Licença de Operação

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

[quote:fb12f2b080="Edgard"][quote:fb12f2b080="YIVAN"]Ainda falando do seguro se ele só é valido sendo a pista registrada porque o orgão aceita o dinheiro e não orienta o usuario nem contrato envia.[/quote:fb12f2b080]

Porque, teoricamente, o clube responsável por registrar o BRA para o piloto, já fez isto, mas infelizmente não é o que se vê por aí.

O cara chega em um clube e fala.
piloto
- quero tirar o BRA.

clube
- tem que ficar sócio, custa tanto.

piloto
- toma a grana

clube
- tem que pagar a taxa para o registro

piloto
- toma a grana

clube
- você já sabe pilotar?

piloto
- já

clube
- prepara seu modelo, decola, faz uma passada estavel na pista, da um loop e pousa

piloto
faz o solicitado

clube
- Ok, logo logo você recebe o número.

Pronto o cara já está com seu BRA.[/quote:fb12f2b080]

BRA nº14.746

Na minha pista o procedimento é o que o Edgard falou... tirando o loop é claro ^^

Temos 2 instrutores, sendo 1 piloto de avião de verdade....

Os instrutores que liberam o aluno para faser o BRA...

Nossa pista é cadastrada na Cobra e na prefeitura...

Sequimos regras de voo para nao acontecer acidente...

Acho que isso que todos teriam que seguir o que citei. Nosso hobby é perigoso, sejá eletrico, glow ou gasolina. Hoje virou mesmo uma bagunça imensa.

Na questão do valor, eu acho muito barato.
Paguei 90 reais na minha para um seguro anual de 50.000 reais.
Albatroz 60 SuperTigre G-61 / PaulSwany's Mojo 60 Saito FA100 GK / By DX6i - BRA 14.746
Avatar do usuário
gliderzon
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qua Set 10, 2008 4:40 pm
Localização: Osório > rio grande do sul

Mensagem por gliderzon »

meus caros colegas de forum , tava lendo esse topico interessante e polemico, no meu ver acho que deveria ter uma licença sim , mas pra ter uma licença ou carteira , seria necessario algumas aulas teoricas sobre , aerodinamica , teoria de voo, por que pra qualquer tipo de habilitaçao é necessario um curso , como piloto , motorista, enfim , é necessario a pessoa saber om que esta fazendo ou construindo, nao pode sair dando carteira pra qualquer um assim , mas o pais ta virado numa M , aqui no RS se compra carteira do que quiser
ramonRJ
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 7:59 pm
Localização: rio de janeiro

BRA

Mensagem por ramonRJ »

Galera , tenho uma duvida . eu gostaria muito de tirar o BRA , mais não tenho um clube fixo pq viajo muito e levo meus modelos(glow), se eu tirar o BRA em um clube ele sera valido em caso de acidente em outro clube registrado ?

desde ja muito obrigado a todos .
Avatar do usuário
caducunha
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Seg Mar 21, 2005 5:07 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por caducunha »

ramonRJ. A resposta é sim, desde que o clube seja homologado.

Mas para tirar o BRA, até onde sei você terá que se filiar a um clube.
Avatar do usuário
fabiomarcus
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por fabiomarcus »

Uma coisa é ter ou não o BRA, outra é se o papel da instituição é satisfatório ou não.
Atualmente não existe nenhuma segurança nem comprometimento nos clubes em que o BRA é obrigatório. Imagine se não fosse obrigatório. Acredito que é muito mais uma questão de educação e disciplina do ser humano. Afinal, não é só no aeromodelismo que isso acontece.
A instituição está lá, possui local e pessoas conhecidas. Quantos aeromodelistas os procuram para criticar ou dar sugestões?
Não estou aqui para defender ninguém, mas tenho a consciência que quero ser sempre AEROMODELISTA e não piloto de aeromodelo como falamos aqui no RJ. O cara que tira o avião do carro, não dá nem bom dia, reclama que lenhou com o presidente do clube e vai embora. Depois malha o clube e fala mal do presidente para o lojista enquanto compra um avião novo.
Aqui no RJ não temos competições, sabe porque? Não existe interesse. Nem os clubes se falam, não conseguimos nos organizar internamente. Poucas são as iniciativas, certamente de poucos guerreiros que ainda restam. Impera o individualismo.
Avatar do usuário
fabiomarcus
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por fabiomarcus »

RamonRJ, apenas complementando a informação do amigo Caducunha.
No art 17º do Regulamento Geral da COBRA informa com relação a filiação:
"Ser membro de uma entidade de prática filiada e estar em dia com suas obrigações junto a esta, o que lhe permite obter o BRA (Licença Anual de Aeromodelista)..."

abs
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Não adianta ficar discutindo se vale ou não vale a pena ter BRA se você nem é sócio ou tem uma pista por perto que possua a autorização !

Por exemplo, nossa psita em Pato Branco, nunca que sai a autorização, então nao tem motivo algum para mim fazer o BRA.
Simples...

- Se ouvesse uma campanha, alteração de algumas regras para validar sua pista, incentivo maior da parte dos dirigentes, uma renovação, promoções e multirões de regulamentação, e parceria com lojas BRASILEIRAS para trazer novidades e bons preços.
Aiiiii é outro papo !
RodrigoMG
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jul 18, 2012 11:38 am
Localização: Contagem, MG

BRA

Mensagem por RodrigoMG »

Acho que cada um tem seu interesse, recursos e ponto de vista.
Não vejo o BRA como solução, na verdade poderia ser apenas uma forma de retirar mais dinheiro dos interessados no hoby. Penso que acima de tudo deve -se ter bom senso para a prática de qualquer esporte, atividade ou lazer.
O exemplo de um individuo que pratica em área com pessoas transitando na minha opinião é falta de responsabilidade de algum incosequente.
Respeito as pessoas que buscam clubes com toda estrutura (que seria o ideal) e tambem aqueles que praticam em áreas não "estruturadas", Levando em consideração de que temos direitos e deveres. Aeromodelismo é caro e tem poucos lugares estruturados para prática. Não acho certo obrigar uma pessoa a se tornar sócio de um clube, e pagar várias taxas apenas para adquirir um papel com valor para seguradora.
Talvez uma cartilha bem feita com boas praticas ajude muito a informar novos praticantes, mas como bem sabemos existem muitos "sem noção" que mesmo treinados, habilitados, etc... insistem em fazer da pior forma.
Tambem não podemos generalizar dizendo que um amador é irresponsavel ou que um profissional é mercenario. O ideal é a dosagem certa de cada coisa e sempre com bom senso, priorizando a segurança de todos.
Respeito e bom senso sempre evita problemas.
Avatar do usuário
engcomputacao
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sáb Jul 27, 2013 3:33 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP
Contato:

BRA

Mensagem por engcomputacao »

Na minha opinião, acharia favorável o uso do BRA se houvesse controle e fiscalização nos clubes para identificar quem segue as regras de vôo ou não, mas sabemos que nesse hobby qualquer pessoa pode voar em qualquer lugar e não haverá radar para identificar quem está voando ou não. Então, é praticamente impossível controlar todo mundo e mesmo os clubes não exigem mais. Eu vejo todo dia imbecilidades na pista e acho que mesmo que eles tivessem BRA não voariam decentemente. Isso vem de berço.

O dia que limitarem nossas importações e controlarem o que fazemos no hobby, vcs verão que com ou sem BRA estaremos ferrados, porque pelo que estou vendo a alfandega já está barrando alguns produtos do nosso hobby. :oops:
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

É fácil comprar uma vara de pescar. Qualquer um pode comprar. Mas apenas alguns doidos vão pescar numa praia lotada de gente nadando na água pois o anzol pode ferir alguém. Simples!

Ainda assim tem "pescador " que faz isso.


Os irresponsáveis sempre existiram, a popularização não é causa de vôos doidos e nem cria irresponsáveis.
Afinal , quem não conhece gente com equipamento caro mas que não sabe voar direito ou então que voa igual louco !


Na minha opinião a popularização do hobby de modo geral traz mais benefícios do que malefícios.
Responder