Posso alimentar a CDI ignição eletrônica de motor gasolina e receptor com uma só bateria LiFe de 2s 1800mah?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Pedro D. Manhani
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sex Set 07, 2007 7:39 pm
Localização: São Bernardo do Campo

Posso alimentar a CDI ignição eletrônica de motor gasolina e receptor com uma só bateria LiFe de 2s 1800mah?

Mensagem por Pedro D. Manhani »

O manual fala em evitar os dois itens na mesma conexão. Existe uma forma de evitar o uso de duas baterias uma pra cada ítem?
" a vida é breve, o oficio é de aprendizagem longa "
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Posso alimentar a CDI ignição eletrônica de motor gasolina e receptor com uma só bateria LiFe de 2s 1800mah?

Mensagem por LaercioLMB »

Não existe, uma mesma bateria para os dois irá causar interferências elétricas no receptor e irá perder sinal.

Se pudesse, ninguém usaria duas baterias separadas para isso.
A eletrônica do motor tem que ficar bem separada e o mais longe possível da eletrônica do aeromodelo se não, só terá problemas de perda de sinal e ou interferências.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Posso alimentar a CDI ignição eletrônica de motor gasolina e receptor com uma só bateria LiFe de 2s 1800mah?

Mensagem por Raketrinike »

Laercio e sobre usar as baterias separadas, porem uma perto da outra da algum problema? no meu p51 fiz uma mesa atras dos servos só pra colocar as baterias e ajudar no CG..
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Posso alimentar a CDI ignição eletrônica de motor gasolina e receptor com uma só bateria LiFe de 2s 1800mah?

Mensagem por alexcmag »

Eu isolaria o máximo possível, nem que precisasse colocar chumbo na cauda para ajustar o CG.

Outra coisa que é recomendável é usar lincagem de nylon ou fibra de vidro do servo do acelerador para o carburador.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
marciomc
membro
Mensagens: 318
Registrado em: Ter Mai 10, 2011 9:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Re: Posso alimentar a CDI ignição eletrônica de motor gasolina e receptor com uma só bateria LiFe de 2s 1800mah?

Mensagem por marciomc »

Pode usar uma bateria se você usar um i-bec.
O Ibec eu já uso há um bom tempo sem problemas, mas tbm tem o Ignition kill Switch mas não posso dizer se é bom pq nunca usei. Esse Ignition kill tem configuração para 1 ou 2 baterias.

Só acho que dependendo das sua configurações de servo uma única bateria de 1800 pode ser pouco e talvez seja prudente medir o consumo nos primeiros voos. No meu aero 30cc com 6 servos 3305 eu recarrego uma life de 2100 a cada três voos por precaução.

O Ibec que uso e confio é o modelo da TechAero:
http://www.tech-aero.net/ultra-ibec
Keep flying...
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Re: Posso alimentar a CDI ignição eletrônica de motor gasolina e receptor com uma só bateria LiFe de 2s 1800mah?

Mensagem por Lumberjack »

Pedro D. Manhani escreveu:O manual fala em evitar os dois itens na mesma conexão. Existe uma forma de evitar o uso de duas baterias uma pra cada ítem?


Podem fechar o tópico!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
Mauro Sérgio
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Out 15, 2013 5:44 am
Localização: Porto Ferreira - SP

Re: Posso alimentar a CDI ignição eletrônica de motor gasolina e receptor com uma só bateria LiFe de 2s 1800mah?

Mensagem por Mauro Sérgio »

Tenho um aero pequeno com evo 10cc, uso uma unica bateria life 2s 2000 e com linkagem de arame sendo que uso também um TURNIGY 8-15A UBEC com saida de 5v para alimentar os servos e receptor, já uso ha uns 3 meses e não percebi nada estranho.
Responder