Bateria de Lipo e Carregador!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Bateria de Lipo e Carregador!

Mensagem por Brucutu »

Olá amigos.. estou com um dilema aqui que talvez alguém possa me ajudar!

Eu comprei recentemente uma bateria de Lipo e um carregador que chegou e ainda não me atrevi a por pra carregar pela primeira vez!

A bateria é uma KOKAM 11,1V 700mA, e o carregador é aquele da Great Planes de 90 reais que vende na BFHobby (ou seja, precisa de 12V)!

Ouvi falar por aí que se utilizar uma fonte de computador a bateria não carrega totalmente! É verdade isso mesmo ? Porque teoricamente a fonte de PC atende os requisitos.. tem 12V de tensão e suporta uma boa amperagem (muito maior do que 1A exigido pelo carregador!).

No manual do carregador diz que a alimentação tem que ser entre 11 e 15V, ou seja, está dentro do limite!

Outra coisa dúvida..
Sei que se descarregar uma lipo completamente JÁ ERA!!! Então, qual é o valor mínimo de tensão por célula ?

Aproveitando o embalo, gostaria de confirmar mais uma coisinha:
Tenho também um Speed da GWS 300 que não é o modelo LI !
Ouvi falar por aí que não precisa se preocupar, porque antes da bateria atingir o limite mínimo de carga os servos nem funcionam mais! Essa informação também procede ??

Vou esperar as respostas dessas perguntas antes de voar ou por pra carregar eheh!

Grato à quem ajudar!

Abraços

Andre Ponzoni
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Re: Bateria de Lipo e Carregador!

Mensagem por jociel luciano »

[quote:13e6f72c36="Brucutu"]Olá amigos.. estou com um dilema aqui que talvez alguém possa me ajudar!

Eu comprei recentemente uma bateria de Lipo e um carregador que chegou e ainda não me atrevi a por pra carregar pela primeira vez!

A bateria é uma KOKAM 11,1V 700mA, e o carregador é aquele da Great Planes de 90 reais que vende na BFHobby (ou seja, precisa de 12V)!

Ouvi falar por aí que se utilizar uma fonte de computador a bateria não carrega totalmente! É verdade isso mesmo ? Porque teoricamente a fonte de PC atende os requisitos.. tem 12V de tensão e suporta uma boa amperagem (muito maior do que 1A exigido pelo carregador!).

No manual do carregador diz que a alimentação tem que ser entre 11 e 15V, ou seja, está dentro do limite!

Outra coisa dúvida..
Sei que se descarregar uma lipo completamente JÁ ERA!!! Então, qual é o valor mínimo de tensão por célula ?

Aproveitando o embalo, gostaria de confirmar mais uma coisinha:
Tenho também um Speed da GWS 300 que não é o modelo LI !
Ouvi falar por aí que não precisa se preocupar, porque antes da bateria atingir o limite mínimo de carga os servos nem funcionam mais! Essa informação também procede ??

Vou esperar as respostas dessas perguntas antes de voar ou por pra carregar eheh!

Grato à quem ajudar!

Abraços

Andre Ponzoni[/quote:13e6f72c36]
1° as baterias de li-po são carregadas a 4.2V por celula +/-, sendo 12.6V para 3S.

2- o valor minimo 2.8V

3- nao e que os servos nao funcionam, o problema e que o motor estara facraquinho quando a bateria estiver perto do corte do speed, (7.2V) com 3S nao sei bem.
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
Regis.Abdalla
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sex Jan 07, 2005 7:01 pm

Mensagem por Regis.Abdalla »

Correto! :wink:
Regis Tio-zão
"Onde a arrogância e a ignorância são virtudes, é tolice ser sábio"
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Re: Bateria de Lipo e Carregador!

Mensagem por Brucutu »

[quote:ddd3f4a507="jociel luciano"]
1° as baterias de li-po são carregadas a 4.2V por celula +/-, sendo 12.6V para 3S.[/quote:ddd3f4a507]

Então para carregar com sucesso as baterias precisa de 12,6V ou mais né ?

Vou ver se nessas fontes tem algum tipo de regulagem pra aumentar a tensão!
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Responder