esquema para motor com escova

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
rubemjpradella
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Mai 21, 2009 8:31 pm
Localização: Bagé Rio Grande do Sul

esquema para motor com escova

Mensagem por rubemjpradella »

pesso ajuda aos colegas, sobre como é o esquema de ligação de motores com escova, que parece não usar o ESC. obrigado pela informação
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Claro que usa... Quem te disse que não?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
jose.bissaco
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:03 pm
Localização: SUZANO - SP
Contato:

Mensagem por jose.bissaco »

[quote:5636e9eee1="Marco Antonio"]Claro que usa... Quem te disse que não?[/quote:5636e9eee1]
[2]
Voar é arte e cair faz parte!
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

Na verdade para este tipo de motor não é obrigatório o ESC, dependendo da finalidade é claro.

Pois se você ligar uma fonte de corrente contínua como uma ou duas pilhas ele irá funcionar, então você poderia usar um circuito mais simples, do tipo liga-desliga, com um relé, transistor ou similar, mas não teria o controle da rotação do motor, apenas o controle dele ligado ou não.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Bom... Realmente se for só ligar, mas se for querer controlar precisa ou vai ter um motor ou ligado ou desligado, se usar um resistor como divisor vai ter controle de velocidade mas também vai perder potencia de forma desnecessária.
A pergunta é tão óbvia que eu nem imagino que alguém não saiba que não sabe ligar um motor escovado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

Pois é Marco, certas coisas são tão simples pra gente que ficamos espantados de como os outros podem desconhecer. Me parece que neste país a disparidade no nível de educação/conhecimento de seus habitantes é ainda maior do que suas grandes dimensões geográficas.

Rubem, de uma olhada neste link caso não conheça realmente o funcionamento de um motor elétrico escovado: http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-eletrico.htm

Se souber inglês pode dar uma lida aqui também: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=783582

sds!
Avatar do usuário
jose.bissaco
membro
Mensagens: 861
Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:03 pm
Localização: SUZANO - SP
Contato:

Mensagem por jose.bissaco »

Naõ sei se da em um aero usar como em alguns glows se não me engano, que ficavam full até acabar o combustível.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O problema é que a bateria não acaba de vez como o combustível, a tensão vai caindo até um ponto em que não dá mais para voar, mas neste ponto o motor ainda pode estar rápido demais para pousar, se trouxer para o pouso e colocar no chão o restinho da bateria vai deixar o motor girando e o aero correndo pista até bater em alguma coisa.

Tudo isto para economizer 80 conto...
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

.

A evolução dos componentes para uso nos nossos modelos eltricos foi e esta sendo rápida, a pouco tempo atraz se usava um servo e uma chave para ligar e desligar motors escovados, tanto que até nos modelos vendidos por fábricas vinham assim, caso dos modelos da cox se não me engano, até poucos dias atraz me foi apresentado um modelo destes que deve estar com o pedro. O sistema é assim, o radio ainda é de toque, só botões não tem stick e é mixado, apertou direita ou esquerda para movimentar o leme e já o profundor vem junto, não é de muito tempo atraz não.
Eu comparo o uso de motores escovados nos nossos modelos hoje a usar atuamente um computador pentiun 100, tem gente que usa, para máquina cnc, com o programa cenece não é necessário um computador maior.

Só como comentário, hoje com 80,00 como comentou o alex, se compra um motor e esc brushless com melhor rendimento. Computadores bem melhores estão sendo descartados.

motta
[], motta
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:7173c36152="jose.bissaco"]Naõ sei se da em um aero usar como em alguns glows se não me engano, que ficavam full até acabar o combustível.[/quote:7173c36152]

[quote:7173c36152="alexcmag"]O problema é que a bateria não acaba de vez como o combustível, a tensão vai caindo até um ponto em que não dá mais para voar, mas neste ponto o motor ainda pode estar rápido demais para pousar, se trouxer para o pouso e colocar no chão o restinho da bateria vai deixar o motor girando e o aero correndo pista até bater em alguma coisa.

Tudo isto para economizer 80 conto...[/quote:7173c36152]

Bom... a muuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo atrás... na era das baterias Ni-Cd e motor escovado, havia uma alternativa relativamente simples e acessível: Auto-cutoff.

Já vi os mais variados equipamentos caseiros para isso tambem... desde um circuito que desligava o motor quando a tensão baixava além de um certo ponto ou com timer, até o uso de servo como "chave", que podia parecer caro, mas vários Tx já vinham com a 4 servos STD, o suficiente para maioria dos aviões.

Para projetos mais simples, o auto-cutoff até funciona... mas os ESC são muito baratos atualmente... acho que trocar ESC para economizar, seria uma economia porca em vários projetos.

O Alex foi até bonzinho... com 40 reais dá pegar um ESC brushed.

E por 50 pratas tu consegue um brushless muito mais leve e potente junto com um ESC para ele... :D
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Responder