Rádio para Iniciantes

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
GuiBap
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Abr 09, 2011 9:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Rádio para Iniciantes

Mensagem por GuiBap »

Boa noite pessoal.
Sou iniciante no aeromodelismo, por isso estou pesquisando os materias usados para fazer meu primeiro avião :D. Eu estava procurando algum rádio usado por iniciantes para comprar, e achei esse no ebay: http://cgi.ebay.com/Futaba-4YF-4-Channel-2-4GHz-Sport-FHSS-Tx-Rx-FUTK4200-/330551284746?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item4cf664540a

Gostaria de saber se é um bom rádio para começar ?
Se não, poderia me indicar algum ?

Abração a todos ! excelente forum.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Um bom rádio, seria o Turnigy 9x da HK,

Se quiser investir mais... tem rádios airtronics, hitec e etc,

Além disso, esse rádio ta meio caro pra um modelo bem ultrapassado... Da uma olhada nos rádios 6ch da Airtronics e da Hitec... devem sair quase a mesma coisa e muito mais recurso :D
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Re: Rádio para Iniciantes

Mensagem por The Borba »

[quote:ac03702a1e="GuiBap"]Boa noite pessoal.
Sou iniciante no aeromodelismo, por isso estou pesquisando os materias usados para fazer meu primeiro avião :D. Eu estava procurando algum rádio usado por iniciantes para comprar, e achei esse no ebay: http://cgi.ebay.com/Futaba-4YF-4-Channel-2-4GHz-Sport-FHSS-Tx-Rx-FUTK4200-/330551284746?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item4cf664540a

Gostaria de saber se é um bom rádio para começar ?
Se não, poderia me indicar algum ?

Abração a todos ! excelente forum.[/quote:ac03702a1e]

Olá GuiBap, pega este http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=12_41&products_id=3065 é preço de rádio básico, porém tem 5 canais, mixagens e memória para 3 modelos, assim você já vai acostumando com rádios computadorizados. Abraço!
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
GuiBap
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Abr 09, 2011 9:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por GuiBap »

Boa noite,
rafakrav, o rádio Turnigy 9x da HK que você me indicou é este:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8992
?

The Borba, também gostei da sua indicação. Só achei o preço um pouco alto para mim rs. Mas não tem problema, enquanto eu vou montando meu avião vou procurando rádio e juntando dinheiro. Se eu conseguir, eu compro esse rádio ;D

Outra dúvida pessoal, eu posso usar um receptor e/ou transmissor de marcas diferentes ? Se a pergunta foi besta, desculpa rs

Abração.
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:653a6b8977="GuiBap"]Boa noite,
rafakrav, o rádio Turnigy 9x da HK que você me indicou é este:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8992
?

The Borba, também gostei da sua indicação. Só achei o preço um pouco alto para mim rs. Mas não tem problema, enquanto eu vou montando meu avião vou procurando rádio e juntando dinheiro. Se eu conseguir, eu compro esse rádio ;D

Outra dúvida pessoal, eu posso usar um receptor e/ou transmissor de marcas diferentes ? Se a pergunta foi besta, desculpa rs

Abração.[/quote:653a6b8977]

Alguns rádios (Hitec, Futaba, JR e outros) aceitam módulos e receptores de outros fabricantes, porém compatíveis. A Airtronics ainda só receptores Airtronics.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
lobo883
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 9:13 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por lobo883 »

Cara, investe um um radio descente pois é a unica coisa que ficara em solo (intacto), agora quanto ao avião ai sim pode ser qualquer porcaria, desde que não caia na baceça de alguem...
GuiBap
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Abr 09, 2011 9:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por GuiBap »

Boa dia pessoal.
The Borba, me animei comprar o rádio que você me indicou, pois vi que a loja fica no Rio e posso tirar lá :D.
Comprando esse rádio, eu tenho que comprar 2 cristais de mesma frequencia para colocar no receptor e no transmissor certo ?

O modelo que pretendo construir é o SlowStick, alguém poderia me passar as especificações do speed control, bateria, motor e servos ? acho que não faltou nenhum.
Porque, nesse parte das especificações estou com muita deficiencia.

Abração a todos e obrigado.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

GuiBap,

Estes rádio não usam cristal para trocar de frequência, eles trocam continuamente seguindo uma sequência determinada pela programação interna, evitando que alguma interferência afete a comunicação.

Complementando algumas coisas que o Borba falou acima, na verdade nenhuma fábrica faz rádio 2,4GHz que funcione com outras, o que acontece é que alguns modelos de rádios Futaba, como o 9CAP, alguns rádios da Hitec, e alguns rádios da JR, usam módulo RF que pode ser trocado.

No meu caso os rádios que uso aceitam módulo RF de outro fabricante, então posso utilizar um módulo FrSky (que não faz rádios, só módulos e receptores) ligado a eles, podendo usar os receptores FrSky que são mais baratos que os Hitec, por exemplo, para voar modelos mais simples.

O Airtronics citado acima não faz isto, mas nem precisa, o receptor de 5 canais deles custa o mesmo ou menos do que custava um receptor 72MHz de boa qualidade.

Quanto ao SlowStick, recomendo 2 servos de 9g, ESC de 18A a 25A, bateria de uns 1300mAh 2S ou 3S dependendo do motor, e motor de uns 100W a 150W. Na própria loja tem e eles podem sugerir alternativas.
GuiBap
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Abr 09, 2011 9:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por GuiBap »

Boa tarde alexcmag.

Em relação ao rádio, provavelmente vou comprar Airtronics SD-5G 2.4G 5-Ch daqui 1 ou 2 meses enquanto vou montando meu avião :D.

Sobre as peças que você sugeriu, eu posso comprar algumas do exterior ? sei que a qualidade é inferior, porém é só para o primeiro modelo.

A planta do SlowStick que eu vou seguir, é a que você colocou nesse link: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2199&postdays=&postorder=asc&start=0

Eu faço a fuzelagem com depron ?

Desde já agradeço, forte abraço.
GuiBap
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Abr 09, 2011 9:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por GuiBap »

Desculpa Alex, agora eu vi que você disse que é Depron 4mm :D

Abração.
Responder