta(A2), já os modelos de 8ch vem com 2 portas (A1 e A2), portanto acredito que para colocar apenas um sensordeve dar certo, já que quiser colocar mais sensores, ai teria que colocar um Sensor HUB.
Parte da minha pergunta tinha sido esta inicialmente, eu achei que sempre teria que colocar o HUB, mas pelo jeito, somente se você precisar colocar mais sensores do que o seu RX permite.
Além disto, tem sensores, que pelo que estou vendo aqui no site, tem protocolo diferente. Por exemplo, o sensor para baterias de LiPo tem que ser conectado em um canal SBUS, ou seja, somente nos RX X alguma coisa.. mas se usar o HUB ai pode ser nos outros RX. acho que é isto.

Infelizmente no caso do vario diz que ele é do tipo SBus, olha o manual:
http://frsky-rc.com/download/view.php?sort=&down=100&file=Manual-Variometer%20Sensor
O manual esta em PDF abre ele e olha na coluna do lado direito abaixo do D8 diz que tem que conectar no Hub para funcionar..

Mas vamos esperar alguem que já tenha ele funcionando dizer certinho como é.
mikaell.
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 7:32 pm
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil

Mensagem por mikaell. »

Escrevi em um outro topico e ninguem me respondeu, escreveram o seguinte:

"Aqui estão as instruções:
Para entrar no modo de programação coloque o acelerador para cima no máximo
1. Ligue o TX.
2. Vai soar um bip que define a plena aceleração (o esc vai recalibrar para reconhecer o máx do acelerador);
3. aguardar os bips - 3seg após o bip inicial em primeiro lugar: (acelerador para a posição off durante a pausa para selecionar a configuração)
4. bip, pausa, bip - Li-Po (cut-off 3v por célula)
5. bip, bip, pausa, beep beep, - Ni-Mh (cut-off de 60% a partir de tensão)
6. bip, bip, bip, pausa, bip, bip, bip-freio alternar ativar / desativar

É isso."

Só q eu fiquei em duvida quanto ao seguinte:

O que seria cut-off de 60% a partir da tensão e o que e o bip freio e alternar ativar / desativar
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

mikaell, aqui estamos conversando de outra coisa...
1o. estude! Pesquise e leia no fórum o que você perguntou que vai encontrar.
2o. pergunte no tópico certo.
3o. ou abra um tópico de acordo com o assunto que esta querendo saber.
Responder