StarCessna400 em depron - Construção com fotos
- Everton de Castro
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- Alefrangel
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Pessoal acabei de postar isto no tópico do “Scout Construção Passo a Passo”, mas como este tópico também é um dos que mais os novatos se baseiam para construir o primeiro aeromodelo (inclusive eu), decidi transcrever neste post a mesma mensagem sobre a experiência do primeiro vôo com o intuito de agregar informações para que não cometam o erro que cometi:
“Como prometi, segue a filmagem da primeira tentativa de vôo do Scout, que por sinal, foi uma grande lenha... No domingo tive que consertar bastante o avião para decolar tive ajuda de um pessoal que tinha na pista de aeromodelismo e até que enfim ele voou beleza e no final consegui até pousar com trem de pouso.
Os dois grandes erros que considero que cometi na minha primeira tentativa foram os seguintes:
1 - Eu mesmo tentei arremeçar o avião, desta forma até que eu assumisse o rádio com as duas mãos, já seria tarde pra tentar contornar qualquer situação, caso algo desse errado na decolagem (o que era bem provável, uma vez que ñão conhecia o avião e nunca tinha voado).
2- Não ter feito um teste de planeio do aeromodelo. No domingo tinha um pessoal com bastante experiência e fizeram este teste antes do vôo, que consiste no seguinte: Você sai correndo com o avião suspenso no alto em uma das mãos e solta ele um pouquinho e vai acompanhando o planeio dele correndo e o segura antes tocar no chão. Desta forma já dá pra perceber se o CG está correto e se está tendendo para um dos lados. No meu caso foi só ajustar os trims. ”
Aí seguem os links dos vôos:
Primeira tentativa no sábado (Lenha):
http://www.youtube.com/watch?v=ObGtsFcNbMg
Primeiro vôo no domingo:
http://www.youtube.com/watch?v=bdvp4Z2mxuQ
Segundo vôo domingo:
http://www.youtube.com/watch?v=C4oNp7YlVrY
Na próxima vez vou ver se filmo o teste de planeio para colocar no fórum:
Grande abraço a todos.
Alessandro.
“Como prometi, segue a filmagem da primeira tentativa de vôo do Scout, que por sinal, foi uma grande lenha... No domingo tive que consertar bastante o avião para decolar tive ajuda de um pessoal que tinha na pista de aeromodelismo e até que enfim ele voou beleza e no final consegui até pousar com trem de pouso.
Os dois grandes erros que considero que cometi na minha primeira tentativa foram os seguintes:
1 - Eu mesmo tentei arremeçar o avião, desta forma até que eu assumisse o rádio com as duas mãos, já seria tarde pra tentar contornar qualquer situação, caso algo desse errado na decolagem (o que era bem provável, uma vez que ñão conhecia o avião e nunca tinha voado).
2- Não ter feito um teste de planeio do aeromodelo. No domingo tinha um pessoal com bastante experiência e fizeram este teste antes do vôo, que consiste no seguinte: Você sai correndo com o avião suspenso no alto em uma das mãos e solta ele um pouquinho e vai acompanhando o planeio dele correndo e o segura antes tocar no chão. Desta forma já dá pra perceber se o CG está correto e se está tendendo para um dos lados. No meu caso foi só ajustar os trims. ”
Aí seguem os links dos vôos:
Primeira tentativa no sábado (Lenha):
http://www.youtube.com/watch?v=ObGtsFcNbMg
Primeiro vôo no domingo:
http://www.youtube.com/watch?v=bdvp4Z2mxuQ
Segundo vôo domingo:
http://www.youtube.com/watch?v=C4oNp7YlVrY
Na próxima vez vou ver se filmo o teste de planeio para colocar no fórum:
Grande abraço a todos.
Alessandro.
- aleotavares
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- Registrado em: Sex Ago 14, 2009 1:24 am
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Boa tarde, sou novo neste forum e no aeromodelismo.
Gostaria de começar construindo este modelo em depron.
Gostaria de saber se teria como substituir o depron 4mm das nervuras da asa por algum outro material, pois o depron 4mm só é utilizado nas nervuras.
Gostaria de aproveitar este post pra parabenizar o pessoal envolvido neste tutorial pela clareza e objetividade.
obrigado a todos.
Gostaria de começar construindo este modelo em depron.
Gostaria de saber se teria como substituir o depron 4mm das nervuras da asa por algum outro material, pois o depron 4mm só é utilizado nas nervuras.
Gostaria de aproveitar este post pra parabenizar o pessoal envolvido neste tutorial pela clareza e objetividade.
obrigado a todos.
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- Gustavo Murad
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- Mensagens: 2866
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[quote:397595dccf="aleotavares"]Boa tarde, sou novo neste forum e no aeromodelismo.
Gostaria de começar construindo este modelo em depron.
Gostaria de saber se teria como substituir o depron 4mm das nervuras da asa por algum outro material, pois o depron 4mm só é utilizado nas nervuras.
Gostaria de aproveitar este post pra parabenizar o pessoal envolvido neste tutorial pela clareza e objetividade.
obrigado a todos.[/quote:397595dccf]
Vários materias podem substituir.
Balsa, Caixeta e até isopor.
A balsa teria que fazer perfis finos, de balsa de no máximo 1/8".
A caixeta (aquela madeira de caixa de fruta) teriam que ser feitos furos no meio para aliviar peso.
Com isopor teriam que ser perfis maiores que 4mm, talvez 1cm
Gostaria de começar construindo este modelo em depron.
Gostaria de saber se teria como substituir o depron 4mm das nervuras da asa por algum outro material, pois o depron 4mm só é utilizado nas nervuras.
Gostaria de aproveitar este post pra parabenizar o pessoal envolvido neste tutorial pela clareza e objetividade.
obrigado a todos.[/quote:397595dccf]
Vários materias podem substituir.
Balsa, Caixeta e até isopor.
A balsa teria que fazer perfis finos, de balsa de no máximo 1/8".
A caixeta (aquela madeira de caixa de fruta) teriam que ser feitos furos no meio para aliviar peso.
Com isopor teriam que ser perfis maiores que 4mm, talvez 1cm
- aleotavares
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Ajuda!
Olá pessoal, como vão?
Gostaria de saber como fazer as articulações do profundor e leme, não ficou muito claro para mim. Devo cortá-los e grudar com fita???
Além disso, gostaria de saber como pinto o depron. Se encapá-lo com fita de entelar ele ficará muito pesado??
Gostaria de saber como fazer as articulações do profundor e leme, não ficou muito claro para mim. Devo cortá-los e grudar com fita???
Além disso, gostaria de saber como pinto o depron. Se encapá-lo com fita de entelar ele ficará muito pesado??
- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
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Links
carlosbrochinejr,
As "articulações", que chamamos de dobradiças, podem ser feita usando só uma fita larga, mas antes você temque fazer um corte lateral em uma das partes móveis, como no desenho que fiz e vou colocar abaixo.
No desenho o tracejado vermelho é o local onde você deve cortar, e o azul é a fita sobre as 2 partes para fazer a dobradiça, deve-se fazer assim para as partes móveis (leme, profundor) terem movimento para os 2 lados.
Para pintar o depron pode-se usar tinta acrílica, ou spray para isopor, cuidado pois outras tintas em Spray corroem o Depron!
Pode-se usar fita para entelar sim, aumenta um pouco o peso mas é muito pouco e não fara diferença no seu aeromodelo.
Se quiser pode usar até "Vinil" (Contact colorido vendido em papelarias) que é mais pesado que fita, que ainda vai ficar bom.
As "articulações", que chamamos de dobradiças, podem ser feita usando só uma fita larga, mas antes você temque fazer um corte lateral em uma das partes móveis, como no desenho que fiz e vou colocar abaixo.
No desenho o tracejado vermelho é o local onde você deve cortar, e o azul é a fita sobre as 2 partes para fazer a dobradiça, deve-se fazer assim para as partes móveis (leme, profundor) terem movimento para os 2 lados.
Para pintar o depron pode-se usar tinta acrílica, ou spray para isopor, cuidado pois outras tintas em Spray corroem o Depron!
Pode-se usar fita para entelar sim, aumenta um pouco o peso mas é muito pouco e não fara diferença no seu aeromodelo.
Se quiser pode usar até "Vinil" (Contact colorido vendido em papelarias) que é mais pesado que fita, que ainda vai ficar bom.
- Anexos
-
- Vermelho = corte
Azul = fita - Link_fita.GIF (1.43 KiB) Exibido 24521 vezes
- Vermelho = corte