Meu novo projeto, dúvida sobre motor de CD-ROM

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Meu novo projeto, dúvida sobre motor de CD-ROM

Mensagem por Lucas »

Pessoal,

Meu problema é o seguinte:

Estou construindo um Corsair da Guillows, o bicho vai ser meio crítico pois tem apenas 10,5dm2 de área e creio que com menos de 250g de peso ele não fique !

Fiz algumas previsões de peso:

Servos (3, leme, profundor, aileron) - 21g
Bateria (LI-PO GWS 7,4v 1300mAh) 60g
Receptor 10g
Speed (ainda não sei qual usar !) 10g
Motor CD-ROM (não sei o peso exato) 60g
Total equipamentos: 161g ! :shock:

Calculo que o modelo montado pronto pra voar fique em torno de 250-270g, o que dá uma carga alar de 25g/dm2. Eu acho nada mal para um ParkFlyer.

O Odair está me preparando um motor de CD-ROM para eu por nele... só não sei se o motor vai ter potência sufuciente para "virar" uma hélice de 9"... se ele não virar em direct drive estou pensando em usar alguma redução pra motor 280... alguém já usou ? dá certo ?

Quais foram os resultados ?

Alguém sugere algum outro tipo de motorização ?

Valeu !

Lucas
NUNCA se esqueça de que tudo isso é apenas um hobby, e que a finalidade é se divertir...
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Sua conta nao esta fechando... pra que um motor tao potente num aviao tao pequeno???

Motor de CD-ROM pesa 30g já com a helice. Use o motor original Optek com enrolamento original, ima original, unica alteracao fechamento em delta que já vai ser suficiente. Vai girar uma helice 6*3 a uns 12000 rpm, consumindo uns 2A, mais que suficiente.

Sugiro por uma bateria de uns 400-600mAh 2S, que vai pesar de 25 a 35g.

So nisso o peso dos equipamentos já caiu umas 60g...
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

gustabmo escreveu:Sua conta nao esta fechando... pra que um motor tao potente num aviao tao pequeno???

Motor de CD-ROM pesa 30g já com a helice. Use o motor original Optek com enrolamento original, ima original, unica alteracao fechamento em delta que já vai ser suficiente. Vai girar uma helice 6*3 a uns 12000 rpm, consumindo uns 2A, mais que suficiente.

Sugiro por uma bateria de uns 400-600mAh 2S, que vai pesar de 25 a 35g.

So nisso o peso dos equipamentos já caiu umas 60g...


Estou pensando em usar de CD-ROM porque já tenho os bichos em casa... heheheh creio que hélice 6*3 vai ser muito pequena, pois só o Cowl do modelo tem cerca de 5" de diâmetro....

Um pack desses que vc sugeriu vai dar TEORICAMENTE quantos minutos de vôo ?

Quanto ao ESC qual usar ?

Valeu !

Lucas
NUNCA se esqueça de que tudo isso é apenas um hobby, e que a finalidade é se divertir...
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

usei o motor cdrom da optek ligado em delta para o meu vespinha da aerobras e com hélice 6x3 puxa 4.5A mas gera 190g de empuxo. usei uma 5x3 puxando 3.3A com 140g de empuxo e voa melhor, mais rápido, porque a carga alar ficou na ordem de 24g/dm2 (6.2dm2 de asa e 150g de peso) e bateria e-tec 2s 450mah.
alguém me falou que o fato do cowling ser quase do tamanho da hélice não é tanto problema assim :shock: gostaria de saber por que!
Beto
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

usei o esc cc phoenix 10 e o modelo já fez vários voos da ordem de 15 a 18 minutos
Beto
Avatar do usuário
Evoo
Equipe E-voo.com
Mensagens: 253
Registrado em: Sex Out 15, 2004 11:57 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Evoo »

gustabmo escreveu:Sua conta nao esta fechando... pra que um motor tao potente num aviao tao pequeno???

Motor de CD-ROM pesa 30g já com a helice. Use o motor original Optek com enrolamento original, ima original, unica alteracao fechamento em delta que já vai ser suficiente. Vai girar uma helice 6*3 a uns 12000 rpm, consumindo uns 2A, mais que suficiente.

Sugiro por uma bateria de uns 400-600mAh 2S, que vai pesar de 25 a 35g.

So nisso o peso dos equipamentos já caiu umas 60g...


Gustavo,
Tirou gramas do motor e ampéres do consumo. Com 6x3 o optreco puxa mais de 4 amps com 2s. E sozinho o bichinho já beira 40 gramas. Até é um bom motor, mas os modelos de cdrom mais novos vêm motores muito melhores e mais leves, que também requerem pouco trampo. Os modelos com velocidade de 50x ou mais são os the best! :P
Anexos
Tabela.gif
Tabela.gif (13.92 KiB) Exibido 4235 vezes
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

betocastrucci escreveu:usei o motor cdrom da optek ligado em delta para o meu vespinha da aerobras e com hélice 6x3 puxa 4.5A mas gera 190g de empuxo. usei uma 5x3 puxando 3.3A com 140g de empuxo

Ops, falei besteira entao.

O meu aviao Ditinho usa motor original com enrolamento estrela e helice 4.7*2.4 e consome 2A. Realmente nao sei onde eu estava com a cabeca quando disse que delta com 6*3 consumiria 2A, mas a solucao com a 5*3 ou mesmo com fechamento em estrela parece interessante.

alguém me falou que o fato do cowling ser quase do tamanho da hélice não é tanto problema assim :shock: gostaria de saber por que!

Tive essa ideia agora... Deve ser porque o fluxo de ar nao deve sair perpendicular ao plano da helice e sim angulado pra fora devido à rotacao, fazendo um formato de cone.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

evoo escreveu:Com 6x3 o optreco puxa mais de 4 amps com 2s. E sozinho o bichinho já beira 40 gramas.

Concordo que falei besteira quanto ao consumo, mas o peso eu tenho certeza pois pesei cada decimo de grama pra fazer o Ditinho.

Talvez 40 gramas com aquele seu enrolamento que tem cobre saindo pelo ladrao, sera' que nao e' isso? Eu pesei com o enrolamento original.

Tamebm tem que ver o quanto voce mantem daquela placa de fixacao do motor original, pois ela é pesada pra xuxu.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2107
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Só o CDROM reenrolado com montante de tubinho de alumínio deu 20gr.
Acabei de pesar.
Realmente aquela plaquinha pesa pacas.
Eu arranco fora, e se quiser montar parafusado ou colado na parede de fogo é só colar uma rodelinha de servo standard na outra ponta do tubinho.
Quanto à hélice ficar quase dentro da carenagem pude comprovar isso no meu Corsair (Glow) onde a hélice (12x6) ficava só com as pontinhas brancas (Master airscrew) para fora e o modelo voava divinamente.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Odair Justo escreveu:Só o CDROM reenrolado com montante de tubinho de alumínio deu 20gr.
Acabei de pesar.
Realmente aquela plaquinha pesa pacas.
Eu arranco fora, e se quiser montar parafusado ou colado na parede de fogo é só colar uma rodelinha de servo standard na outra ponta do tubinho.
Quanto à hélice ficar quase dentro da carenagem pude comprovar isso no meu Corsair (Glow) onde a hélice (12x6) ficava só com as pontinhas brancas (Master airscrew) para fora e o modelo voava divinamente.


Odair,
tenho a maior dificuldade com o modo de prender esses motores. como voce prende essa rodelinha de servo standard? tem fotos?
o meu pesou com hélice, parafuso (eixo da hélice) e spinner da gws (do eps100) 40g, com um resto da chapinha que usei para colar na parede de fogo do vespinha.

Gustavo,
com o enrolamento original e estrela original com a 6x3 consumiu 1.2A (80g de empuxo) e com a 5x3 1.0A (70g de empuxo), mas ligado em delta (maior kv) ele aproveita melhor a carga da bateria e acabou aumentando e muito a autonomia de voo (12 min x 18 min) pois voa-se com o acelerador a meio stick, que pelos meus testes consome a mesma coisa que em estrela para empuxo semelhante, basta não abusar do excedente de potência :D
Anexos
o motor prontinho com spinner gws
o motor prontinho com spinner gws
vespa03.JPG (47.79 KiB) Exibido 6301 vezes
a chapinha recortada e colada na parede de fogo com ca
a chapinha recortada e colada na parede de fogo com ca
vespa04.JPG (46.83 KiB) Exibido 6297 vezes
Beto
Responder