Aileron ou leme?
[quote:33cb7e091c="Marco Antonio"][quote:33cb7e091c="eleusmar"]Aprendi a usar leme da pior maneira possível. Com um grito do instrutor no ouvido: "Curva de alta flapeado NÃOOOO! Sua perna esta ENGESSADA?". Doeu o ouvido mas com o tempo aprendi a importancia do leme.
Mas mesmo nos aeromodelos ainda sofro pois aprendi errado. Usava o leme do lado direito. Agora tenho ele do lado esquerdo e ate hoje sofro nas aproximações e taxiamentos.
Acho que se eu tivesse começado com ele do lado esquerdo, hoje eu não teria tantos problemas.
Eleusmar[/quote:33cb7e091c]
Ué, conheço um cidadão que dizia que era desnecessário e que nem aprender pousar precisava.
Um sujeito cabeça dura e teimoso. Até fiquei imaginando que ia fazer como???? Jogar a aeronave no chão sem o trem.
AGORA PAGA A LÍNGUA![/quote:33cb7e091c]
EUUUU? Tá doido... sempre fui aberto ao aprendizado. Ache o tópico que eu teimei sobre inutilidade do leme e me mostre...
Mas mesmo nos aeromodelos ainda sofro pois aprendi errado. Usava o leme do lado direito. Agora tenho ele do lado esquerdo e ate hoje sofro nas aproximações e taxiamentos.
Acho que se eu tivesse começado com ele do lado esquerdo, hoje eu não teria tantos problemas.
Eleusmar[/quote:33cb7e091c]
Ué, conheço um cidadão que dizia que era desnecessário e que nem aprender pousar precisava.
Um sujeito cabeça dura e teimoso. Até fiquei imaginando que ia fazer como???? Jogar a aeronave no chão sem o trem.
AGORA PAGA A LÍNGUA![/quote:33cb7e091c]
EUUUU? Tá doido... sempre fui aberto ao aprendizado. Ache o tópico que eu teimei sobre inutilidade do leme e me mostre...
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
- Roberto Denadai
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[quote:9939b84176="Roberto Denadai"][quote:9939b84176="LaercioLMB"]
Qualquer modelo, desde que não sejam jatos, é possível sim voar sem aileron, pois se fosse assim, aeromodelos de voo livre não voariam.
.[/quote:9939b84176]
Alguns F-16 voa sem aileron, e muito bem por sinal
E vários sem leme tb, recomendação do fabricante até[/quote:9939b84176]
Disse bem, alguns, o que significa que não é por ser um F-16 que poderá voar sem aileron, já que eles tem comandos mixados de elevon.
Qualquer modelo, desde que não sejam jatos, é possível sim voar sem aileron, pois se fosse assim, aeromodelos de voo livre não voariam.
.[/quote:9939b84176]
Alguns F-16 voa sem aileron, e muito bem por sinal
E vários sem leme tb, recomendação do fabricante até[/quote:9939b84176]
Disse bem, alguns, o que significa que não é por ser um F-16 que poderá voar sem aileron, já que eles tem comandos mixados de elevon.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Roberto Denadai
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- Renato_Pullin
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[quote:e0a8765603="eleusmar"]Inclusive, só complementando, nas aproximações com vento cruzado, é impossível pousar sem usar o leme.[/quote:e0a8765603]
Possível é, só vir caranguejando (enfrentando o vento) até o toque, só que após o toque ele não vai manter a linha reta, se for em uma pista larga ou área aberta sem problema, se for pista estreita, vai sair da pista, a não ser que corrija com o leme após o toque. Mas dá para vir até o toque sem usar o leme, o nariz vai estar para o lado do vento, o avião vai estar corrigindo o vento e sua trajetória será reta em relação ao solo.
Possível é, só vir caranguejando (enfrentando o vento) até o toque, só que após o toque ele não vai manter a linha reta, se for em uma pista larga ou área aberta sem problema, se for pista estreita, vai sair da pista, a não ser que corrija com o leme após o toque. Mas dá para vir até o toque sem usar o leme, o nariz vai estar para o lado do vento, o avião vai estar corrigindo o vento e sua trajetória será reta em relação ao solo.
Renato D. Pullin
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Tenho o Rarebear, que chega a 100 Mph. Não tem leme, mas como sempre voei com leme, sinto uma falta tremenda. fico a cada instante dando comando de leme....
Um instrutor de vôo lá do aeroclube disse para mim que perdeu várias oportunidades porque só tinha horas de vôo em Cessna. então o que ele fez??? Voltou a voar Aeroboeros. Conclusão: conseguiu uma oportunidade e agora é instrutor. Tudo isso por causa do leme.
Um instrutor de vôo lá do aeroclube disse para mim que perdeu várias oportunidades porque só tinha horas de vôo em Cessna. então o que ele fez??? Voltou a voar Aeroboeros. Conclusão: conseguiu uma oportunidade e agora é instrutor. Tudo isso por causa do leme.
XG 11 - OS .61, OS .40, OS4T .52, Saito4T .56, Evo 15cc
- Renato_Pullin
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A verdade é uma só, para aviões "normais", com configuração de asa, estabilizador vertical e horizontal padrão, o uso do leme é necessário para o vôo coordenado, porque?
Quando se faz uma curva, existe algo chamado guinada adversa, ou seja, quando você usa o aileron para fazer uma curva para esquerda, a guinada adversa faz com que o nariz do seu avião vire um pouco para a direita, com isso o avião derrapa para fora da curva e gera arrasto, para corrigir esse efeito se usa um pouco de leme para o mesmo lado da curva, então uma curva coordenada, sem derrapagem do avião, é feita com aileron e leme para o mesmo lado, sendo que o comando do leme é constante durante toda a curva e o de aileron é apenas o suficiente para manter a inclinação constante. Nos aeromodelos esse efeito também existe, mas é quase que imperceptível, por isso a maioria faz curva apenas com aileron, eu mesmo não uso leme para fazer curvas no aeromodelo.
Aonde o leme realmente é importante no aeromodelismo (tirando as manobras acrobáticas) é no pouso e decolagem, é com o leme que se corrige a reta durante a corrida de decolagem e após o pouso, é através do leme também que se pode corrigir a trajetória para pouso com vento de través, usando aileron para o lado do vento o suficiente para o vento não tirar o avião da trajetória reta, e o leme para alinhar o nariz do avião com a pista, para efetuar o toque alinhado, o que vai facilitar manter a reta após o toque. Existem outras técnicas de pouso também com vento de través, mas ai é outra história...
Enfim, dá para voar sem usar leme? Na maioria das vezes sim. É correto? Não.
A escolha é de cada um, mas o conhecimento é importante e deve ser passado para os novatos!
Quando se faz uma curva, existe algo chamado guinada adversa, ou seja, quando você usa o aileron para fazer uma curva para esquerda, a guinada adversa faz com que o nariz do seu avião vire um pouco para a direita, com isso o avião derrapa para fora da curva e gera arrasto, para corrigir esse efeito se usa um pouco de leme para o mesmo lado da curva, então uma curva coordenada, sem derrapagem do avião, é feita com aileron e leme para o mesmo lado, sendo que o comando do leme é constante durante toda a curva e o de aileron é apenas o suficiente para manter a inclinação constante. Nos aeromodelos esse efeito também existe, mas é quase que imperceptível, por isso a maioria faz curva apenas com aileron, eu mesmo não uso leme para fazer curvas no aeromodelo.
Aonde o leme realmente é importante no aeromodelismo (tirando as manobras acrobáticas) é no pouso e decolagem, é com o leme que se corrige a reta durante a corrida de decolagem e após o pouso, é através do leme também que se pode corrigir a trajetória para pouso com vento de través, usando aileron para o lado do vento o suficiente para o vento não tirar o avião da trajetória reta, e o leme para alinhar o nariz do avião com a pista, para efetuar o toque alinhado, o que vai facilitar manter a reta após o toque. Existem outras técnicas de pouso também com vento de través, mas ai é outra história...
Enfim, dá para voar sem usar leme? Na maioria das vezes sim. É correto? Não.
A escolha é de cada um, mas o conhecimento é importante e deve ser passado para os novatos!
Renato D. Pullin
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[quote:26b85276fc="Renato_Pullin"]A verdade é uma só, para aviões "normais", com configuração de asa, estabilizador vertical e horizontal padrão, o uso do leme é necessário para o vôo coordenado, porque?
Quando se faz uma curva, existe algo chamado guinada adversa, ou seja, quando você usa o aileron para fazer uma curva para esquerda, a guinada adversa faz com que o nariz do seu avião vire um pouco para a direita, com isso o avião derrapa para fora da curva e gera arrasto, para corrigir esse efeito se usa um pouco de leme para o mesmo lado da curva, então uma curva coordenada, sem derrapagem do avião, é feita com aileron e leme para o mesmo lado, sendo que o comando do leme é constante durante toda a curva e o de aileron é apenas o suficiente para manter a inclinação constante. Nos aeromodelos esse efeito também existe, mas é quase que imperceptível, por isso a maioria faz curva apenas com aileron, eu mesmo não uso leme para fazer curvas no aeromodelo.
Aonde o leme realmente é importante no aeromodelismo (tirando as manobras acrobáticas) é no pouso e decolagem, é com o leme que se corrige a reta durante a corrida de decolagem e após o pouso, é através do leme também que se pode corrigir a trajetória para pouso com vento de través, usando aileron para o lado do vento o suficiente para o vento não tirar o avião da trajetória reta, e o leme para alinhar o nariz do avião com a pista, para efetuar o toque alinhado, o que vai facilitar manter a reta após o toque. Existem outras técnicas de pouso também com vento de través, mas ai é outra história...
Enfim, dá para voar sem usar leme? Na maioria das vezes sim. É correto? Não.
A escolha é de cada um, mas o conhecimento é importante e deve ser passado para os novatos![/quote:26b85276fc]
Quem sabe, sabe :wink:
Quando se faz uma curva, existe algo chamado guinada adversa, ou seja, quando você usa o aileron para fazer uma curva para esquerda, a guinada adversa faz com que o nariz do seu avião vire um pouco para a direita, com isso o avião derrapa para fora da curva e gera arrasto, para corrigir esse efeito se usa um pouco de leme para o mesmo lado da curva, então uma curva coordenada, sem derrapagem do avião, é feita com aileron e leme para o mesmo lado, sendo que o comando do leme é constante durante toda a curva e o de aileron é apenas o suficiente para manter a inclinação constante. Nos aeromodelos esse efeito também existe, mas é quase que imperceptível, por isso a maioria faz curva apenas com aileron, eu mesmo não uso leme para fazer curvas no aeromodelo.
Aonde o leme realmente é importante no aeromodelismo (tirando as manobras acrobáticas) é no pouso e decolagem, é com o leme que se corrige a reta durante a corrida de decolagem e após o pouso, é através do leme também que se pode corrigir a trajetória para pouso com vento de través, usando aileron para o lado do vento o suficiente para o vento não tirar o avião da trajetória reta, e o leme para alinhar o nariz do avião com a pista, para efetuar o toque alinhado, o que vai facilitar manter a reta após o toque. Existem outras técnicas de pouso também com vento de través, mas ai é outra história...
Enfim, dá para voar sem usar leme? Na maioria das vezes sim. É correto? Não.
A escolha é de cada um, mas o conhecimento é importante e deve ser passado para os novatos![/quote:26b85276fc]
Quem sabe, sabe :wink:
- LaercioLMB
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É, pelo visto é preciso um piloto de avião dizer que se usa o leme para que o pessoal entenda, pois se for um aeromodelista, vem um monte dizendo que não precisa, que é bobagem e o pior de tudo, alguns só para criar baderna mesmo.
Parabéns Renato, seu relato foi fundamental ao tópico.
Parabéns Renato, seu relato foi fundamental ao tópico.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.