Eletrificação Super Sports - Finalizado - Voou - Vídeo
- Lt_Nelson
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[quote:c116fb62b1="Mac2"]
Bem lembrado. Levando-se isso em consideração, a comparação deveria ser feita somente com baterias LiPo na faixa de 2550 mAh.
Agora com relação às outras duas informações, não precisaria saber o consumo instantâneo (corrente) para calcular a potência (Watts)? Neste caso poderia variar de setup para setup e a tabela só teria valia para um caso específico, ou você se refere a capacidade de descarga dela?
Se minha memória não falha, potência em watts é expressa pela fórmula: [i:c116fb62b1]P = I x U[/i:c116fb62b1] onde P=Potência (Watts), I = Corrente (Ampéres) e U = Tensão (Volts)
Abs
Marco Aurelio[/quote:c116fb62b1]
Para comparar baterias a potência instantânea serve para saber se a bateria vai aguentar o pico de consumo ou não, o que já sabemos pelo "C" da bateria. Os W/h e W/g servem para sabermos a densidade energética, ou seja, qual nos permitirá maior autonomia com menor peso.
[]s
Bem lembrado. Levando-se isso em consideração, a comparação deveria ser feita somente com baterias LiPo na faixa de 2550 mAh.
Agora com relação às outras duas informações, não precisaria saber o consumo instantâneo (corrente) para calcular a potência (Watts)? Neste caso poderia variar de setup para setup e a tabela só teria valia para um caso específico, ou você se refere a capacidade de descarga dela?
Se minha memória não falha, potência em watts é expressa pela fórmula: [i:c116fb62b1]P = I x U[/i:c116fb62b1] onde P=Potência (Watts), I = Corrente (Ampéres) e U = Tensão (Volts)
Abs
Marco Aurelio[/quote:c116fb62b1]
Para comparar baterias a potência instantânea serve para saber se a bateria vai aguentar o pico de consumo ou não, o que já sabemos pelo "C" da bateria. Os W/h e W/g servem para sabermos a densidade energética, ou seja, qual nos permitirá maior autonomia com menor peso.
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
[quote:74516c32a5="Lt_Nelson"]Para comparar baterias a potência instantânea serve para saber se a bateria vai aguentar o pico de consumo ou não, o que já sabemos pelo "C" da bateria. Os W/h e W/g servem para sabermos a densidade energética, ou seja, qual nos permitirá maior autonomia com menor peso.
[]s[/quote:74516c32a5]
Ok. Então o cálculo seria pela taxa de descarga constante, no exemplo das LiFes:
2,3Ah (2300 mAh) * 30C * 23,1V = 1593,9W/h
Em relação ao peso ficaria 1593,9W/560g = 2,846W/g
Seria isto?
Abs
Marco Aurelio
[]s[/quote:74516c32a5]
Ok. Então o cálculo seria pela taxa de descarga constante, no exemplo das LiFes:
2,3Ah (2300 mAh) * 30C * 23,1V = 1593,9W/h
Em relação ao peso ficaria 1593,9W/560g = 2,846W/g
Seria isto?
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Lt_Nelson
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[quote:0c115a9db9="Mac2"][quote:0c115a9db9="Lt_Nelson"]Para comparar baterias a potência instantânea serve para saber se a bateria vai aguentar o pico de consumo ou não, o que já sabemos pelo "C" da bateria. Os W/h e W/g servem para sabermos a densidade energética, ou seja, qual nos permitirá maior autonomia com menor peso.
[]s[/quote:0c115a9db9]
Ok. Então o cálculo seria pela taxa de descarga constante, no exemplo das LiFes:
2,3Ah (2300 mAh) * 30C * 23,1V = 1593,9W/h
Em relação ao peso ficaria 1593,9W/560g = 2,846W/g
Seria isto?
Abs
Marco Aurelio[/quote:0c115a9db9]
Hum, não se deve considerar os "C" neste cálculo, seriam só 53,13 W/h mesmo. Ou seja, descarregando os 2,3A em uma hora à tensão constante de 23,1V. Ainda 0,094875 (W/g)/h.
Considerando os 53,13W/h , por exemplo, à 30C, seria possível obter os 1593,9W de potência, mas durante apenas (60/30) min, ou seja, 2min.
[]s
[]s[/quote:0c115a9db9]
Ok. Então o cálculo seria pela taxa de descarga constante, no exemplo das LiFes:
2,3Ah (2300 mAh) * 30C * 23,1V = 1593,9W/h
Em relação ao peso ficaria 1593,9W/560g = 2,846W/g
Seria isto?
Abs
Marco Aurelio[/quote:0c115a9db9]
Hum, não se deve considerar os "C" neste cálculo, seriam só 53,13 W/h mesmo. Ou seja, descarregando os 2,3A em uma hora à tensão constante de 23,1V. Ainda 0,094875 (W/g)/h.
Considerando os 53,13W/h , por exemplo, à 30C, seria possível obter os 1593,9W de potência, mas durante apenas (60/30) min, ou seja, 2min.
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
[quote:80af4858a3="Lt_Nelson"]Hum, não se deve considerar os "C" neste cálculo, seriam só 53,13 W/h mesmo. Ou seja, descarregando os 2,3A em uma hora à tensão constante de 23,1V. Ainda 0,094875 (W/g)/h.
Considerando os 53,13W/h , por exemplo, à 30C, seria possível obter os 1593,9W de potência, mas durante apenas (60/30) min, ou seja, 2min.
[]s[/quote:80af4858a3]
Ok.
Então está na mão.
Abs
Marco Aurelio
Considerando os 53,13W/h , por exemplo, à 30C, seria possível obter os 1593,9W de potência, mas durante apenas (60/30) min, ou seja, 2min.
[]s[/quote:80af4858a3]
Ok.
Então está na mão.
Abs
Marco Aurelio
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ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Magneto
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- Contato:
Com relação a bequilha e montante original não vejo qualquer problema, pois você pode montar a bequilha separada do montante (pelo menos o meu permitia isto).
Utilize barra rosqueada como montante que fica bom e prático.
Com relação ao seu motor eu já começaria a me preocupar com outro ponto chave: a hélice
Digo isto porque um motor com baixo KV normalmente gira uma hélice de maior diâmetro e talvez fique muito crítica a altura em relação ao solo, já que o SuperSports foi feito para motores glow .40 que normalmente usam hélices entre 10" e 11".
Analise com carinho esta situação pois se limitar o diâmetro da hélice não tirará potência do motor.
Abraço,
Utilize barra rosqueada como montante que fica bom e prático.
Com relação ao seu motor eu já começaria a me preocupar com outro ponto chave: a hélice
Digo isto porque um motor com baixo KV normalmente gira uma hélice de maior diâmetro e talvez fique muito crítica a altura em relação ao solo, já que o SuperSports foi feito para motores glow .40 que normalmente usam hélices entre 10" e 11".
Analise com carinho esta situação pois se limitar o diâmetro da hélice não tirará potência do motor.
Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
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- Lt_Nelson
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- Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
- Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO
A bequilha como o Magneto falou ficaria assim:
[img:eaeb846617]http://www.e-voo.com/forum/files/img_0056a_154.jpg[/img:eaeb846617]
É de um Cessna (Skylink) da Radar tb, minha segunda conversão. O avião ficou bom, e voou bem, no segundo vôo caiu aparentemente por interferência, acho q nunca vou saber... http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=38140
[]s
[img:eaeb846617]http://www.e-voo.com/forum/files/img_0056a_154.jpg[/img:eaeb846617]
É de um Cessna (Skylink) da Radar tb, minha segunda conversão. O avião ficou bom, e voou bem, no segundo vôo caiu aparentemente por interferência, acho q nunca vou saber... http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=38140
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
[quote:d89fc8625e="Magneto"]Com relação a bequilha e montante original não vejo qualquer problema, pois você pode montar a bequilha separada do montante (pelo menos o meu permitia isto).
Utilize barra rosqueada como montante que fica bom e prático.
Com relação ao seu motor eu já começaria a me preocupar com outro ponto chave: a hélice
Digo isto porque um motor com baixo KV normalmente gira uma hélice de maior diâmetro e talvez fique muito crítica a altura em relação ao solo, já que o SuperSports foi feito para motores glow .40 que normalmente usam hélices entre 10" e 11".
Analise com carinho esta situação pois se limitar o diâmetro da hélice não tirará potência do motor.
Abraço,[/quote:d89fc8625e]
Magneto,
Vou atentar para este detalhe. Inicialmente eu estava pensando em uma hélice 12x8. A bequilha que tenho possui o arame um pouco maior que original, talvez utilize ela no lugar da original. entendi o esquema da barra roscada, eu estava pensando em usar parafusos deste tamanho (tenho uma porção deles aqui), mas não sei se são resistentes o suficiente. Gostei desta forma de fixar, dá até para adaptar o ESC entre as barras roscadas, sem necessidade de abrir a fuselagem para a entrada de ar. Fiz assim no meu Treinador Calmarco (que descanse em paz), fixando ele na parte inferior do montante:
[img:d89fc8625e]http://www.e-voo.com/forum/files/snc00263_138.jpg[/img:d89fc8625e]
Bom, já falei demais pelo meu tamanho e quantidade de cabelo.
Abs e obrigado pelas dicas.
Marco Aurelio
Utilize barra rosqueada como montante que fica bom e prático.
Com relação ao seu motor eu já começaria a me preocupar com outro ponto chave: a hélice
Digo isto porque um motor com baixo KV normalmente gira uma hélice de maior diâmetro e talvez fique muito crítica a altura em relação ao solo, já que o SuperSports foi feito para motores glow .40 que normalmente usam hélices entre 10" e 11".
Analise com carinho esta situação pois se limitar o diâmetro da hélice não tirará potência do motor.
Abraço,[/quote:d89fc8625e]
Magneto,
Vou atentar para este detalhe. Inicialmente eu estava pensando em uma hélice 12x8. A bequilha que tenho possui o arame um pouco maior que original, talvez utilize ela no lugar da original. entendi o esquema da barra roscada, eu estava pensando em usar parafusos deste tamanho (tenho uma porção deles aqui), mas não sei se são resistentes o suficiente. Gostei desta forma de fixar, dá até para adaptar o ESC entre as barras roscadas, sem necessidade de abrir a fuselagem para a entrada de ar. Fiz assim no meu Treinador Calmarco (que descanse em paz), fixando ele na parte inferior do montante:
[img:d89fc8625e]http://www.e-voo.com/forum/files/snc00263_138.jpg[/img:d89fc8625e]
Bom, já falei demais pelo meu tamanho e quantidade de cabelo.
Abs e obrigado pelas dicas.
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
[quote:0027ce68c9="Lt_Nelson"]A bequilha como o Magneto falou ficaria assim:
É de um Cessna (Skylink) da Radar tb, minha segunda conversão. O avião ficou bom, e voou bem, no segundo vôo caiu aparentemente por interferência, acho q nunca vou saber... http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=38140
[]s[/quote:0027ce68c9]
Ok entendi o funcionamento e o melhor de tudo, fica com um bom espaço livre.
Poxa que pena o ocorrido com o Cessna. Realmente um aero muito bonito. Adoro este avião, tanto que foi minha primeira lenha, mas ainda vou construir outro, mas com maior envergadura e em balsa.
Abs
Marco Aurelio
É de um Cessna (Skylink) da Radar tb, minha segunda conversão. O avião ficou bom, e voou bem, no segundo vôo caiu aparentemente por interferência, acho q nunca vou saber... http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=38140
[]s[/quote:0027ce68c9]
Ok entendi o funcionamento e o melhor de tudo, fica com um bom espaço livre.
Poxa que pena o ocorrido com o Cessna. Realmente um aero muito bonito. Adoro este avião, tanto que foi minha primeira lenha, mas ainda vou construir outro, mas com maior envergadura e em balsa.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Dúvida trem de Pouso e Bequilha
Pessoal,
Um problema levantado aqui neste tópico sobre o Super Sports é a altura que limite a utilização de hélices acima de 11/12".
Como o arame do trem principal é fraco e precisa ser substituído, pergunto:
Se eu conseguir uma bequilha com arame maior e aumentar a altura do trem principal, utilizando arame mola de 4mm, altero em alguma coisa a performance do aeromodelo? Daria certo para poder utilizar hélices maiores? Acredito que interferiria somente no pouso e decolagem, porém quais seria o efeito deste aumento da altura? Maior instabilidade no controle em solo?
Abs
Marco Aurelio
Um problema levantado aqui neste tópico sobre o Super Sports é a altura que limite a utilização de hélices acima de 11/12".
Como o arame do trem principal é fraco e precisa ser substituído, pergunto:
Se eu conseguir uma bequilha com arame maior e aumentar a altura do trem principal, utilizando arame mola de 4mm, altero em alguma coisa a performance do aeromodelo? Daria certo para poder utilizar hélices maiores? Acredito que interferiria somente no pouso e decolagem, porém quais seria o efeito deste aumento da altura? Maior instabilidade no controle em solo?
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Farleytufao
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- Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
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