Converter carrinho à pedal para RC

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Faça com acionamento por reles de 5 volts acionando outro de 12 volts com a capacidade do motor.
O motor de limpador de parabrisas é forte e lento (motor brushed).
Se colocar 2 motores um em cada roda até voce poderá andar nela hehehe.
Existem motores de bicicleta elétrica também e são brushles.
Usei esse processo nesse robô aí ó....
Anexos
DSC01765a.JPG
DSC01765a.JPG (24.43 KiB) Exibido 15739 vezes
DSC01766a.JPG
DSC01766a.JPG (27.52 KiB) Exibido 15739 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Opa Condor2, esse robô é daqueles feito para luta não é ? Muito legal.
Então, eu vou andar pelas sucatarias a procura de um mais lento possível.
Estava pensando em usar 2 chaves para acionamento com o braço do servo atuando nas nelas para andar pra frente e ré. Como seria o esquema com os relés de 5 e 12v ?
erick.moraes
membro
Mensagens: 211
Registrado em: Dom Mai 10, 2009 11:35 am
Localização: São José dos Campos, São Paulo

Mensagem por erick.moraes »

Tenho um motor 550 aki, zerado, se quiser é só pagar o frete que é seu.

Abraço.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Se voce usar uma chave tipo gangorra ou alavanca melhor ainda.

Você poderá usar um servo comum com o braço do servo no meio de uma chave tipo gangorra ou alavanca :
Quando voce aciona o stick do tx para cima (canal do aileron) ele vai para frente
Quando você aciona o stick para baixo (canal do aileron) ele vai para traz invertendo os contatos da chave fazendo o motor andar para traz.

Se voce usar o outro sistema (com reles de 3 contatos x 2 posições) um rele de 5 volts será ligado no lugar do servo que por sua vez acionará outro rele de 12 volts atravez de sua bobina.
Lembre-se que o rele de 12 volts é necessario para acionamento do motor, e o de 5 volts é necessário, pois o rx so trabalha com 5 volts.
Esse processo serve para ligar e desligar o motor tambem atravez de outro canal do tx.
A aceleração dos motores pode ser feita atravez de um esc brushed que voce pode fazer com um servo danificado (tem esquema nos arquivos do evoo).
Já fiz esse tipo de acionamento nesse robô e dá certo.
O robô é ainda mais complicado pois tem que ter limitador de movimento, etc...
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Qanto ao robô de luta eu tinha no lugar da tenaz ou pinça uma serra dessas usadas em cortadores tipo maquita que detonava o que vinha pela frente....
Aí já era outra história, fazia atravez de PIC com códigos hexadecimais, foto transistor, sensor de movimento, etc..
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

O circuito do esc para motores brushed feito com servos danificados ou novo é esse aquí:
Já possui bec de 1 ampere atravéz do regulador 7805 e 1 ou 2 fets na saída para drenar a corrente do motor.
Anexos
ESC OK OK OK2.jpg
ESC OK OK OK2.jpg (21.55 KiB) Exibido 15674 vezes
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

[quote:2be2325b00="erick.moraes"]Tenho um motor 550 aki, zerado, se quiser é só pagar o frete que é seu.

Abraço.[/quote:2be2325b00]

Opa, muito obrigado erick, vou passar o endereço por MP.
Acho que vai dar certinho para o que tenho aqui.

[quote:2be2325b00="CONDOR 2"]Se voce usar uma chave tipo gangorra ou alavanca melhor ainda.

Você poderá usar um servo comum com o braço do servo no meio de uma chave tipo gangorra ou alavanca :
Quando voce aciona o stick do tx para cima (canal do aileron) ele vai para frente
Quando você aciona o stick para baixo (canal do aileron) ele vai para traz invertendo os contatos da chave fazendo o motor andar para traz.

Se voce usar o outro sistema (com reles de 3 contatos x 2 posições) um rele de 5 volts será ligado no lugar do servo que por sua vez acionará outro rele de 12 volts atravez de sua bobina.
Lembre-se que o rele de 12 volts é necessario para acionamento do motor, e o de 5 volts é necessário, pois o rx so trabalha com 5 volts.
Esse processo serve para ligar e desligar o motor tambem atravez de outro canal do tx.
A aceleração dos motores pode ser feita atravez de um esc brushed que voce pode fazer com um servo danificado (tem esquema nos arquivos do evoo).
Já fiz esse tipo de acionamento nesse robô e dá certo.
O robô é ainda mais complicado pois tem que ter limitador de movimento, etc...[/quote:2be2325b00]


Condor2, que informações valiosas, valeu pelo esquema do ESC com servo, vou sair pra comprar os componentes agora. Se eu tiver um ESC brushed de 20A, será que dá conta ? Só vai dar pra medir o consumo depois de pronto.
Achei uma parafusadeira minha que tem redução planetária, é forte e penso eu que aguenta, mas é 3v. Estou pensando em colocar o motor do erick nela, então trabalha tranquilo com o ESC.
O que acha ?
Ser pai é gostoso de mais, experimenta!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Se for esc brushed dá.

Quanto ao motor de parafusadeira não sei, depende do torque mas geralmente são fortes com reduções.....faz um teste.
O que eu já usei por aquí em um carrinho de um colega para o filho dele foi um motor de esteira de fazer exercícios em academias que leva uns 60 kg, são muito fortes e funcionam com 12 volts e por fim o cara gostou tanto que ficava brincando com aquilo na rua hehehe.
Usei o circuito rx e tx de um carrinho de brinquedos desses pequeninos tipo bit car com os reles de 5 volts que lhe falei acionando reles maiores, quem via o comando dava risada, mas funcionava á uns 40 metros pois era fm e pouco alcance.
Taí meu caro que dá certo dá, é só fazer um testes com o mecanismo por fora e se der resultado, instale ele no carrinho.

grande abraço
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Coloquei o ESC no motor da parafusadeira e se saiu muito bem. Foi só para fins de teste mesmo, pois a parafusadeira que vou usar vai ser uma de 12v, então poderei usar LiFe 2S tranquilo. Agora vou pensar como vai ser a reversão. Estou procurando também aquele rádio 3CH pistola que tem na HK com LCD e programação, pra poder ajustar os End Points e dual rates pra ficar mansinho, mas está em falta.

[yt]8_KYG3qs1Po[/yt]


Sobre a reversão, pensei em usar relés com esse esqueminha abaixo.

[img:aedd3e3027]http://www.tuug.fi/~isaarine/electronics/rc-switch/rc-switch_1.0.gif[/img:aedd3e3027]
http://www.tuug.fi/~isaarine/electronics/rc-switch/
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Epa.
Esse circuitinho é bom já testado por mim.
No lugar do bc 547 coloque um bc 337 que é mais parrudinho.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder