ESC falhando, o que pode ser?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

ESC falhando, o que pode ser?

Mensagem por Moust »

Gente, quais podem ser as causas do ESC falhar?

Meu quad voava normalmente, mas hoje as vezes um motor falhava rapidamente e o quad desestabilizava. As vezes ele cortava mesmo e o quad caia.

Estou usando ESC Plush (SILabs) atualizados para 400Hz.

Quais são as causas?

Mal contato é uma das causas, bateria fraca, o que mais?

Um ESC pode ficar lado a lado com outro ou pode haver interferencia? Tem problema os fios de um ESC estarem juntos a de outro ESC por abraçadeiras?

Estou usando a KK com XCopter v4.7 do kaptainkuk.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

A um mes eu estava quase jogando um motor de heli fora por causa de uma tremedeira que dava no motor. As vezes quando acelerava ele cortava e ficava só tremendo.

Ontem eu retirei todos os conectores e soldei de novo. Logo que arranquei os termoretrateis ja vi que havia um fil mal soldado que dava um pouco de interferencia.

Depois que resoldei ficou melhor que novo...rs....

tenta soldar todos conectores novamente, pode ser apenas solda fria ou mal contato.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

vou checar isso sim offsyde, obrigado

o motor estava com aqueles parafusos para prender o eixo meio frouxos e teve uma vez que ele girou com os fios juntos, pode ser que tenha afetado
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Acho que não era isso, rechequei as conexões e estão ok.

Algo estranho que percibi: as vezes o quad vai p cima (dá uma acelerada na vertical) sem eu ter feito esse movimento com os sticks.

O que será?

Estou usando o Turnigy 9X


----------------

EDIT:

outra coisa, segurei o quad e acelerei meio stick, então comecei a fazer movimentos bruscos com o quad e em determinados momentos o ESC desarmava. Era sempre o mesmo ESC e é o que está com mais vibração. Além disso, não cortei o eixo do motor (é o DT750). Vibração pode fazer o ESC desarmar? A vibração faz o rotor bater no estator, seria algo do tipo?
Avatar do usuário
wnunes
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 11:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por wnunes »

Cara, não faz muito tempo eu tive um problema parecido

Tava voando tranquilo, a hora que coloquei a terceira bateria o bicho subiu todo torto e em muito pouco tempo foi pro chão... era bateria zuada....

[yt]KPX-_cRB8ng[/yt]
Wagner Nunes
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

[quote:7e09c679b1="wnunes"]Cara, não faz muito tempo eu tive um problema parecido

Tava voando tranquilo, a hora que coloquei a terceira bateria o bicho subiu todo torto e em muito pouco tempo foi pro chão... era bateria zuada....

[yt]KPX-_cRB8ng[/yt][/quote:7e09c679b1]

valeu wnunes, mas dps descobri o problema: era um motor que dependendo do movimento dava uma travada

troquei ele de lugar e o problema repetiu com o mesmo motor, os ESCs estão perfeitos

comprei novos motores .... o chato é esperar p vir da china :roll:
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

voce disse que chegou os conectores, mais vc refez as soldas ??

Motores não possuem posição para funcionar. Se esta travando em função de alguma coisa tem que ser mal contato ou solda fria.
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

offsyde,

as conexões estão ok. Ele só falha se eu pegar o quad na mão e balança-lo forte, que é quando o motor aceleraria para compensar os movimentos q estou fazendo.

Eu coloquei epoxy entre os fios que chegam no motor e as bobinas para evitar dos fios se partirem com a fadiga. O problema é que esse epoxy caiu um pouco entre o estator e a carcaça. Eu limpei com o dremel usando uma lixa mas não sei se ficou perfeito. Tenho que abrir para verificar. Estou desconfiando de que quando há muita vibração no motor, o rotor e o estator estejam se atritando e travando, não sei.

O que acha?
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:535554a2bb="Moust"]offsyde,

as conexões estão ok. Ele só falha se eu pegar o quad na mão e balança-lo forte, que é quando o motor aceleraria para compensar os movimentos q estou fazendo.

Eu coloquei epoxy entre os fios que chegam no motor e as bobinas para evitar dos fios se partirem com a fadiga. O problema é que esse epoxy caiu um pouco entre o estator e a carcaça. Eu limpei com o dremel usando uma lixa mas não sei se ficou perfeito. Tenho que abrir para verificar. Estou desconfiando de que quando há muita vibração no motor, o rotor e o estator estejam se atritando e travando, não sei.

O que acha?[/quote:535554a2bb]

Não tem como o motor tocar no estator se os rolamentos estiverem Ok. pode ser uma das alternativas que o sandman citou. O esc pode estar cortando, ou a bateria pode não estar conseguindo fornecer a descarga necessaria.
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
Moust
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 1:50 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Moust »

Opa, não vi a msg do sandman:

Estou usando a Turnigy 2200Mah, 25-35C
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8934

Tenho 2 dessas baterias, já usei as 2 e dá o memso problema, entõa acho q não é ela a culpada

Estou usando ESCs Plush reflasheados para funcionarem em 400Hz na configuração padrao. Todos estão iguais e calibrei o throttle range dos ESCs

99% de o culpado ser o motor, pois o motor que está falhando, quando troco ele para outra posição (conectando a outro ESC) ele continua falhando

Se eu der uma balancada no eixo desse motor, ele se mexe bem pouco e dá para ouvir um barulho nos outros não acontece isso. Alguem sabe qual é o rolamento desse motor?
Responder