DAKAR OSD - Montagem concluída! Primeiros testes OK!

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

DAKAR OSD - Montagem concluída! Primeiros testes OK!

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Olá Pessoal!

Aqui segue o resultado do esforço do Paulão em conseguir um OSD barato e fácil de usar!!!

Montei o [url=http://www.aeromodelismovirtual.com/showthread.php?t=1137]DAKAR OSD[/url] (Projeto de Cristóbal Fernández)!!!!!!

Sao 21:05 e eu fiz o primeiro teste, sem o GPS e sem usar o canal auxiliar do rádio.
Ligando ele com uma fonte de video válida, ele escreve Dakar OSD 1.3B OK na tela.

Apos um pequeno ajuste no potenciometro o video ficou perfeito!!!

Abaixo as fotos do recém nascido!


estou agora trabalhando para ligar o gps nele de forma a compatibilizar os conectores do OSD com o meu sistema de telemetria. ( meu gps tem 2 saidas seriais, dá pra usar no osd e no tracking via telemetria )



Obrigado ao paulão por nos apresentar este projeto!!!
Anexos
DSC05148.JPG
DSC05148.JPG (229.23 KiB) Exibido 17292 vezes
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Magneto
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Seg Out 15, 2007 9:06 pm
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Magneto »

Legal Novelli. Ontem iniciei o pedido dos componentes e fico feliz em saber que você também está testando. Depois do teste inicial conseguiu retomar?
Mesmo sem GPS ele não deveria apresentar os dados da bateria na tela?
Tenho um altímetro da Zlog e gostaria de saber se ele é compatível?

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:20ae441307="Magneto"]Legal Novelli. Ontem iniciei o pedido dos componentes e fico feliz em saber que você também está testando. Depois do teste inicial conseguiu retomar?
Mesmo sem GPS ele não deveria apresentar os dados da bateria na tela?
Tenho um altímetro da Zlog e gostaria de saber se ele é compatível?

Abraço,[/quote:20ae441307]

Olá Magneto!

Desculpe a demora em responder, estou muito enrolado no serviço, mas vamos lá!

Eu vou colocar o GPS pra funcionar com ele hoje! Assim que tiver resultados, eu aviso!

Eu nao liguei o fio aux no receptor, portanto, provavelmente por isto que nao rolou de mostrar os dados da bateria, mas hoje eu resolvo isso tb!!

Forte abraço!!!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:9554e2536d="paulao"]Caro Novelli,
Eu acabei de montar o meu e apareceu a msg que vc cita porém, ela fica correndo na tela e some derrepente. o que poderia ser? Usei um micro potenciômetro - conforme projeto. Gostaria de sua ajuda.[/quote:9554e2536d]

Paulao, sem conhecer a fundo este projetinho, tá com pinta de ser falta de sincronismo.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:386d84dc1d="paulao"]Caro Novelli,
Eu acabei de montar o meu e apareceu a msg que vc cita porém, ela fica correndo na tela e some derrepente. o que poderia ser? Usei um micro potenciômetro - conforme projeto. Gostaria de sua ajuda.[/quote:386d84dc1d]

Paulao!!

Tudo bem?

O problema pode ser exatamente o que o Antonio Garcia citou.

Se voce reparar nas fotos que eu fiz, eu utilizei um potenciometro grandao, no valor especificado de 1K.

Quando eu giro ele ate o fim do curso, a imagem se distorce, quando vou regredindo, a imagem passa a se estabilizar. Pelo que notei esse ajuste é bem critico, dado que uma pequena desviadinha no curso do potenciometro pode tirar o ajuste correto.

Pois bem, comprei ontem de manha um potenciometro multivoltas, daqueles para juste super fino. Cabe certinho ali naquela furaçao. Vou solda-lo entre hoje e sábado, ja que meu tempo está um pouco escasso. Mas recomendo um coisa: Potenciometros que giram muito facilmente nao sao muito precisos, pois o cursor nao fica firmemente preso à trilha resistiva, podendo causar mau contatos.

Quando for à loja de eletronicos, pegue o potenciometro que for mais "durinho" para girar, o curso deve ter sempre a mesma resistencia mecanica ao giro,porem sem emperramentos.

Micro potenciometros possuem seu valor escritos em codigos numericos, veja se o seu esta no valor especificado.

Eu ou testar outros potenciometros fora da faixa de valores, e com folgas para ver se consigo reproduzir seu problema. Enquanto isso, se pudesse mandar um video do seu problema, ajudaria bastante. Quando c diz que a imgem fica correndo... ela fica subindo... como quando a gente ficava sintonizando os canais de tv na mao ???

abraçao!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Magneto
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Seg Out 15, 2007 9:06 pm
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Magneto »

Bom saber disso Novelli... mas acredito que terei o mesmo problema. Comprei este aqui: http://www.bourns.com/pdf/3362.pdf

O que você acha?

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
Avatar do usuário
Magneto
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Seg Out 15, 2007 9:06 pm
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Magneto »

Conversei com o suporte técnico da Farnell e me indicaram o produto código 9353038 que é de 1K com 25 voltas. Ele é pequeno e atenderá a nossa necessidade http://www.bourns.com/pdf/3362.pdf

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:5b1d90ce18="Magneto"]Conversei com o suporte técnico da Farnell e me indicaram o produto código 9353038 que é de 1K com 25 voltas. Ele é pequeno e atenderá a nossa necessidade http://www.bourns.com/pdf/3362.pdf

Abraço,[/quote:5b1d90ce18]

Olá magneto!

Esse que voce passou, pelo datasheet tem um curso de 240graus... nao me parece um multivoltas...
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

paulão, tem mais uma destas placas por ai?
Avatar do usuário
Magneto
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Seg Out 15, 2007 9:06 pm
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Magneto »

Pessoal me desculpem...

Ontem escrevi sobre o potenciômetro de 25 voltas com código 9353038, porém colei o link errado. O link certo é http://uk.farnell.com/jsp/level5/module.jsp?moduleId=en/207398.xml

Tem algumas unidades no estoque do Brasil e custa menos de R$ 8.00.

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
Responder