Lipo no TX

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Rodrigo de Jesus
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 5:12 pm
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Rodrigo de Jesus »

[quote:8eb512aed1="Ricardo_BH"]eu tenho 3 baterias dessa comprada no fred para meus aeros, mas nao cabe no JR, por isso te perguntei qual era seu tx.

Provavelmente um tx tem mais espaço que o outro.[/quote:8eb512aed1]

Tenho um rádio JR 652

acabei de medir o compartimento da bateria do rádio.

110x31.8x29.1

como o conector ocupa um pedacinho do compartimento, o tamanho máximo de bateria que cabe no rádio é 100X31X29

a bateria original mede 99.2X28.7X28.7mm

a maioria das LiPo medem 35mm de largura, não cabendo no TX JR. Acho que o Futaba deve ter mais espaço.
rodolfomcruzes
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Out 11, 2005 3:40 pm
Localização: Mogi das Cruzes-SP

Mensagem por rodolfomcruzes »

E quanto a descarga??? se usar até o radio cortar(8.4V) estraga(a bateria)?
Rodrigo de Jesus
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 5:12 pm
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Rodrigo de Jesus »

O meu rádio apita quando a voltagem abaixa de 9V.
Segundo está no tópico "baterias para leigos", não devemos deixar a bateria chegar a 2.8V/celula o que dá 8.4V para 3S

Mas como Lion não tem efeito memória (que eu saiba), podemos carregá-las antes de estarem completamente descarregadas.

Eu estou tranquilo em relação a trocar minha bateria do TX (que tá pedindo arrego) por uma Lion

Quanto a descarga, no manual do meu rádio diz que ele consome 200mA. Acho que deve consumir uns 300mA, ou então nunca deu para usar nem de perto a capacidade da bateria dele. De qualquer forma, acho que a Lion deve ter uma capacidade de descarga maior que 0,5C. Portanto, qualquer Lion acima de 600mA já dá pro gasto.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2345
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Rodrigo é o que eu disse, cabe ate cabe, mas sem tampa ai fica horrivellll.meu jr apita em 9 volts ainao estraga a bat..
Rodrigo de Jesus
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 5:12 pm
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Rodrigo de Jesus »

o que vocês acham dessa bat. de LIon?

http://www.1001pilhas.com.br/loja/product_info.php?cPath=33801_33861&products_id=1786

pelas dimensões indicadas no site, cabe no TX JR.

o pack deve sair por uns R$60,00 (com conector e termo-retrátil)
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Não sei como é o JR, mas nos futabas com pack de 8cell tipo flat, cabe as lion de 1400mAh, dá para voar um mês sem carregar.

Lembrando, sem modificar o TX, para carregar o pack, terá que retira-lo do TX e usar carregador apropriado.
Rodrigo de Jesus
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 5:12 pm
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Rodrigo de Jesus »

estou usando um pack Lion 800mAh no meu TX JR. (a do link aí de cima do alto) coube direitinho no rádio (na verdade, dava até para fazer um pack 3S2P que caberia, pois em comprimento ela ocupou menos da metade do compartimento)

A bateria dura pouco mais de 4 horas e meia de uso para descarregar no rádio.

carrega no Apache, (tiro do rádio para carregar). Acho até legal, pois assim é mais seguro, e não é tão lento quanto o carregador original do rádio.

o único incoveniente é que não dá para fazer um vôo de 4 horas, pois a fome aperta e tenho que parar para almoçar...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4115
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Uma pergunta ao pessoal: Não dá para usar o mesmo conector de carga pelo carregador ? Tenho um rabicho que carrego a atual NiCd do meu TX, tem algum problema de fazê-lo com a LiPo ?

Esquece: um outro tópico abordou isto: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=14829
claudiofranco
membro
Mensagens: 738
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 2:14 pm
Localização: anapolis

Mensagem por claudiofranco »

tenho um futaba 4yf, posso usar uma lipo nele?
se puder podem me indicar a voltagem e etc?

grato
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2618
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

[quote:791f600acc="claudiofranco"]tenho um futaba 4yf, posso usar uma lipo nele?
se puder podem me indicar a voltagem e etc?

grato[/quote:791f600acc]

pode .... em geral 3S 11.1v
Responder