Carregar bateria de moto

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Carregar bateria de moto

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:1c89c89810="The Borba"][quote:1c89c89810="LaercioLMB"][quote:1c89c89810="The Borba"][quote:1c89c89810="Panzera"]ola, procurei procurei e nao achei...

Gostaria de saber como eu faço para dar carga em uma bateria de moto (12Volt 7 AH C10 to 1.7 vpc)
com o carregador da HK:
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14857__HobbyKing_50watt_5A_X_Charger_Balancer.html[/url]

Quantos amperes eu coloco ?quantos volts?[/quote:1c89c89810]

Baterias de Pb, o ideal é recarregar a no máximo 0,3C . EX. 7*0,3= 2.1
Só selecione pb/ 6P(12v) 2.1A e start. O resto é com o carregador.[/quote:1c89c89810]

Borba, uma bateria chumbo ácido se recarregada nessa sua fórmula, ele irá ferver vasos e isso inutiliza definitivamente a bateria.
Baterias Chumbo Ácido (PB) não devem receber cargas rápidas, no máximo ser recarregada a 0,5C para evitar de ferver algum vaso da bateria.[/quote:1c89c89810]

Laércio, desculpa minha ignorância, mas 0,5C de uma bateria de 7A que é o caso dele , não seria 3.5A?[/quote:1c89c89810]

Em baterias chumbo ácido não existe isso de 0,7C, as regras são outras bem diferentes.
Por conter água nos vasos de uma bateria chumbo ácido (PB), uma carga rápida aquece essa água e se aquecer demais, ela ferve e quando isso ocorre, danificam as placas no interior dos vasos da bateria.
A água no interior de uma bateria chumbo ácido não precisa borbulhar igual na panela em cima do fogão, mas se prestares atenção em uma bateria que se pode tirar as tampas, verá que a bateria estando em carga, saem pequenas bolhas de ar da água que também é por causa da eletrólise que ocorre naquele momento e quando a corrente é elevada demais, esse efeito é bem maior e isso danifica a bateria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Re: Carregar bateria de moto

Mensagem por The Borba »

[quote:37a9612642="LaercioLMB"][quote:37a9612642="The Borba"][quote:37a9612642="LaercioLMB"][quote:37a9612642="The Borba"][quote:37a9612642="Panzera"]ola, procurei procurei e nao achei...

Gostaria de saber como eu faço para dar carga em uma bateria de moto (12Volt 7 AH C10 to 1.7 vpc)
com o carregador da HK:
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14857__HobbyKing_50watt_5A_X_Charger_Balancer.html[/url]

Quantos amperes eu coloco ?quantos volts?[/quote:37a9612642]

Baterias de Pb, o ideal é recarregar a no máximo 0,3C . EX. 7*0,3= 2.1
Só selecione pb/ 6P(12v) 2.1A e start. O resto é com o carregador.[/quote:37a9612642]

Borba, uma bateria chumbo ácido se recarregada nessa sua fórmula, ele irá ferver vasos e isso inutiliza definitivamente a bateria.
Baterias Chumbo Ácido (PB) não devem receber cargas rápidas, no máximo ser recarregada a 0,5C para evitar de ferver algum vaso da bateria.[/quote:37a9612642]

Laércio, desculpa minha ignorância, mas 0,5C de uma bateria de 7A que é o caso dele , não seria 3.5A?[/quote:37a9612642]

Em baterias chumbo ácido não existe isso de 0,7C, as regras são outras bem diferentes.
Por conter água nos vasos de uma bateria chumbo ácido (PB), uma carga rápida aquece essa água e se aquecer demais, ela ferve e quando isso ocorre, danificam as placas no interior dos vasos da bateria.
A água no interior de uma bateria chumbo ácido não precisa borbulhar igual na panela em cima do fogão, mas se prestares atenção em uma bateria que se pode tirar as tampas, verá que a bateria estando em carga, saem pequenas bolhas de ar da água que também é por causa da eletrólise que ocorre naquele momento e quando a corrente é elevada demais, esse efeito é bem maior e isso danifica a bateria.[/quote:37a9612642]

Ok, sim já vi, realmente saem bolhas mesmo, mas então, como seria a fórmula correta pra definir uma corrente de carga pra recarregar uma bateria PB? estou recarrgando a minha da caixa de campo errada então.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Uma carga segura para baterias de chumbo ácido, tem que levar 24 horas, dessa forma a vida útil da bateria vai muito longe, pois recarregando rápido demais, a evaporação da água se dará mais rapidamente e em baterias aparentemente seladas, onde não se tem como completar a solução água ácido, logo o nível da solução irá baixar demais e a bateria não irá segurar a carga corretamente, isso se não ferver antes e danificar alguma placa dentro de um dos vasos da bateria.
No caso, uma bateria de 7A para recarregar em 24 horas, seriam 7 : 24 = 0.291 A, mas podemos arredondar para 0,3 A sem problemas e podemos até ir para 0,5A sem por em risco uma bateria chumbo ácido.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Lógico que esqueci de mencionar que usando essa fórmula de 24 horas, a bateria sempre levará bem menos tempo do que isso, pois o cálculo é se a bateria estivesse zerada, coisa que nunca estará, somente irá completar a carga.
Evite de deixar a bateria chumbo ácido de 12V, cair a tensão abaixo de 10V, pois isso também começa a danificar as placas da bateria e logo a bateria não conseguirá mais manter a carga.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:617a10eeaa="LaercioLMB"]Uma carga segura para baterias de chumbo ácido, tem que levar 24 horas, dessa forma a vida útil da bateria vai muito longe, pois recarregando rápido demais, a evaporação da água se dará mais rapidamente e em baterias aparentemente seladas, onde não se tem como completar a solução água ácido, logo o nível da solução irá baixar demais e a bateria não irá segurar a carga corretamente, isso se não ferver antes e danificar alguma placa dentro de um dos vasos da bateria.
No caso, uma bateria de 7A para recarregar em 24 horas, seriam 7 : 24 = 0.291 A, mas podemos arredondar para 0,3 A sem problemas e podemos até ir para 0,5A sem por em risco uma bateria chumbo ácido.[/quote:617a10eeaa]

Ok entendido agora Laércio, realmente estava recarregando errado. Tinha chegado a esta conclusão sobre a recarga, pelo fato que eu estava fazendo o mesmo que nas lipos, porque tenho uma bateria de 7A na minha caixa de campo e está especificado nela que a tensão inicial máxima de carga seria 2.1A o que pela fórmula que eu estava usando que é a mesma para lipos seria 0.3C. Até tirei uma foto da bateria pra mostrar isto que falei. Obrigado pelos esclarecimentos.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/211/pict5378.jpg/][img:617a10eeaa]http://imageshack.us/a/img211/1228/pict5378.jpg[/img:617a10eeaa][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Essa corrente inicial que fala na bateria, é a corrente de descarga, significa que se colocar algo que consome 3A por exemplo, a bateria irá ferver por estar descarregando acima do limite dela.
É como uma bateria de carro, que vamos supor, seja de 55A, mas suporta uma corrente inicial de 460 A, que seria o motor de partida puxando carga da bateria.
No caso aqui, significa que essa bateria suporta por alguns segundos, uma corrente de 2,1A, mas se ficar por mais tempo dessa maneira, irá ferver também e a vida útil dela será menor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:9e6c4a1a27="LaercioLMB"]Essa corrente inicial que fala na bateria, é a corrente de descarga, significa que se colocar algo que consome 3A por exemplo, a bateria irá ferver por estar descarregando acima do limite dela.
É como uma bateria de carro, que vamos supor, seja de 55A, mas suporta uma corrente inicial de 460 A, que seria o motor de partida puxando carga da bateria.
No caso aqui, significa que essa bateria suporta por alguns segundos, uma corrente de 2,1A, mas se ficar por mais tempo dessa maneira, irá ferver também e a vida útil dela será menor.[/quote:9e6c4a1a27]

Ha tá, mais ums esclarecimentos. Obrigado mais uma vez.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

As baterias chumbo ácido não são como as baterias LI-PO que suportam taxas de descarga bem elevadas por muito tempo, mas mesmo assim se colocar uma descarga na bateria LI-PO superior ao que ela suporta, verá que ela esquenta e pode sim se danificar, o mesmo ocorre com as baterias chumbo ácido, que no caso dessas pequenas que usamos em nossas caixas de campo, elas foram projetadas para alimentar sistemas de segurança que consomem pouco, elas não foram projetadas para alimentar as nossas caixas de campo, embora possam ser usadas, elas tem limitações.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:948eb08da1="LaercioLMB"]As baterias chumbo ácido não são como as baterias LI-PO que suportam taxas de descarga bem elevadas por muito tempo, mas mesmo assim se colocar uma descarga na bateria LI-PO superior ao que ela suporta, verá que ela esquenta e pode sim se danificar, o mesmo ocorre com as baterias chumbo ácido, que no caso dessas pequenas que usamos em nossas caixas de campo, elas foram projetadas para alimentar sistemas de segurança que consomem pouco, elas não foram projetadas para alimentar as nossas caixas de campo, embora possam ser usadas, elas tem limitações.[/quote:948eb08da1]

É, as lipos tenho algum conhecimento e sempre respeito as taxas de carga e desgarga delas, nunca forço muito nem as nanotech que tenho, mas, essa ( PB) eu estava bem equivocado. Pior que esta que tenho eu estava recarregando sempre a 2.1A a até agora não aconteceu nada, só porque é nova eu acho. A partir de agora vou passar a recarregar correto :wink: .
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
lauro rock
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Qui Out 15, 2009 10:56 am
Localização: Pacajus, Ceará

Mensagem por lauro rock »

[quote:3fe10f5d8b="The Borba"][quote:3fe10f5d8b="LaercioLMB"]As baterias chumbo ácido não são como as baterias LI-PO que suportam taxas de descarga bem elevadas por muito tempo, mas mesmo assim se colocar uma descarga na bateria LI-PO superior ao que ela suporta, verá que ela esquenta e pode sim se danificar, o mesmo ocorre com as baterias chumbo ácido, que no caso dessas pequenas que usamos em nossas caixas de campo, elas foram projetadas para alimentar sistemas de segurança que consomem pouco, elas não foram projetadas para alimentar as nossas caixas de campo, embora possam ser usadas, elas tem limitações.[/quote:3fe10f5d8b]

É, as lipos tenho algum conhecimento e sempre respeito as taxas de carga e desgarga delas, nunca forço muito nem as nanotech que tenho, mas, essa ( PB) eu estava bem equivocado. Pior que esta que tenho eu estava recarregando sempre a 2.1A a até agora não aconteceu nada, só porque é nova eu acho. A partir de agora vou passar a recarregar correto :wink: .[/quote:3fe10f5d8b]

As minhas eu sempre carrego com 1A, acima disso os vasos fervem.
Responder