Mais um Scout... Realmente um excelente Treinador!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Kubo Sama
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 12:03 am

Mensagem por Kubo Sama »

[quote:65d39b9b2e="fabianomugnol"]:( Amigos acabei de fazer meu Scout, igual a este, só que ficou com 500gr, com bateria, motor e tudo, será que voa?
Fiz ele em deprom com varetas de bambu de reforço e trem de pouso, por isso do peso alto.
Ele está com motor GWS EDP400 relação 3:1 e hélice 10x6, e bateria 3S 1200. :?[/quote:65d39b9b2e]

Voar ele voa, mas não esta numa configuração confortável para um iniciante.
Escolha uma lugar com uma boa área livre e faça as curvas bem abertas.

Agora se puder, faça uma asa de 1,2m, vai lhe proporcionar um voo mais tranquilo.

Boa sorte,
Willian Kubo
Canal 26 - 72,310 Mhz / Canal 42 - 72,630 Mhz / 2.4Ghz
fabianomugnol
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Sex Jul 01, 2005 4:25 pm
Localização: Sapucaia do Sul, RS

Mensagem por fabianomugnol »

[quote:70a2a43d69="Kubo Sama"][quote="fabianomugnol:?[/quote:70a2a43d69]

Voar ele voa, mas não esta numa configuração confortável para um iniciante.
Escolha uma lugar com uma boa área livre e faça as curvas bem abertas.

Agora se puder, faça uma asa de 1,2m, vai lhe proporcionar um voo mais tranquilo.

Boa sorte,[/quote]

Obrigado pela dica Kubo Sama, mas é divido o peso que você diz que não ficou uma configuração confortável para iniciante? Pois as dimensões, o desenho da asa e configuração do motor e hélice fiz conforme você me sugeriu anteriormente.
Quanto ao peso até posso tentar reduzir fazendo um novo com menos reforço, mas acredito que não vai reduzir muito não, pois os equipamentos básicos já dá um bom peso ( bateria de lipo 3S, motor 400 com redução, micro receptor, 2 micro servos, esc )
Avatar do usuário
Kubo Sama
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 12:03 am

Mensagem por Kubo Sama »

[quote:f8ed921257="fabianomugnol"][quote:f8ed921257="Kubo Sama"][quote="fabianomugnol:?[/quote:f8ed921257]

Voar ele voa, mas não esta numa configuração confortável para um iniciante.
Escolha uma lugar com uma boa área livre e faça as curvas bem abertas.

Agora se puder, faça uma asa de 1,2m, vai lhe proporcionar um voo mais tranquilo.

Boa sorte,
Obrigado pela dica Kubo Sama, mas é divido o peso que você diz que não ficou uma configuração confortável para iniciante? Pois as dimensões, o desenho da asa e configuração do motor e hélice fiz conforme você me sugeriu anteriormente.
Quanto ao peso até posso tentar reduzir fazendo um novo com menos reforço, mas acredito que não vai reduzir muito não, pois os equipamentos básicos já dá um bom peso ( bateria de lipo 3S, motor 400 com redução, micro receptor, 2 micro servos, esc )[/quote:f8ed921257]

O problema não é somente o peso e sim a relação peso e área de sustentação (asa), o que chamamos de carga alar.
Com 500g e uma asa de 100cmx17cm a carga alar do aeromodelo fica em 29 g/dm2, o que eu acho muito para um treinador, o ideal e ficar entre 20 e 25. Por isso recomendei fazer uma asa de 120cmx17cm, assim a carga alar passa para 24 g/dm2.

Ou voce faz uma asa maior, ou refaz o modelo tentando deixa-lo mais leve (no máximo tudo 400g)
Willian Kubo
Canal 26 - 72,310 Mhz / Canal 42 - 72,630 Mhz / 2.4Ghz
fabianomugnol
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Sex Jul 01, 2005 4:25 pm
Localização: Sapucaia do Sul, RS

Mensagem por fabianomugnol »

[/quote]

O problema não é somente o peso e sim a relação peso e área de sustentação (asa), o que chamamos de carga alar.
Com 500g e uma asa de 100cmx17cm a carga alar do aeromodelo fica em 29 g/dm2, o que eu acho muito para um treinador, o ideal e ficar entre 20 e 25. Por isso recomendei fazer uma asa de 120cmx17cm, assim a carga alar passa para 24 g/dm2.

Ou voce faz uma asa maior, ou refaz o modelo tentando deixa-lo mais leve (no máximo tudo 400g)[/quote]

Mais uma vez obrigado Kubo Sama, mas vou te encomodar denovo, vou aumentar a asa dele fica mais fácil, você acha que eu cortando ela ao meio e aumentar mais 20cm na parte plana vai funcionar?

Fazendo esse ajuste ele fica com as condições ideais? Ou é melhor fazer tudo denovo permanecendo com as medidas originais e tentar reduzir o peso.
Avatar do usuário
Kubo Sama
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 12:03 am

Mensagem por Kubo Sama »

[quote:2d7c3db63c="fabianomugnol"][/quote:2d7c3db63c]

O problema não é somente o peso e sim a relação peso e área de sustentação (asa), o que chamamos de carga alar.
Com 500g e uma asa de 100cmx17cm a carga alar do aeromodelo fica em 29 g/dm2, o que eu acho muito para um treinador, o ideal e ficar entre 20 e 25. Por isso recomendei fazer uma asa de 120cmx17cm, assim a carga alar passa para 24 g/dm2.

Ou voce faz uma asa maior, ou refaz o modelo tentando deixa-lo mais leve (no máximo tudo 400g)[/quote]

[quote:2d7c3db63c]
Mais uma vez obrigado Kubo Sama, mas vou te encomodar denovo, vou aumentar a asa dele fica mais fácil, você acha que eu cortando ela ao meio e aumentar mais 20cm na parte plana vai funcionar? [/quote:2d7c3db63c]

Sem problema algum, pode fazer...

[quote:2d7c3db63c]
Fazendo esse ajuste ele fica com as condições ideais? Ou é melhor fazer tudo denovo permanecendo com as medidas originais e tentar reduzir o peso.[/quote:2d7c3db63c]

Vá em frente com este modelo, faça apenas o acréscimo na asa e não fique chateado caso voce destrua ele na primeira tentava de voo, é assim mesmo...

Qualquer coisa estamos ai.
Willian Kubo
Canal 26 - 72,310 Mhz / Canal 42 - 72,630 Mhz / 2.4Ghz
Avatar do usuário
FSGALVAO
membro
Mensagens: 1321
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:01 am
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Mensagem por FSGALVAO »

Amigo fique tranquilo, tente sem medo que provavelmente ira quebrar seu primeiro modelo, mas isso faz parte do aprendizado
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1001
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Oi amigos, tenho um Cessna 182 Skylane da Hobby Delivery zerado. Só que veio com um probleminha no servo da asa e eu vou mandar de volta p/ trocar. Aí, hoje eu tava navegando por este site e achei o tutorial do Scout, e resolvi fazê-lo. Comprei isopor PO de 10mm e 25mm e mandei ver. Não é que tá ficando bonitinho? Agora vem a pergunta: Posso colocar toda a eletrônica do Cessna nele? O motor é um 480 DD, bateria nimh 8,4 v, speed 30 A, a hélice tem 18,5 cm de compr. por 1,5 cm de largura, dois micro servos de 9 grs; Se eu botar isso aí ele vôa? Deu 380 grs. de peso completo sem o trem. Qualquer ajuda dos amigos que entendem do assunto é muito bem vinda. Obrigado
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1001
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Tava sem o trem e a bateria, agora tá todo montado e pesando 500 grs certinho. Como ninguém respondeu eu resolvi arriscar e lancei. Resultado, vôa e muito. Ficou meio rapidinho, mas a estabilidade não foi nem um pouco comprometida. É, acho que o Scout nasceu p/ voar bem com qualquer configuração. Parabéns pro cara que o inventou.
Responder