C.I.P.A.A.E - Segurança - Importante
- Gilberto
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- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
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C.I.P.A.A.E - Segurança - Importante
[size=16:62ff3737fc]C.I.P.A.A.E - Comissão de Investigação e Prevenção de Acidentes com Aeromodelos Elétricos[/size:62ff3737fc]
Eis um tópico muito importante, vamos rechear este fórum com as informações e dicas de segurança para o nosso Hobby, vou começar com algumas dicas e espero que os demais colegas deem sequência:
1- sempre construa o seu aeromodelo dentro dos princípios da aerodinâmica e com capricho, aeromodelos mal feitos são perigosos.
2- sempre faça uma inspeção de pré voo no seu modelo para ter certeza de que está tudo bem fixado, todas as conexões elétricas verificadas e os comandos corretos. Faça um "check list".
3- não carregue a bateria de LiPo sobre o motor do carro, se ela pegar fogo o seu carro vai junto, faça uma extensão e afaste o carregador da bateria do carro.
4- nunca voe sobre as pessoas, um eventual descuido ou falha no equipamento pode gerar ferimentos (principalmente helicópteros). Voar sobre os carros poderá causar uma despesa grande.
5- depois de conectar a bateria no aeromodelo, tome cuidado como stick do acelerador, principalmente quando usar a correia de pescoço, pois no balanço do rádio ele pode tocar no seu corpo e acelerar o motor inadvertidamente.
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Eis um tópico muito importante, vamos rechear este fórum com as informações e dicas de segurança para o nosso Hobby, vou começar com algumas dicas e espero que os demais colegas deem sequência:
1- sempre construa o seu aeromodelo dentro dos princípios da aerodinâmica e com capricho, aeromodelos mal feitos são perigosos.
2- sempre faça uma inspeção de pré voo no seu modelo para ter certeza de que está tudo bem fixado, todas as conexões elétricas verificadas e os comandos corretos. Faça um "check list".
3- não carregue a bateria de LiPo sobre o motor do carro, se ela pegar fogo o seu carro vai junto, faça uma extensão e afaste o carregador da bateria do carro.
4- nunca voe sobre as pessoas, um eventual descuido ou falha no equipamento pode gerar ferimentos (principalmente helicópteros). Voar sobre os carros poderá causar uma despesa grande.
5- depois de conectar a bateria no aeromodelo, tome cuidado como stick do acelerador, principalmente quando usar a correia de pescoço, pois no balanço do rádio ele pode tocar no seu corpo e acelerar o motor inadvertidamente.
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Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
- Camacho
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- Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
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6- sempre sinalize suas intenções em alto e bom som.
"pista-pouso"
"pista-decolagem"
"pista para rasante"
"pista sem motor"
"rádio"-em caso de interferência(não tão comum hoje em dia com os 2.4, mas...)
mesmo sendo o seu o unico modelo em voo-os demais pilotos ficam cientes do que você pretende e alertas em uma eventual situação de emergência.
7-voos rasantes devem sempre ser efetuados contra o vento e após previa comunicação aos demais pilotos em voo
"pista-pouso"
"pista-decolagem"
"pista para rasante"
"pista sem motor"
"rádio"-em caso de interferência(não tão comum hoje em dia com os 2.4, mas...)
mesmo sendo o seu o unico modelo em voo-os demais pilotos ficam cientes do que você pretende e alertas em uma eventual situação de emergência.
7-voos rasantes devem sempre ser efetuados contra o vento e após previa comunicação aos demais pilotos em voo
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
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Vamos incluir mais alguns itens:
- Antes de fazer uma manobra mais radical (loopings, subidas verticais e rasantes) verificar se não tem outro modelo no caminho. As colisões costumam ser catastróficas.
- Sempre que for entrar na pista, por qualquer motivo, sempre grite "PISTA" e tenha certeza de que todos ouviram.
- Não leve o seu modelo mais longe do que você pode ter certeza de poder discernir a atitude e posição que ele se encontra para evitar perda de referência.
- Se após um voo você perceber que qualquer parte do modelo está danificada, frouxa, descolada ou folgada, não volte a voar sem antes resolver o problema, e se não for possível reparar na pista, volte para casa para consertar, não tente voar assim mesmo.
- Use sempre o bom senso, a ânsia de voar deve ser contida em prol da segurança, é melhor ficar curtindo o voo dos outros do que correr o risco de ferir alguém ou causar prejuízos a si mesmo ou para terceiros pelas más condições do seu aeromodelo.
- Antes de fazer uma manobra mais radical (loopings, subidas verticais e rasantes) verificar se não tem outro modelo no caminho. As colisões costumam ser catastróficas.
- Sempre que for entrar na pista, por qualquer motivo, sempre grite "PISTA" e tenha certeza de que todos ouviram.
- Não leve o seu modelo mais longe do que você pode ter certeza de poder discernir a atitude e posição que ele se encontra para evitar perda de referência.
- Se após um voo você perceber que qualquer parte do modelo está danificada, frouxa, descolada ou folgada, não volte a voar sem antes resolver o problema, e se não for possível reparar na pista, volte para casa para consertar, não tente voar assim mesmo.
- Use sempre o bom senso, a ânsia de voar deve ser contida em prol da segurança, é melhor ficar curtindo o voo dos outros do que correr o risco de ferir alguém ou causar prejuízos a si mesmo ou para terceiros pelas más condições do seu aeromodelo.
- alexandre lopes
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- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
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8 - Voe sempre na rota de voo.
9 - Voe sempre na caixa de voo.
10 - Vai fazer acrobacia?! Estude, decore e pratique pelo menos a gama de acrobacias do Imac Basic em ambos os sentidos do vento.
Se não tem capacidade para executar uma "jam session" de manobras, pelo menos execute as que sabe na rota de voo, assim não estraga a higiene mental de quem voa na caixa de voo!
9 - Voe sempre na caixa de voo.
10 - Vai fazer acrobacia?! Estude, decore e pratique pelo menos a gama de acrobacias do Imac Basic em ambos os sentidos do vento.
Se não tem capacidade para executar uma "jam session" de manobras, pelo menos execute as que sabe na rota de voo, assim não estraga a higiene mental de quem voa na caixa de voo!
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- membro
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- Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
11 - Não prenda fogos de artificio em qualquer aeromodelo, ainda mais os que não voam bem e se jogam contra o publico.
Só estou citando porque eu presenciei acontecer essa aberração.
Não sei nem porque ainda volto na Coopen, ja tive o desprazer de colidir de frente meu stick asa baixa contra um P-47 que veio chutado na contramão do vento, advinha quem pousou quase sem danos apenas com uma morsinha na asa ( não fui eu ).
Só estou citando porque eu presenciei acontecer essa aberração.
Não sei nem porque ainda volto na Coopen, ja tive o desprazer de colidir de frente meu stick asa baixa contra um P-47 que veio chutado na contramão do vento, advinha quem pousou quase sem danos apenas com uma morsinha na asa ( não fui eu ).
- Paulo Mormello
- membro
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- Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
- Localização: Curitiba/Pr
- paulorunai
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- Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
- Localização: Unaí - MG
13- Antes de cada vôo e no intervalo entre eles, fazer uma revisão no modelo, a fim de verificar se algo está frouxo ou fora do lugar. Uma vez o modelo voando, pode perder comando e apresentar diversas falhas, ocasionando possível perda do modelo e em casos mais graves, ferir ou até mesmo matar uma pessoa.
14- Mantenha os curiosos sempre atrás do piloto e com uma boa distância entre eles, assim não atrapalha a visão do piloto para com seu modelo.
15- Crianças são sempre imprevisíveis, portanto sempre é bom que além do piloto, esteja junto outra pessoa que fique responsável de ''cuidar'' dos pequenos.
14- Mantenha os curiosos sempre atrás do piloto e com uma boa distância entre eles, assim não atrapalha a visão do piloto para com seu modelo.
15- Crianças são sempre imprevisíveis, portanto sempre é bom que além do piloto, esteja junto outra pessoa que fique responsável de ''cuidar'' dos pequenos.
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Paulo Ricardo
Paulo Ricardo