Como proceder para testar o speed control motor e bateria?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Ciro Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 6:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Como proceder para testar o speed control motor e bateria?

Mensagem por Ciro Neto »

Prezados colegas, gostaria de saber como procedo para testar o conjunto bateria, speed control e motor na bancada, tendo em vista que fiz um teste preliminar por tres minutos com 40% do stick do acelerador(1/2 motor) e meu esc queimou dois fets, por superaquecimento.
Equipamento: motor 2822, speed control 25-30A Hobbyking e bateria 3s zappy.
Agradeço, se tiver alguém que entenda de eletrônica que possa me explicar por quê o esc queimou?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Santa Tartaruga, que mania de perguntar sem passar todas as informações. Acho que pensam que somos adivinhos, se fôssemos adivinhos, estaríamos todos ricos.

Qual hélice foi usada e que bateria foi usada?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Ciro Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 6:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ciro Neto »

Desculpe nossa falha, helice 9x5 e bateria 3s 1500mha 20c.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

3S e 9x5 ? Já respondeu a sua própria pergunta...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

A hélice 9X5 só dá certo se for a GWS9050HD, se usar outra marca, babaus.
O ESC HK, com essa coisa de 25 - 30 e essas baboseiras, ou é 25 ou é 30, o melhor é comprar um ESC bom de 25A e não essas bombas baratas dos ESC HK.
Para você ter uma idéia, se quer um ESC com capacidade de 25A, compre um HK 40A e não um 25-30, é bomba na certa, pois na maioria das vezes um 25-30, se tiver a capacidade de 20A é muito.

Esse é o problema da maioria que quer comprar o mais barato possível.
Pode dar um jeito de economizar, mas nunca economizar ao extremo, pois é um ditado que todos conheçem, o barato sai caro, mas mesmo assim insistem em errar novamente e aí vem outro ditado, errar é humano, cometer mais de uma vez o mesmo erro, é burrice.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

não gosto dos esc da "castle" são caros e ja perdi equipamento com essa marca , atualmente uso ESC E-MAX 25,30 e 50 amperes este esc tem a plaquinha de configuração e não são caros, compro por aqui mesmo pelo simples fato que se der problema a loja troca.
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, os ESC's que uso são somente os Turnigy, podem não serem os melhores, mas nunca os uso em seu limite. Se o consumo do motor é de 18A e pico máximo de 25A, trato logo de usar no mínimo um de 30A.
Esse é um detalhe muito importante, sempre sabermos o pico máximo de um motor para escolher um ESC e o melhor e mais confiável para isso é comprar equipamentos, como um wattimetro por exemplo.
Para ter uma idéia, o motor que eu uso no momento, um TR3530 1100, nas especificações dele, é para trabalhar entre 10A e 15A e um pico de 20A já seria muito para ele, mas o meu está trabalhando em torno de 18A e com picos de 27A, sendo assim, o que poderia ser usado um ESC de 25A já que o consumo dele fala em 15A, em pico máximo chegando a 27A, o ESC de 25A estaria seguidas vezes trabalhando acima do limite e por esse motivo, troquei o ESC de 25A por um de 30A antes que o de 25A viesse a dar problemas, pois não esperei queimar o de 25A para comprar o de 30A.
No site http://www.bungymania.com/ fala até em picos de 30A, mas a hélice que uso não dá isso, mas já seria demais para o motor se ele chegasse a dar 30A de pico, a vida útil dele seria beeeeeeeeem curta.
Os picos máximos para aqueles que não se deram conta ainda, acontecem sempre quando aceleramos para a decolagem, pois levantamos o stick rapidamente e não devagar, acelerando rapidamente, o consumo vai lá em cima e é aí que aparece o pico máximo de consumo e quando estamos voando, tiramos motor e ao acelerar novamente, por fazermos isso na maioria das vezes de forma brusca, o pico de consumo sobe de novo acima do normal, se acelerarmos e desacelerarmos gradativamente sempre, dificilmente teremos esses picos altos, mas se estamos sujeitos a isso, devemos sempre ter um ESC com capacidade superior ao pico máximo de consumo do motor, nunca nos baseando somente no consumo nominal do motor, que no meu caso é de 15A pela especificação do fabricante.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Ciro Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 6:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Speed Control..

Mensagem por Ciro Neto »

Láercio e demais colegas, agradeço as explicações, me elucidou totalmente minhas dúvidas. Eu particularmente gosto de usar pecas superdimensionadas. Aonde posso encontrar estes Escs da Turnigy na cidade de são Paulo para comprar?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Speed Control..

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:b2501e6c37="Ciro Neto"]Láercio e demais colegas, agradeço as explicações, me elucidou totalmente minhas dúvidas. Eu particularmente gosto de usar pecas superdimensionadas. Aonde posso encontrar estes Escs da Turnigy na cidade de são Paulo para comprar?[/quote:b2501e6c37]

O DOCA-SP deve ter, ele é usuário aqui do fórum.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
mikedundee
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Mar 05, 2011 11:07 pm
Localização: Salvador, BA

Mensagem por mikedundee »

olá pessoal,

como também é minha primeira vez, eu gostaria da opniao de voces se comprei os equipamentos certos:

Aviao: F-15 - depron 4mm
motor: Turnigy C1826 Micro brushless Outrunner 2400kv (18g)
hélices: GWS EP Propeller (RD-8060 203x152mm) e (RD-6050 152x125mm) OBS: comprei dois modelos pq nao sabia qual realmente eu ia usar, coisa de piloto de primeira viagem mesmo :)
ESC: HobbyKing 30A BlueSeries Brushless Speed Controller (já vi de cara que não foi uma boa compra o ESC devido ao que falaram do HK, mas a compra nao foi pensando no preço, foi falta de experiencia mesmo)
Bateria: Rhino 1550mAh 2S1P 25C Lipoly Pack

O que posso mudar ou melhorar ?

abracos.
Responder