Asa Delta, construção caseira.

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Veja um treino da Asa Delta, reparem bastante na gambiarra que é esta asa. Tá toda costurada e é um modelo antigo. Mas saibam, hoje este piloto, Hugo Mathias, é um grande voador.

Vou postar bastante material sobre o aprendizado.

http://www.youtube.com/watch?v=uJnR2zuSW3s&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=d4dukF9IIHc&feature=related
"Supere o espaço e tudo o que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo e tudo o que nos resta é o Agora."
Fernão Capelo Gaivota
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Mais uma asa que é uma tremenda gambiarra:

http://www.youtube.com/watch?v=ze6UsVlDV-I&NR=1
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1001
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Ô David, você falou que precisa botar uns tarugos de nylon dentro dos tubos de alumínio para reforçar.
São todos os tubos que vão precisar desse reforço?

Se reforçar demais não vai ficar um pouco pesado?

Você acha que se eu fizer um modelo de 2 mts. de env. completo, inclusive a asa.
Daí eu já posso aumentar a escala, e fazer o real?
Tipo assim, faço todas as proporcionalidades no modelo, e transfiro para o grande.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Jujuba, estes reforços de nylom, são nos parafusos nos tubos e não ao longo dos tubos. Eles servem para impedir que o tubo se achate no local do pino.
Veja o desnho:
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Qual seria a envergadura total ?
Qual o angulo do nariz ?
Pode ser feita com diedro ?

A tela pensei em utilizar lona destas mais finas, é 0.80 ventavos o metro quadrado.
Andando um certo dia na loja de materiais de contrução encontrei algo semelhante a estas barras, que parecem ser perfeitas para o projeto.
http://www.diretoriodeartigos.com.br/wp-content/uploads/2010/11/pic_tubo_quadrado.jpg
Vou verificar o preço hoje se possivel e as medidas.
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Emanuel, nem pense nestas lonas plásticas. Não aguentam o menor fluter e já vão rasgando. No caso da asa dada como exemplo e feita com bambu e pástico, é um caso de pura e simplesmente experiência. Minha proposta é uma asa delta de verdade, segura, confiável e durável. Um material que é muito resistente a cargas e fluters, é aquelas lonas que se usam para fabricar toldos automotivos. São muito parecidas com o Dracom, possue uma trama de fios de nylom e é de dupla face emborrachada. Estou pesquisando o material.

A envergadura, vai depender do peso final. Asa para piloto com pêso médio na casa dos 70 kg e para 100 kg.

É algo em torno de 9 metros de envergadura.

Uma Asa Delta não precisa diedro. a própria distribuição da carga ao longo do velame, faz uma diferença grométrica e a raíz fica com ângulo de ataque mais acentuado que as pontas da asa. O ângulo do nariz, determina a caracteristica da asa em termos de velocidade. 120 graus.
Guilherme May
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Set 25, 2010 3:53 pm
Localização: Balneário Piçarras, SC

Mensagem por Guilherme May »

Bom dia,


Não li ainda o tópico todo, porém vi a parte ilustrativa da dobra do tubo...
Trabalho em uma Metalúrgica na área de projetos para produção e até onde eu sei é complicado fazer uma dobra conforme seu desenho, sei que existe como fazer mas é difícil de achar, e vc precisa fazer os cálculos pq do rebite pois não significa que quanto "mais melhor" dependendo do material e local do furo ele enfraquece o perfil....

vou acompanhar pra ver no que eu posso ajudar!

Tem outra coisa, vc fala em usar tubo em alumínio com grandes espessuras, porém vc pode consultar outras ligas de alumínio que são mais leves, com uma espessura menor e uma resistencia mais!


bom acho q é isso!


vlw
Avatar do usuário
grampani
membro
Mensagens: 459
Registrado em: Dom Jan 30, 2011 10:52 am
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por grampani »

no primeiro video o cara foi de cara na arvore no final.. hahaha
Davidfuzatto
membro
Mensagens: 783
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 9:15 pm
Localização: coronel xavier chaves- MG

Mensagem por Davidfuzatto »

Olá Guilherme, seja bem vindo e saiba que precisamos da contribuição de todos que puderem ajudar. Tive pesquisando AN e ainda não encontrei nada, somente os rebites pop. Vamos fazer tudo com muita pesquisa e muita conversa. Pensei em construir um dobrador, adequado à necessidade. É um estudo sobre como substituir os tubos, caso não sejam encontrados com facilidade.

Emanuel, neste vídeo, você poderá observar o velame da asa em trabalho. É possível ver a forma tomada por ele em vôo e fica muito fácil de entender o escoamento do ar sob a vela.
http://www.youtube.com/watch?v=oCThD3ovQhU
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Olá David, estou acompnhando o tópico. Tenho uma certa curiosidade em voar com algo construido pelas minhas próprias mãos. Assistindo os videos do inicio do tópico, me senti inspirado a fazer uma asa que proporcionasse alguns metros de voo somente, com pouca altura, algo experimental, os materiais tal como bambú e plastico me atenderiam muito bem. Estou ancioso para ver detalhes como estrutura, comandos e CG.
Abraço!
Responder