O Nascimento de um quadrihélice bimotor...

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
nunol
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Fev 08, 2011 9:07 am
Localização: Barreiro - Portugal

Mensagem por nunol »

Saudações modelistas! ;)


[quote:1ec557ee80]Uma dica, eu usei engrenagens de máquina de costura em um automodelo que fiz, o preço é bom e tem algumas com um tamanho bacana até, o site que comprei é o seguinte: [/quote:1ec557ee80]

Obrigado pela ajuda. Acontece que já tenho as engrenagens, correias e etc. e impotar do Brasil talvez não fosse muito barato embora os preços que vi no link que me mandaste fossem bons.


[quote:1ec557ee80]Ah tah..voce vai utilizar dois motores.. sendo nos motores 1 e 2 certo??o 3 e 4 ficariam sendo servos..
eu pensei que você utilizaria apenas um motor e distribuiria a potencia para oas helices..
agora entendi o esquema..eu sou muito otimista e nao vejo como dar errado esse projeto..agora vai te dar um trabalhão heim..boa sorte!! [/quote:1ec557ee80]
É isso aí... A hipótese de um motor apenas tambem foi considerada mas escolhi esta.Obrigado!



Vou agora escrever um pouco sobre os testes de bancada que fiz com um dos motores que tenciono utilizar e para esse efeito procedi da seguinte forma:
Montei o meu “dispositivo de altíssima tecnologia” :roll: :D :lol: , que mede força estática - kg, rotações - RPM, a tensão em Volts (V), a corrente em Amperes (A) e a potência em watts (W). Trata-se apenas e só de uma simples balança, um tacómetro e um multímetro específico para RC vulgarmente chamado de “wattmeter”. Utilizo também um “servo tester” para ligar ao ESC e controlar o motor e é claro, uma bateria.
Está tudo montado à volta do mostrador da balança para facilitar o trabalho, uma vez que as leituras e anotações a fazer seriam muitas e os aparelhos que utilizo não fixam os valores. Desta forma ponho o conjunto a trabalhar e tiro-lhe uma foto que me regista a leitura de tudo exactamente ao mesmo tempo e posso fazer depois as anotações.
Comecei por fazer testes como se de um setup normal se tratasse, uma hélice da cada vez. Depois, para perceber qual seria a diferença, fiz os testes com duas hélices no mesmo eixo, montadas uma em cima da outra. Depois montei de forma improvisada o sistema com a correia e as polias para comparar uma dada hélice sem e com transmissão, para perceber quais seriam as perdas. Depois experimentei com duas as hélices em eixos diferentes.

Aqui está o conjunto pronto a utilizar:
[img:1ec557ee80]http://img135.imageshack.us/img135/1869/dsc00277ev.jpg[/img:1ec557ee80]

Em funcionamento:
[img:1ec557ee80]http://img19.imageshack.us/img19/8374/dsc00271ol.jpg[/img:1ec557ee80]

Já com a transmissão:
[img:1ec557ee80]http://img690.imageshack.us/img690/3735/dsc00291ee.jpg[/img:1ec557ee80]

Brevemente apresento os resultados que achei muito interessantes.
Nuno Lopes
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" - Albert Einstein

Sócio ACCA n.º 33928, orgulhosamente.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

QUE GIRO! :D

Tô louco para saber a eficiência do sistema de correia!
Avatar do usuário
nunol
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Fev 08, 2011 9:07 am
Localização: Barreiro - Portugal

Mensagem por nunol »

Saudações medidas, comparadas e quase comprovadas!! ;)

Então cá vai, Sukyake!

Os valores que aqui apresento, são apenas relativos ao material (motores, baterias, hélices, etc.) que utilizei em concreto. Com outros materiais poderiam ser obtidos valores diferentes.
E o que vou escrever traduz a minha opinião, e não quer dizer que seja a única ou a melhor. :P

Como já referi antes, os primeiros testes foram feitos com uma hélice de cada vez, montada directamente no motor. Filtrei estes resultados e escolhi os que me pareceram ser os mais viáveis para passar à fase seguinte. Uma das coisas a que dei importância foi à relação entre os valores de força estática e o consumo em watts. Em grosso modo, aquele setup que apresenta uma força alta e um consumo baixo será uma boa opção a considerar, sendo certo que existem outras coisas a ter em conta.
Esta escolha foi feita também com base na capacidade do motor, que não deve ser excedida e, tendo em consideração que uma hélice que num dado motor e em aceleração máxima, faça reduzir a rotação para 70% a 80% dos seus KV “a solto”, é um bom ponto de partida. Fora destes valores corremos o risco de ter demasiadas perdas em calor, (quando abaixo dos 70%- o motor está em esforço) ou de estarmos a subaproveitar o seu potencial (quando acima dos 80%).

Depois, testei as hélices seleccionadas montadas na transmissão. Primeiro só uma montada no veio secundário e depois duas, sendo uma directa no motor e outra no veio secundário (conforme está do desenho e nas fotos mais atrás). Neste campo, se num setup de uma só hélice, a adequada seria por exemplo uma 9x6SF, com Li-Po de 3S, agora, como vamos ter duas hélices e transmissão a gerar atrito extra, terei que diminuir no diâmetro e no passo para compensar e ficar dentro dos valores adequados para o motor.
Mais tarde, comparei estes resultados com os que obtive na motorização do Canadair para perceber qual seria a diferença entre esta opção de 2 motores com correias e uma propulsão de 4 motores com hélices directas. Comparei também com o melhor resultado que obtive com um 3536-5 com uma hélice 10x5 que me deu 1900gr de força estática (setup do meu P-51 Mustang).

Com estes testes todos apurei os seguintes valores:

[img:a7b1534fcf]http://img21.imageshack.us/img21/5201/exelmotores.png[/img:a7b1534fcf]


Algumas coisas que verifiquei e que achei interessantes:

-O motor não tem 1120KV, como anunciado pelo vendedor, tem cerca de 1140KV. Considero-a uma diferença mínima e dentro dos valores normais de tolerância, neste caso <2%.

-Duas hélices montadas no veio do motor (como se fosse uma quadripá) não fazem aumentar para o dobro os valores de uma bipá, existe um acréscimo de no máximo 45% na força estática, comparativamente.

-Por outro lado, uma hélice 8x4 a trabalhar com a transmissão, apresenta uma redução de 9% na eficiência em relação à propulsão directa, e verifiquei uma redução de 7% apenas, (com outra hélice, em regimes de rotação ligeiramente mais baixos, a cerca de 80% dos KV a solto).

-Mesmo com esta redução na eficiência, duas hélices a trabalhar em eixos diferentes, apresentam valores de força estática maiores (30%) que as mesmas duas hélices montadas no mesmo eixo e directamente no motor. Isto deve-se ao facto de cobrirem uma maior área de trabalho, enquanto duas hélices no mesmo eixo trabalham “uma no rasto da outra”.

-Destaco ainda a comparação com 4 motores (usei como referência os valores dos TP2408-21 que tinha usado no Canadair) onde se pode verificar que com 4 motores e com 4 hélices 6X3, que é o valor mais próximo aos 348W dos dois motores 2836-7 de 1120KV com 4 hélices 8X4, temos nos primeiros 1760gr, e nos segundos 2000gr, representando 5,11gr/Watt e 5,13gr/Watt respectivamente.


Posto isto, acho que não é descabido de todo utilizar 2 motores com esta transmissão para 4 hélices, mas falta ainda fazer uma comparação isenta e honesta nos pesos dos diferentes setups. Será o próximo passo…
Acho que já escrevi demais outra vez! :oops: :roll: :mrgreen: :lol:
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" - Albert Einstein

Sócio ACCA n.º 33928, orgulhosamente.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Desculpe ser pessimista, mas eu não arriscaria fazer assim não.

Mesmo que funcione, complica muito o sistema. Por isto quadrimotores geralmente são quadrimotores e não quadrihélices.

Motores e ESCs atualmente são baratos, não vale a pena arriscar o modelo e o resto da eletrônica para economizar dois conjuntos de motor+ESC. Podem ser motores e ESCs menores do que os que está usando.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Pior que tenho que concordar com o pessimismo do Alex...

Vamos supor o seguinte...

Que eu tenha um 2408-21.

Em 3S com hélice 8x4HD (laranjinha da GWS), ele me rende ~605g de empuxo estático e consome ~13.4A.

Excelente opção para um aero com ~600g e 80cm a 1,4m de envergadura.

Mas daí eu quero montar um quadrimotor de 1,4m.

Beleza... posso tentar puxar esses quase 150W do 2408-21 por uma correia com ... (sei lá) ... 4 "hélices X" e obtenho quase a mesma coisa. Legal.

Porém, se eu trocasse o 2408-21 com um ESC 18A com correia por 4 motores 1811-2000 com 4 ESCs 6~8A?

Cada 1811-2000 em 2S com hélice 7x3,5HD GWS rende cerca de 150g de empuxo e ~4A de consumo.

Logo... no sistema de 4 motores terei: 600g de empuxo e ~16A de consumo.

Peso dos sistemas:

2408-21 (50g) + ESC18A (20g) + polias e correia (~30g) = 100g

4x 1811-2000 (12,5g) + 4x ESCs 8A (8g) = 82g

Só aí no exemplo, temos uma redução de aproximadamente 18% no peso.

Outro item que conta também é complexidade e chance de falha.

O sistema de 4 motores fica relativamente mais confiável.

Bom... saindo do pessimismo, acho que o teste é bem válido como desafio, mesmo que o resultado final não seja '100%'. :D
Avatar do usuário
Mainardi
membro
Mensagens: 310
Registrado em: Seg Dez 21, 2009 1:55 pm

Mensagem por Mainardi »

Seguindo o "pessimísmo", (desculpe) eu diria que há uma desvantagem estrutural na opção de um motor p/ duas hélices. A força de tração que o motor aplicaria sobre a correia p/ movimentar a 2ª hélice deverá ser necessáriamente respondida de forma contrária pela estrutura da asa entre as duas naceles. A chance de haver fadiga e/ou deformação da estrutura nessa àrea é grande exigindo dessa forma reforço no local o que aumentaria o peso do conjunto...não vejo vantagem.
Avatar do usuário
karlusandre
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Seg Set 27, 2010 4:44 pm

Mensagem por karlusandre »

isso é assunto pro resto do ano...
pra compensar isso tudo o aero deve ser bem, bem, bem leve e muito muito muito mesmo rígido em todas as partes..principalmente nas fixações dos motores servos..

santa tartaruga!!!
Aero reto não vôa torto
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Mensagem por carlos vitor »

desculpe intrometer no assunto mais para dar ideia quanto mais gente melhor
Você ja pensou em fazer essa transmissão de motor para helices com cardan do tipo que se usa nas caudas doa helimodelos com essa engrenagens que vc tem:
Anexos
eng. conica.jpg
eng. conica.jpg (9.88 KiB) Exibido 13182 vezes
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:282fae4224="carlos vitor"]desculpe intrometer no assunto mais para dar ideia quanto mais gente melhor
Você ja pensou em fazer essa transmissão de motor para helices com cardan do tipo que se usa nas caudas doa helimodelos com essa engrenagens que vc tem:[/quote:282fae4224]

Torque tube!

O cardan do rotor de cauda de heli é uma boa!

É tão confiável quanto a correia. :D
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

Eu acredito que vc vai trocar 6 por meia duzia.

Se vc for colocar dois motores vao ter que ser dois motores que tocam 4 helices, mais forte, mais pesado.

Troca por 4 motores menores com menos peso. O projeto fica bem mais simples.

Vc pode usar só dois escs.


abraços!!!
Responder