esquema para motor com escova
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esquema para motor com escova
pesso ajuda aos colegas, sobre como é o esquema de ligação de motores com escova, que parece não usar o ESC. obrigado pela informação
- Marco Antonio
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- jose.bissaco
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- Bruno M Siqueira
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Na verdade para este tipo de motor não é obrigatório o ESC, dependendo da finalidade é claro.
Pois se você ligar uma fonte de corrente contínua como uma ou duas pilhas ele irá funcionar, então você poderia usar um circuito mais simples, do tipo liga-desliga, com um relé, transistor ou similar, mas não teria o controle da rotação do motor, apenas o controle dele ligado ou não.
Pois se você ligar uma fonte de corrente contínua como uma ou duas pilhas ele irá funcionar, então você poderia usar um circuito mais simples, do tipo liga-desliga, com um relé, transistor ou similar, mas não teria o controle da rotação do motor, apenas o controle dele ligado ou não.
- Marco Antonio
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Bom... Realmente se for só ligar, mas se for querer controlar precisa ou vai ter um motor ou ligado ou desligado, se usar um resistor como divisor vai ter controle de velocidade mas também vai perder potencia de forma desnecessária.
A pergunta é tão óbvia que eu nem imagino que alguém não saiba que não sabe ligar um motor escovado.
A pergunta é tão óbvia que eu nem imagino que alguém não saiba que não sabe ligar um motor escovado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Bruno M Siqueira
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Pois é Marco, certas coisas são tão simples pra gente que ficamos espantados de como os outros podem desconhecer. Me parece que neste país a disparidade no nível de educação/conhecimento de seus habitantes é ainda maior do que suas grandes dimensões geográficas.
Rubem, de uma olhada neste link caso não conheça realmente o funcionamento de um motor elétrico escovado: http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-eletrico.htm
Se souber inglês pode dar uma lida aqui também: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=783582
sds!
Rubem, de uma olhada neste link caso não conheça realmente o funcionamento de um motor elétrico escovado: http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-eletrico.htm
Se souber inglês pode dar uma lida aqui também: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=783582
sds!
- jose.bissaco
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- alexcmag
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O problema é que a bateria não acaba de vez como o combustível, a tensão vai caindo até um ponto em que não dá mais para voar, mas neste ponto o motor ainda pode estar rápido demais para pousar, se trouxer para o pouso e colocar no chão o restinho da bateria vai deixar o motor girando e o aero correndo pista até bater em alguma coisa.
Tudo isto para economizer 80 conto...
Tudo isto para economizer 80 conto...
- motta
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A evolução dos componentes para uso nos nossos modelos eltricos foi e esta sendo rápida, a pouco tempo atraz se usava um servo e uma chave para ligar e desligar motors escovados, tanto que até nos modelos vendidos por fábricas vinham assim, caso dos modelos da cox se não me engano, até poucos dias atraz me foi apresentado um modelo destes que deve estar com o pedro. O sistema é assim, o radio ainda é de toque, só botões não tem stick e é mixado, apertou direita ou esquerda para movimentar o leme e já o profundor vem junto, não é de muito tempo atraz não.
Eu comparo o uso de motores escovados nos nossos modelos hoje a usar atuamente um computador pentiun 100, tem gente que usa, para máquina cnc, com o programa cenece não é necessário um computador maior.
Só como comentário, hoje com 80,00 como comentou o alex, se compra um motor e esc brushless com melhor rendimento. Computadores bem melhores estão sendo descartados.
motta
A evolução dos componentes para uso nos nossos modelos eltricos foi e esta sendo rápida, a pouco tempo atraz se usava um servo e uma chave para ligar e desligar motors escovados, tanto que até nos modelos vendidos por fábricas vinham assim, caso dos modelos da cox se não me engano, até poucos dias atraz me foi apresentado um modelo destes que deve estar com o pedro. O sistema é assim, o radio ainda é de toque, só botões não tem stick e é mixado, apertou direita ou esquerda para movimentar o leme e já o profundor vem junto, não é de muito tempo atraz não.
Eu comparo o uso de motores escovados nos nossos modelos hoje a usar atuamente um computador pentiun 100, tem gente que usa, para máquina cnc, com o programa cenece não é necessário um computador maior.
Só como comentário, hoje com 80,00 como comentou o alex, se compra um motor e esc brushless com melhor rendimento. Computadores bem melhores estão sendo descartados.
motta
[], motta
[quote:7173c36152="jose.bissaco"]Naõ sei se da em um aero usar como em alguns glows se não me engano, que ficavam full até acabar o combustível.[/quote:7173c36152]
[quote:7173c36152="alexcmag"]O problema é que a bateria não acaba de vez como o combustível, a tensão vai caindo até um ponto em que não dá mais para voar, mas neste ponto o motor ainda pode estar rápido demais para pousar, se trouxer para o pouso e colocar no chão o restinho da bateria vai deixar o motor girando e o aero correndo pista até bater em alguma coisa.
Tudo isto para economizer 80 conto...[/quote:7173c36152]
Bom... a muuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo atrás... na era das baterias Ni-Cd e motor escovado, havia uma alternativa relativamente simples e acessível: Auto-cutoff.
Já vi os mais variados equipamentos caseiros para isso tambem... desde um circuito que desligava o motor quando a tensão baixava além de um certo ponto ou com timer, até o uso de servo como "chave", que podia parecer caro, mas vários Tx já vinham com a 4 servos STD, o suficiente para maioria dos aviões.
Para projetos mais simples, o auto-cutoff até funciona... mas os ESC são muito baratos atualmente... acho que trocar ESC para economizar, seria uma economia porca em vários projetos.
O Alex foi até bonzinho... com 40 reais dá pegar um ESC brushed.
E por 50 pratas tu consegue um brushless muito mais leve e potente junto com um ESC para ele... :D
[quote:7173c36152="alexcmag"]O problema é que a bateria não acaba de vez como o combustível, a tensão vai caindo até um ponto em que não dá mais para voar, mas neste ponto o motor ainda pode estar rápido demais para pousar, se trouxer para o pouso e colocar no chão o restinho da bateria vai deixar o motor girando e o aero correndo pista até bater em alguma coisa.
Tudo isto para economizer 80 conto...[/quote:7173c36152]
Bom... a muuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo atrás... na era das baterias Ni-Cd e motor escovado, havia uma alternativa relativamente simples e acessível: Auto-cutoff.
Já vi os mais variados equipamentos caseiros para isso tambem... desde um circuito que desligava o motor quando a tensão baixava além de um certo ponto ou com timer, até o uso de servo como "chave", que podia parecer caro, mas vários Tx já vinham com a 4 servos STD, o suficiente para maioria dos aviões.
Para projetos mais simples, o auto-cutoff até funciona... mas os ESC são muito baratos atualmente... acho que trocar ESC para economizar, seria uma economia porca em vários projetos.
O Alex foi até bonzinho... com 40 reais dá pegar um ESC brushed.
E por 50 pratas tu consegue um brushless muito mais leve e potente junto com um ESC para ele... :D
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
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